A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Viola Braguesa ou de Braga e Sarronca. Viola Braguesa: 1. Origens e fabrico Origens e fabrico 2. Dimensões Dimensões 3. Características Características.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Viola Braguesa ou de Braga e Sarronca. Viola Braguesa: 1. Origens e fabrico Origens e fabrico 2. Dimensões Dimensões 3. Características Características."— Transcrição da apresentação:

1 Viola Braguesa ou de Braga e Sarronca

2 Viola Braguesa: 1. Origens e fabrico Origens e fabrico 2. Dimensões Dimensões 3. Características Características 4. Encordoamento Encordoamento 5. Afinação Afinação Sarronca: 1. Origens Origens 2. Fabrico Fabrico 3. Características Características 4. Tradição Tradição Definições Bibliografia Identificação

3

4 A viola braguesa ou de Braga, apareceu no séc. XVII, nas oficinas de instrumentos de Guimarães, Braga e Porto, espalhando-se pelo resto do país. O material utilizado neste instrumento é a madeira, só que a madeira difere de oficina para oficina, mas as madeiras tradicionalmente usadas são: Pinho da Flandres, para o tampo da frente. Nogueira, para o fundo do instrumento. Nogueira, Tília, Plátano ou Castanho, nas ilhargas.ilhargas Pau-preto na escala.

5 As dimensões deste instrumento diferem, consoante o seu uso, dividindo-se em duas categorias, as violas maiores medem cerca de 90cm e são usadas em conjunto com outros instrumentos, nomeadamente o cavaquinho. As violas de menores dimensões medem 77cm e são normalmente tocadas a solo ou acompanhando o canto. 90cm

6 As principais características da viola braguesa são: Possuí uma abertura central em forma de “boca de raia”, sendo as mais antigas fabricadas ainda com boca redonda. As suas cordas, são na totalidade cinco cordas são fabricadas em aço fino ou arame, sendo no passado, a terceira fabricada utilizando uma corda metálica amarela.

7 Para se realizar o encordoamento das cincos cordas metálicas, é necessário a existência de dez cravelhas tendo ao longo dos tempos reduzido esse número, pois em 1789, segundo Manuel Paixão, no livro “Nova Arte de Viola”, refere a existência de doze cravelhas, como viola portuguesa setecentista.cravelhas

8 A afinação deste instrumento é diversa, pois varia de região em região, e diferentes tipos musical. O valor não é absoluto e só se consegue definir, conhecendo assim o outro instrumento adaptando-se às suas afinações. Por exemplo, segundo Manuel Paixão, a afinação da viola braguesa nos séc. XVI- XVII, era idêntica à da viola toeira de Coimbra e à da guitarra espanhola, sendo afinada no sentido de um som agudo para um som grave ( mi-si-sol-ré-lá ) e Michel Angelo Lambertini refere também um método parecido (lá-mi-si-lá-ré). Os actuais violeiros ou guitarristas, utilizando um método de afinação diferente(ré-lá-mi-si-lá).

9

10 A Sarronca ou Zabomba, é originária do Alentejo, mas as suas origens mais profundas, estão enraizadas em África, e julga-se que tenham, sido trazidas pelos descobridores portugueses, no séc. XV. Está inserido no grupo dos membranofones.

11 A sarronca é fabricada com os seguintes materiais: Uma bilha ou uma lata, ou outro recipiente oco qualquer; Pele de animal esticada e perfurada no centro; Vara de Madeira, que é encaixada nesse centro.

12 O instrumento produz o seu som, devido a fricção realizada com a vara de madeira que ao ser movimentada no sentido de cima-baixo e baixo-cima, na pele esticada que vibra.

13 A sarronca, é exclusivamente utilizada na região do Alto Alentejo, principalmente na região de Elvas e Barrancos, onde é tocada apenas na época natalícia e nas janeiras, acompanhando os cantares tradicionais alentejanos.

14  a-Historia.htm a-Historia.htm       moodle.apvm.net 

15 Cravelhas: é uma peça metálica ou de madeira, utilizada em instrumentos de cordas, para controlar a tensão em cada corda. Ilhargas: é a parte lateral da viola.

16 Bernardo Ferreira Marinho Da Mata, nº3 Bernardo Alexandre da M. V. Fernandes, nº2


Carregar ppt "Viola Braguesa ou de Braga e Sarronca. Viola Braguesa: 1. Origens e fabrico Origens e fabrico 2. Dimensões Dimensões 3. Características Características."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google