A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicabilidade dos Espíritos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicabilidade dos Espíritos"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicabilidade dos Espíritos
Influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, e nos acontecimentos da vida. Atanásio Rocha – 08/05/2014

2 Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?
Influência dos Espíritos Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos? Livro dos Espíritos Q.459 Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem. A resposta dada pelos Espíritos não nos deve causar estranheza, pois, se analisarmos o assunto fazendo uma comparação com o que sucede em nossas relações sociais, chegaremos à conclusão de que vivemos em permanente sintonia com as pessoas que nos rodeiam, familiares ou não, das quais recebemos influenciação por meio das ideias que exteriorizam e dos exemplos que nos dão, do mesmo modo que as influenciamos com as nossas ideias e com a nossa conduta. O mesmo ocorre, naturalmente, com os habitantes do mundo espiritual, pois são eles os seres humanos desencarnados que, pelo simples fato de terem deixado o invólucro carnal, não mudaram as características de sua personalidade ou a sua maneira de pensar. Assim, somos alvo não só da atenção de Benfeitores e Amigos Espirituais — incluindo entre eles os parentes e amigos desta e de outras reencarnações, os quais, vencendo o túmulo, desejam prosseguir auxiliando-nos — como também daqueles outros a quem prejudicamos com atos de maior ou menor gravidade, nesta ou em anteriores existências, e que nos procuram para cobrar a dívida que com eles contraímos. Portanto, a resposta dos Espíritos a Kardec nos dá uma noção exata do intercâmbio existente entre os Espíritos desencarnados e encarnados, intercâmbio esse real e constante.

3 Influência dos Espíritos
Atuando sobre a matéria, podem os Espíritos manifestar-se de muitas maneiras diferentes: por efeitos físicos, quais os ruídos e a movimentação de objetos; pela transmissão do pensamento; pela visão; pela audição; pela palavra; pelo tato; pela escrita, pelo desenho, pela música, etc. Numa palavra, por todos os meios que sirvam a pô-los em comunicação com os homens. Allan Kardec: Obras póstumas. Primeira parte – Manifestações dos Espíritos, item 14.

4 Pensamentos sugeridos
Como distinguirmos se um pensamento sugerido procede de um bom Espírito ou de um Espírito mau? Livro dos Espíritos Q.464 Estudai o caso. Os bons Espíritos só para o bem aconselham. Compete-vos discernir.

5 Por que meio podemos neutralizar a influência dos maus Espíritos?
Influência dos Espíritos Por que meio podemos neutralizar a influência dos maus Espíritos? Praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança. [...]. O Espiritismo torna compreensível o processo pelo qual se dá a influência dos Espíritos no mundo corporal. Essa influência tem origem na possibilidade de transmissão do pensamento. Para que entendamos como o pensamento se transmite, [...] precisamos conceber mergulhados no fluido universal, que ocupa o espaço, todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera. Esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ele é o veículo do pensamento, como o ar o é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito. Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som. Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 469.

6 Influência dos Espíritos
Ensina ainda a Doutrina Espírita que por meio [...] do perispírito é que os Espíritos atuam sobre a matéria inerte [...]. Sua natureza etérea [do perispírito] não é que a isso obstaria, pois se sabe que os mais poderosos motores se nos deparam nos fluidos mais rarefeitos e nos mais imponderáveis. Não há, pois, motivo de espanto quando, com essa alavanca [o perispírito], os Espíritos produzem certos efeitos físicos [...]

7 Influência dos Espíritos
Resumo Influência dos Espíritos A influência dos Espíritos em nossos pensamentos é intensa. São eles que nos dirigem. É preciso saber identificar a natureza dessa influência; Não atender às sugestões dos Espíritos imperfeitos. A resposta dos Benfeitores da Humanidade é um apelo ao nosso bom senso. Dizem eles: Estudai o caso. Os bons Espíritos só para o bem aconselham. Compete-vos discernir.

8 Influência dos Espíritos
Assim, compete exclusivamente a nós neutralizar a influência dos Espíritos imperfeitos. Os Espíritos Superiores são bastante claros ao nos indicarem o meio para isso: Praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança, repelireis a influência dos Espíritos inferiores e aniquilareis o império que desejem ter sobre vós. Guardai-vos de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as paixões más. Desconfiai especialmente dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo lado fraco. Essa a razão por que Jesus, na oração dominical, vos ensinou a dizer: Senhor! Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

9 Influência dos Espíritos
O Espiritismo trouxe ensinamentos preciosos sobre a importância da nossa atitude mental no sentido do bem, para que não nos desviemos do caminho que nos compete seguir rumo à perfeição, que é a nossa meta. Desse modo, é preciso aprender a disciplinar os nossos pensamentos, a fim de atrairmos os bons Espíritos, que nos auxiliarão a percorrer esse caminho, tornando-o menos árido, e pleno de realizações espirituais. Influência dos Espíritos

10 O Bote na Hora Certa (...)Nela sempre há um componente espiritual marcado pela influência de obsessores que se comprazem em semear atribulações. Contra o vírus terrível do auto-aniquilamento temos a vacina infalível do conhecimento espírita. Se as pessoas que costumam cogitar do assunto soubessem o que as espera, não permitiriam jamais que, por pouco ou por muito, semelhante loucura invadisse sua casa mental. Simonetti, R. Encontros e Desencontros. Cap. 14-O Bote na Hora Certa.


Carregar ppt "Comunicabilidade dos Espíritos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google