A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O consumo da informação: a informação, a linguagem e os seus públicos Marilda L.G.Lara Vânia M.A.Lima 2011 ECA-USP 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O consumo da informação: a informação, a linguagem e os seus públicos Marilda L.G.Lara Vânia M.A.Lima 2011 ECA-USP 1."— Transcrição da apresentação:

1 O consumo da informação: a informação, a linguagem e os seus públicos Marilda L.G.Lara Vânia M.A.Lima 2011 ECA-USP 1

2 Linguagem e comunicação COMUNICAÇÃO = CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS (BAITELLO) AGREGAÇÃO/SEGREGAÇÃO, AGREGAÇÃO / DESAGREGAÇÃO origem - conceito de coletivo, rebanho CAMPO DE TENSÕES  VINCULAÇÃO (trocas) ambivalência, incerteza,informação indefinição, dúvida congelamento das tensões COMO: estabelecimento de RITUAIS DE VÍNCULO RITUALIZAÇÃO ==> INSTITUIÇÃO DE LIGAÇÕES 2

3 Base da ritualização: sistemas simbólicos Linguagens (verbal, gestual, artística, mitológica etc.) = práticas sociais. sistemas de signos ==> engendramento da significação Sistemas básicos de vinculação/comunicação. característica comum: ==> PONTE ENTRE ESPAÇOS DISTINTOS 3

4 Mediação simbólica  Função de organização social Fundamento - PRÁTICAS SOCIAIS. convenção. regulamentação. compartilhamento. ação mutuamente consentida Pressuposto: compreensão / interpretação  adesão  FENÔMENO CULTURAL. modo de organização. códigos culturais. regras 4

5 Função dos códigos e regras culturais  interação entre sujeitos = comunicação Novos conflitos = > novas informações  circulação da informação comunicação=> vínculos simbólicos Regulamentação excessiva:. códigos enrijecidos. desaparecimento da ambivalência . afrouxamento das ligações. morte da comunicação. morte da informação 5

6 Vínculos dependem de competências contextuais e cognitivas dos usuários. possibilidade de reelaboração da informação VÍNCULOS NA DOCUMENTAÇÃO  linguagem documentária Níveis de compreensão ==> níveis de linguagem 6

7 Informação e estruturas significantes Informação como adequação de um processo de comunicação que se efetiva entre o emissor e o receptor da mensagem (Barreto, 1994) Produção da informação = reunião, seleção, codificação, redução, classificação e armazenamento  Controle de estoques de informação para uso imediato ou futuro  Associada ao conceito de ordem e de redução de incerteza 7

8 Informação / Conhecimento Emissão/Codificação Formação do estoque (estático) Emissão/Recepção/Decodificação Ação de comunicação  Transformação da informação em conhecimento 8

9 Consumo da informação (Barreto) D istribuição, uso e assimilação da informação é condicionada às competências contextuais e cognitivas dos usuários. - Público homogêneo (Conhecimento comum) - Público selecionado (Competência para reelaborar as informações recebidas e realimentar o estoque com informação nova) - Elite informacional (características dos anteriores + poder político e econômico) 9

10 Necessidades informacionais X estoques X públicos Informação seletiva Informação contextual Informação utilitária Disponibilidade de estoques não significa possibilidade de apropriação efetiva Diferentes vocabulários, diferentes níveis de especialização -Vocabulário dos especialistas -Vocabulários com jargões -Vocabulários comuns 10

11 Desafio à Ciência da Informação Construir estruturas significantes (linguagens documentárias) que incorporem diferentes necessidades e vocabulários. 11

12 Operações documentárias LN  LD condensação = diminuição semiótica do conteúdo e da competência das estruturas de informação em gerar conhecimento  Critérios de seleção e de organização da informação que funcionem como vínculos entre sistemas informacionais e usuários 12

13 Parâmetros e operacionalização de vínculos na linguagem documentária. Sistemas de significação. Arranjo. Reconhecimento de diferentes linguagens e diferentes competências  Operacionalização dos vínculos considera a linguagem como ferramenta 13

14 Critérios para a elaboração da linguagem documentária  associação de critérios lógicos, cognitivos, lingüísticos e comunicacionais, pragmáticos e terminológicos Pressuposto: Sistema de informação = modo de organização = forma de comunicação 14

15 Critérios lógicos e cognitivos Base: forma de cognição  reconhecimento por semelhança (vínculos estáveis)  dedução, indução, generalização  categorização  associação (contigüidade espaço-temporal) 15

16 Critérios lingüísticos, semânticos e comunicacionais. significação é contextual, institucional, depende do sistema em que é gerada. língua: sistema de relações; arranjo; sistema; estrutura.. combinatória: rede de relações  as palavras significam a partir de suas relações (oposição)  significação: conseqüência das relações instituídas entre unidades lingüísticas no interior da linguagem. língua: instrumento de comunicação 16

17 Critérios pragmáticos. Função da informação. Necessidades dos usuários. Compartilhamento de princípios de ordenação (experiência colateral) 17

18 Critérios terminológicos  Relações extralingüísticas  Sistema conceitual de domínios e áreas de atividade  Segmentação das linguagens de especialidade; terminologias dos domínios Terminologia: função de ponte ==> troca de informação, apropriação, geração de novas informações 18

19 Terminologia Chave que permite acesso ao mundo das ciências e das técnicas Função: facilitar a comunicação entre especialistas Definida como disciplina que estuda os termos e suas relações e tb como conjunto de termos de uma área específica. 19

20 Referências Baitello Jr., N. (1994). A sociedade da informação. São Paulo em Perspectiva, v.8, n.4, p.19-21, out./dez. 8n04_03.pdf 8n04_03.pdf Barreto, A.A. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, Fundação Seade, v.8, n 4, n04_01.pdf 8n04_01.pdf Sager (1993). Prólogo: la terminologia, ponte entre varios mundos. In: Cabré, M.T. (1993). La terminologia: teoría, metodologia, aplicaciones. Barcelona : Ed. Antártida ; Empúries. p


Carregar ppt "O consumo da informação: a informação, a linguagem e os seus públicos Marilda L.G.Lara Vânia M.A.Lima 2011 ECA-USP 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google