A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Administração Disciplina: Tópicos Avançados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Administração Disciplina: Tópicos Avançados"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Administração Disciplina: Tópicos Avançados
Administração de Projetos Professor Carlos Henrique Piassa

2 Administração de Projetos
SUMÁRIO: Introdução Apresentação do Project Management Institute (PMI) Agentes de Mudanças na Organização Conceitos de gestão de Projetos Dados Estatísticos de Gestão de Projetos Fases de Projetos Ciclo de Vida de Projetos Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK Bibliografia Básica

3 Administração de Projetos
1. Introdução 1.1. Objetivo do Curso: O curso aborda aspectos técnicos, gerenciais e comportamentais inerentes ao gerenciamento de projetos, possibilitando, ao final do mesmo, que os alunos sejam capazes de entender o projeto como um todo, envolvendo pessoas e organizações, elementos em constante evolução. A metodologia aplicada pelo PMI (Project Managment Institute), através das oito áreas de conhecimento, é a parte inicial do curso, voltada para os conceitos básicos de gerenciamento de projetos, não só com a execução das atividades, mas com um enfoque nas fases do projeto, levantando todos os tipos de informações necessárias para a gestão dos mesmos.

4 Administração de Projetos
1. Introdução 1.2. Metodologia de Ensino: Aulas expositivas, utilizando de recursos visuais,estudos de caso, dinâmicas de grupo,aulas práticas em laboratório de informática. 1.3. Avaliação: Estudos de Casos desenvolvidos em sala de aula, desenvolvimento e apresentação de um trabalho em consonância com o Conteúdo apresentado e discutido em sala de aula.

5 Administração de Projetos
1. Introdução 1.4. Políticas de Relacionamento: Definições de comum acordo entre o professor e os alunos sobre determinadas condições de relacionamento, considerando os já determinados pela FAAP. 1.5. Currículo do Professor – Carlos Henrique Piassa: Consultor de Empresas, com experiência de mais 20 anos; Professosr Universitário, especialista em desenvolvimento organizacional, processos e controles internos, gestão do conhecimento e tecnologia da informação; Membro do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Curso de Gerenciamento Estratégico de Projetos usando o PMBOK ® Colunista de revistas especializadas, como IDEA NEWS, Visão do Agronegócio e Ação da ACIRP; MBA em Controladoria e Finanças – FUNDACE; Pós-Graduação em Sistemas de Informação – UNAERP; e Graduação em Análise de Sistemas – UNAERP

6 Administração de Projetos
2. Apresentação do Project Management Institute (PMI) O PMI - Project Management Institute é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao progresso da atividade de Gestão de Projetos Foi criada em 1969 e conta hoje com cerca de membros em 135 países. O principal objetivo do PMI tem sido a definição e divulgação das melhores práticas em gestão de projetos. Com membros em mais de 135 países, com mais de 375 organizações patrocinadoras. 230 Seções (“Chapters”). 34 Grupos de interesse especial (“SIGs”). Uma Faculdade.

7 Administração de Projetos
2. Apresentação do Project Management Institute (PMI) Qualquer pessoa pode se filiar, independentemente da área de especialização ou atividade, sem necessidade de comprovações ou exames. Os capítulos (Chapter) do PMI são regionais, funcionam como captadores e distribuidores de informações relacionadas ao tema. É através dos capítulos que o PMI integra seus membros mundialmente. No Brasil existem 10 capítulos do PMI: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal , Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Santa Catarina E quatro capítulos potenciais: Espírito Santo, Maranhão, Goiás e Ceará….

8 Administração de Projetos
3. Agentes de Mudanças na Organização Mercado Clientes Organizações Sociedade Tecnologia

9 Administração de Projetos
4. Conceitos de Gestão de Projetos O QUE É UM PROJETO ? É um empreendimento temporário, desenvolvido para criar um produto ou um serviço ÚNICO.

10 Administração de Projetos
4. Conceitos de Gestão de Projetos O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS ? A aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades de projeto a fim de atender as necessidades e expectativas das partes envolvidas.

11 ESTRUTURA MULTIDISCIPLINAR DE PROJETO:
Administração de Projetos 4. Conceitos de Gestão de Projetos ESTRUTURA MULTIDISCIPLINAR DE PROJETO: Projeto de

12 BENEFÍCIOS DE UM PROJETO:
Administração de Projetos 4. Conceitos de Gestão de Projetos BENEFÍCIOS DE UM PROJETO: Aumenta a confiança e o grau de certeza dos interessados; O gerenciamento evita surpresas; Antecipa as situações desfavoráveis; Agiliza as decisões; Aumenta o controle gerencial; Melhora continuamente os projetos; Faz o balanceamento de demandas concorrentes, prioriza os projetos;

13 BENEFÍCIOS DE UM PROJETO (cotinuidade):
Administração de Projetos 4. Conceitos de Gestão de Projetos BENEFÍCIOS DE UM PROJETO (cotinuidade): Melhora o acompanhamento e o controle (fornecendo um método consistente para acompanhar tarefas e marcos); Expande a comunicação entre os Stakeholders; Refina as projeções de necessidades de recursos; Fornece um mecanismo para medição do desempenho.

14 Administração de Projetos
5. Dados Estatísticos de Gestão de Projetos

15 Administração de Projetos
5. Dados Estatísticos de Gestão de Projetos

16 Administração de Projetos
5. Dados Estatísticos de Gestão de Projetos

17 Administração de Projetos
5. Dados Estatísticos de Gestão de Projetos

18 Administração de Projetos
6. Fases de Projetos

19 Fase de Planejamento Fase de Finalização Fase de Definição
Administração de Projetos 6. Fases de Projetos – Visão Geral Esforço Tempo Fase de Definição Fase de Planejamento Fase de Execução Fase de Finalização Fase de Controle

20 Administração de Projetos
6. Fases de Projetos Fase 1 - Definição: é a fase inicial do projeto, quando uma determinada necessidade é identificada e transformada em um problema estruturado a ser resolvido por ele. Nessa fase, a missão e o objetivo do projeto são definidos. Fase 2 - Planejamento: É a fase responsável por identificar e selecionar as melhores estratégias do projeto, detalhando tudo aquilo que será realizado, incluindo cronogramas, alocação dos recursos envolvidos, custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos.

21 Administração de Projetos
6. Fases de Projetos Fase 3 - Execução: é a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante essa fase. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase. Fase 4 - Controle: é a fase que acontece paralelamente ao planejamento e à execução do projeto. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas no menor espaço de tempo possível após a detecção da anormalidade.

22 Administração de Projetos
6. Fases de Projetos Fase 5 – Finalização: é a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos (aprendizado).

23 Administração de Projetos
7. Ciclo de Vida de Projetos Tempo Recursos Alocados Fase Inicial Final Fases Intermediárias (uma ou mais) Controle Execução Planejamento Finalização Iniciação

24 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK

25 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.1. Gerenciamento de Integração: Subconjunto do gerenciamento de projetos que engloba os processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados; Verificar se todas as outras áreas têm processos de controle de mudanças específicos que atuam como subsídio ao processo global de controle de mudanças; Manter sempre os registros de performance para garantir um melhor monitoramento da performance; Avaliar sempre se as metas e os objetivos do projeto estão evidenciados em todos os outros planos do projeto;

26 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.1. Gerenciamento da Integração: Avaliar sempre de maneira integrada qualquer necessidade de replanejamento; Utilizar-se do plano de gerenciamento das comunicações para garantir que todas as informações relativas à integração estejam disponíveis para as demais áreas; Avaliar sempre se as metas e os objetivos do projeto estão evidenciados em todos os outros planos do projeto.

27 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.2. Gerenciamento de Escopo: Tem como objetivo principal definir e controlar os trabalhos a serem realizados pelo projeto de modo a garantir que o produto, ou serviço, desejado seja obtido através da menor quantidade de trabalho possível, sem abandonar nenhuma premissa estabelecida no objetivo do projeto.

28 WBS – Work Breakdown Structure
Administração de Projetos 8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.2. Gerenciamento de Escopo: WBS – Work Breakdown Structure PROJETO Projeto XXX SUB-DIVISÃO DO PROJETO EAP – ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO Sub-divisão I Sub-divisão II Sub-divisão III PACOTE DE TRABALHO Pacote A Pacote B Pacote C

29 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.3. Gerenciamento de Tempo: O principal objetivo dessa área é garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo determinado; O gerenciamento do tempo, juntamente com o gerenciamento de custos, são as mais visíveis áreas do gerenciamento de projeto.

30 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.3. Gerenciamento de Tempo: Cronograma do Projeto Início Atividade A Atividade B Atividade C Atividade D Atividade E Término Atividades 2 4 1 12 Duração - A, B C B D, E Dependências 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 ABRIL / 2006

31 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.4. Gerenciamento de Custos: Tem como objetivo garantir que o capital disponível será suficiente para obter todos os recursos para se realizarem os trabalhos do projeto.

32 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.4. Gerenciamento de Custos: Earned Value Analysis OAT COTA COTR CRTR VA VC Custo Tempo Data de Status EAT VAT Custos Reais Baseline Trabalho Realizado DE DP

33 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.5. Gerenciamento da Qualidade: O objetivo mais importante dessa área é garantir que o projeto será concluído dentro da qualidade desejada, garantindo a satisfação das necessidades de todos os envolvidos.

34 Diagrama de Causa e Efeito
Administração de Projetos 8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.5. Gerenciamento da Qualidade: Diagrama de Causa e Efeito Principal Defeito Efeito Causa Tempo Máquina Método Material Energia Medição Pessoal Ambiente

35 Número de Casos com Defeito Porcentagem de Casos com Defeitos
Administração de Projetos 8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.5. Gerenciamento da Qualidade: Gráfico de Pareto Rotação Imprópria Barulho Oscilação Pressão Eixo Rolamento Oscilação de Caixa Outros Número de Casos com Defeito Porcentagem de Casos com Defeitos Porcentagem Acumulada Freqüência por Causa 25 50 75 100 10 20 30 40

36 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.6. Gerenciamento de Recursos Humanos: O gerenciamento dos recursos humanos tem como objetivo central fazer o melhor uso dos indivíduos envolvidos no projeto (Stakeholders). Considerado um dos principais fatores de sucesso em um projeto; Compreende todo o envolvimento do projeto com os Stakeholders e suas influência nas variáveis de sucesso e fracasso em um projeto.

37 Matriz de Responsabilidade
Administração de Projetos 8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.6. Gerenciamento de Recursos Humanos: C A Rv B Rs P D E F ... Pessoas Requerimentos Funcional Teste Projeto Desenvolvimento Fase P = Participante / Rs = Responsável / Rv = Requerido na Revisão / E = Requerido no Início C = Requerido na comunicação do final da fase Matriz de Responsabilidade

38 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.7. Gerenciamento de Comunicação: Um efetivo processo de comunicação é necessário para garantir que todas as informações desejadas cheguem às pessoas corretas no tempo certo e de uma maneira economicamente viável; Comunicação possui uma importância especial no gerenciamento de projetos. A maioria dos problemas em um ambiente projetizado pode ser caracterizado como algum tipo de problema de comunicação.

39 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.7. Gerenciamento de Comunicação: Plano de Gerenciamento das Comunicações O plano de gestão é um documento, componente do plano geral do projeto, que fornece o roteiro de como as informações serão distribuídas ao longo do projeto. 5W2H O Que - What, Por Que - Why, Quando - When, Onde - Where, Quem - Who, Como - How, Quanto Custa - How Much

40 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.8. Gerenciamento de Risco: Gerenciamento de riscos possibilita uma chance de melhor compreender a natureza do projeto, envolvendo os membros do time de modo a identificar e responder as potenciais forças e riscos do projeto de modo a responder a eles, geralmente associados a tempo, qualidade e custos.

41 Análise Qualitativa dos Riscos
Administração de Projetos 8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.8. Gerenciamento de Risco: Análise Qualitativa dos Riscos 8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.8. Gerenciamento de Risco: Qualidade Escopo Tempo Custo Produto do Projeto é Inútil Redução de Qualidade Inaceitável para o Cliente Redução Qualidade Re-quer Aprova-ção do Cliente Somente Percebido em Aplicações Demandantes Degradação da Qualidade Imperceptível Redução de Escopo Inaceitável para o Cliente Áreas Maiores do Escopo Afetadas Áreas Menores do Escopo Afetadas Redução de Escopo Imperceptível Atraso no Projeto >20% Atraso no Projeto de 10-20% Atraso no Projeto de 5-10% <5% de Atraso Atraso Insignificante >20% de Aumento 10-20% de Aumento 5-10% de Aumento <5% de Aumento Aumento Insignificante Muito Alto .80 Alto .40 Moderado .20 Baixo .10 Muito Baixo .05 Objetivo do Projeto Avaliação do Impacto do Risco sobre os Principais Objetivos do Projeto

42 Administração de Projetos
8. Áreas do Conhecimento do PMI-PMBOK 8.9. Gerenciamento de Aquisições: O gerenciamento de suprimentos e contratos tem como objetivo dar garantia ao projeto de que todo elemento externo participante do projeto irá garantir o fornecimento de seu produto, ou serviço, para o projeto.

43 Administração de Projetos
9. Bibliografia Básica: KERZNER, Harold - Gestão de Projetos: as Melhores Práticas – Bookman MENEZES, Luiz Cesar de Moura – Gestão de Projetos – Atlas – 2003. PMI-PMBOK.


Carregar ppt "Curso de Administração Disciplina: Tópicos Avançados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google