A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Globalização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Globalização."— Transcrição da apresentação:

1 Globalização

2 Introdução Turma: S12 Aluno: Gonçalo Melo Disciplina: C.L.Cultura Tema: Globalização

3 O Que é a Globalização?? Globalização significa basicamente que , hoje mais do que nunca , os grupos e as pessoas interagem directamente através das fronteiras , sem que isso envolva necessariamente os Estados . Isto acontece devido á nova tecnologia e ainda porque os estados descobriram que se promove mais a prosperidade soltando as energias criadoras das pessoas do que acorrentando-as ,pretendendo assim o desenvolvimento tecnológico das vias e meios de comunicação. 

4 Globalização A globalização das comunicações tem sua face mais visível na internet, a rede mundial de computadores, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isto permitiu um fluxo de troca de ideias e informações sem critérios na história da humanidade.

5 Globalização A globalização tomou a forma actual nos anos 80 com as telecomunicações e as tecnologias de informática e estende-se aos capitais, informação, cultura e consumo. O fenómeno é caracterizado pelo movimento diário de milhões de contos, por computador, nas bolsas de todo o mundo; é poder comprar o mesmo produto em qualquer parte do mundo; é a padronização dos produtos e de marketing a nível mundial, bem como da imagem junto dos consumidores.

6 Impacto A globalização afecta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.

7 Comunicação da Globalização
O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos económicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transacções financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de actuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

8 Teorias da Globalização
A globalização, por ser um fenómeno espontâneo decorrente da evolução do mercado capitalista não direccionado por uma única entidade ou pessoa, possui várias linhas teóricas que tentam explicar sua origem e seu impacto no mundo actual.

9 Quais as consequências da Globalização?
Este fenómeno mudou radicalmente a vida de toda a humanidade. Do ponto de vista dos direitos humanos , um aspecto positivo é a força de comunicação global ao actuar como um despertador da consciência cívica e política internacional. Muitos dos casos de violação dos direitos humanos , são hoje resolvidos graças à denúncia mediática . A comunicação social tem aqui um lugar  de relevo ,pode ser o factor de maior pressão a nível governamental na tentativa de correcção ou intervenção em situações de ameaça desses mesmos direitos. É importante referir também que a globalização nem sempre é sinónimo de progresso social ,países há (por exemplo nos nórdicos) são motivo de opressão ,pois aí os canais televisivos retratam um pais que não tem nada a ver com aqueles onde a população vive, o que prejudica a luta pelos seus direitos.

10 Conclusão Com este trabalho fiquei a saber mais sobre a “Goblalização” o que é, e o que significa para cada cidadão e para a sociedade.

11 Bibliografia

12 FIM


Carregar ppt "Globalização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google