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UML - Unified Modeling Language  UML é uma linguagem para Visualização, Especificação, Construção e Documentação dos elementos de um sistema de software.

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2 UML - Unified Modeling Language  UML é uma linguagem para Visualização, Especificação, Construção e Documentação dos elementos de um sistema de software 2 Apresentação

3 UML - Unified Modeling Language  Autores: Booch, Rumbaugh e Jacobson ◦ Reconhecendo a dificuldade em padronizar o processo de desenvolvimento, decidiram orientar o esforço numa linguagem de modelagem que pudesse suportar todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software 3 Apresentação

4 UML - Unified Modeling Language  É um Standard OMG desde 1997  Existem diversas ferramentas para esta linguagem de modelagem 4 Apresentação

5 Objetivos da UML  Modelar sistemas usando conceitos orientados a objetos  Estabelecer uma ligação explicita entre artefatos conceituais (figuras) e executáveis (programas) 5 Apresentação

6 Objetivos da UML  Criar uma linguagem de modelagem adequada, à manipulação humana e ao mesmo tempo à manipulação por máquinas ◦ criação de ferramentas de desenho ◦ geração de código ◦ Apresentação

7 Características gerais da UML  É independente do domínio de aplicação  É independente do processo ou metodologia de desenvolvimento  É independente das linguagens de programação 7 Apresentação

8 Características gerais da UML  É independente das ferramentas de modelagem  Apresenta mecanismos potentes de extensão (estereótipos)  Agrega um conjunto de diferentes diagramas (9 tipos diferentes) 8 Apresentação

9  Um diagrama é uma visão de um modelo ◦ Fornece uma representação parcial do sistema e é semanticamente consistente com outras visões complementares ◦ Em UML existem 9 diagramas padronizados  Um modelo é uma descrição completa de um sistema numa determinada perspectiva 9 Os diagramas da UML

10 Use Case Diagrams Use Case Diagrams Diagramas de Casos de Uso Scenario Diagrams Scenario Diagrams Diagramas de Colaboração State Diagrams State Diagrams Diagramas de Componentes Component Diagrams Component Diagrams Diagramas de Distribuição State Diagrams State Diagrams Diagramas de Objetos Scenario Diagrams Scenario Diagrams Diagramas de Estados Use Case Diagrams Use Case Diagrams Diagramas de Sequência State Diagrams State Diagrams Diagramas de Classes Diagramas de Atividades Modelo 10 Os diagramas da UML

11  Visões representam as diferentes perspectivas que descrevem um sistema: ◦ funcional (estrutura estática e dinâmica) ◦ não funcional (sincronismo, arquitetura física,...) ◦ organizacional (organização do trabalho, mapeamento com código) 11 As visões da UML

12  Em UML um sistema é representado por 5 “visões” diferentes as quais descrevem o sistema de 5 perspectivas diferentes e complementares 12 As visões da UML

13 Vista Lógica Vista de Processos Vista de implementação Vista de Distribuição Vista do utilizador Vista Lógica Vista de Processos Vista de implementação Vista de Distribuição Visão Lógica Visão de Processos Visão de Implementação Visão de Implantação Visão do Utilizador 13 As visões da UML

14 Visão do utilizador (Caso de Uso) ◦ representa o sistema na perspectiva dos utilizadores (atores) ◦ casos de uso descrevem cenários de utilização do sistema a partir da perspectiva do utilizador final 14 As visões da UML

15 Visão Lógica (ou estrutural) ◦ Modelo da estrutura estática do sistema (classes, objetos e relacionamentos) ◦ Os dados e a funcionalidade do sistema é vista a partir de dentro do sistema 15 As visões da UML

16 Visão de processos (comportamento) ◦ Representa os aspectos dinâmicos ou comportamentais do sistema ◦ Descreve também as interações ou colaborações entre vários elementos estruturais descritos nas visão do utilizador e na visão estrutural 16 As visões da UML

17 Visão de implementação ◦ Os aspectos estruturais e comportamentais do sistema são representados como serão construídos Visão de implantação (ambiental) ◦ Representa a arquitetura física com computadores e outros dispositivos 17 As visões da UML

18 Diagrama de casos de uso ◦ representa a visão do sistema na perspectiva dos seu utilizadores ◦ mostra um conjunto de atores externos e a sua ligação aos casos de uso fornecidos pelo sistema ◦ um caso de uso é uma funcionalidade oferecida pelo sistema 18 Os diagramas da UML

19  Um diagrama de casos de uso (use-cases) descreve cenários de utilização do sistema na perspectiva dos seus utilizadores  Diagrama que permite dar uma visão global e de alto nível do sistema 19 Diagrama de casos de uso

20 Elementos do diagrama ◦ casos de uso - descrevem funcionalidades do sistema ◦ atores - representam pessoas ou dispositivos que desempenham um papel no funcionamento do sistema 20 Diagrama de casos de uso

21 21 Diagrama de casos de uso

22 Diagrama de classes ◦ especifica a estrutura estática do sistema segundo a abordagem orientada por objetos ◦ mostra a estrutura de classes e como estas se relacionam 22 Os diagramas da UML

23  Mostram a estrutura de classes e como estas se relacionam, isto é, descrevem a estrutura estática do sistema a ser modelado  Capturam o vocabulário do sistema  Construídos e refinados ao longo do desenvolvimento 23 Diagrama de classes

24  Objetivos ◦ Identificar e modelar conceitos no sistema ◦ Especificar colaborações ◦ Especificar esquemas lógicos de bases de dados 24 Diagrama de classes

25 25 Diagrama de classes

26 Diagrama de objetos ◦ variante do diagrama de classes ◦ representa um exemplo do diagrama de classes num determinado instante da execução do sistema 26 Os diagramas da UML

27  Descreve um conjunto de instâncias compatíveis com um diagrama de classes  Permite ilustrar os detalhes de um sistema em determinado momento, descrevendo para tal possíveis configurações  Objetivos ◦ ilustrar estruturas de dados/objetos ◦ especificar snapshots 27 Diagrama de objetos

28 28 Diagrama de objetos

29 Diagrama de sequência ◦ mostra a colaboração dinâmica entre objetos, através da representação da troca de mensagens entre estes (interação) ao longo do tempo 29 Os diagramas da UML

30  Ilustra interações entre objetos num determinado período de tempo  Captura comportamento dinâmico  Objetivos ◦ modelar fluxo de controle ◦ ilustrar situações típicas 30 Diagrama de Seqüência

31 31 Diagrama de Seqüência

32 Diagrama de colaboração ◦ é uma alternativa ao anterior (sequência), porém com outra perspectiva – ênfase aos objetos e o seus relacionamentos 32 Os diagramas da UML

33  Ilustra interações entre objetos com ênfase para a representação das ligações entre os objetos  O tempo não é um elemento explícito  Captura comportamento dinâmico  Objetivos ◦ modelar fluxo de controle ◦ ilustrar a coordenação da estrutura de objetos e do controle 33 Diagrama de Colaboração

34 34 Diagrama de Colaboração

35 Diagrama de estados ◦ complemento da descrição de uma classe - mostra todos os estados possíveis que os objetos dessa classe podem ter, assim como os eventos que causam a transição entre estados 35 Os diagramas da UML

36  Descreve a sequência de estados que um objeto ou uma interação pode passar ao longo da sua existência, em resposta a estímulos recebidos, conjuntamente com as suas respostas e ações  captura comportamento dinâmico (orientado por eventos) 36 Diagrama de Estados

37  Objetivos ◦ modelar o ciclo de vida do objeto ◦ modelar objetos reativos (user interfaces, dispositivos, etc.) 37 Diagrama de Estados

38 38 Diagrama de Estados

39 Diagrama de atividades ◦ mostra um fluxo sequencial de atividades executadas numa operação ◦ pode ser usado para mostrar a sequência de atividades num caso de uso 39 Os diagramas da UML

40  Caso particular de diagrama de transição de estados, no qual os estados são substituídos por ações e/ou atividades e as transições são desencadeadas devido à conclusão de ações nos estados originais Diagrama de Atividades – representa os fluxos conduzidos por processamento interno 40 Diagrama de Atividades

41  captura comportamento dinâmico (orientado por atividades)  Objetivos: – modelar fluxos de trabalho de negócio (business workflows) – modelar operações 41 Diagrama de Atividades

42 42 Diagrama de Atividades

43 Diagrama de componentes ◦ mostra a estrutura física do código, representada através de componentes, que podem ser código fonte, binários ou executáveis ◦ indica quais as classes que são implementadas pelo componente e quais as suas dependências 43 Os diagramas da UML

44  Captura a estrutura física da implementação, descrevendo as dependências entre componentes de software  Construído como parte da especificação da arquitetura 44 Diagrama de Componentes

45  Objetivos ◦ organizar código fonte ◦ construir uma versão executável ◦ especificar uma base de dados física 45 Diagrama de Componentes

46 46 Diagrama de Componentes

47 Diagrama de implantação ◦ mostra a estrutura da arquitetura física (Hardware e Software) ◦ representa nós (computadores e outros dispositivos) e as suas ligações ◦ dentro de cada nó existem componentes executáveis e objetos, que constituem o software executável 47 Os diagramas da UML

48  Descreve a topologia do Hardware e do Software do sistema  Construído como parte da especificação da arquitetura  Objetivos ◦ especificar a distribuição dos componentes ◦ identificar entraves de performance 48 Diagrama de Implantação

49 49 Diagrama de Implantação


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