A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A LEITAMENTO MATERNO Professora: Lígia G. Ramos Laudade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A LEITAMENTO MATERNO Professora: Lígia G. Ramos Laudade."— Transcrição da apresentação:

1 A LEITAMENTO MATERNO Professora: Lígia G. Ramos Laudade

2 IMPORTÂNCIA DE AMAMENTAR O leite materno é o alimento ideal para o lactente e nenhum outro leite pode substituí-lo com vantagem; O leite de peito tem vantagens: → Nutricional → Imunológico → Psicológico → Econômico Medidas que visam preparar o seio para amamentação; (SARVIER, 2006)

3 O leite materno contém todos os nutrientes que o bebê precisa nos primeiros 6 meses de vida: → Tem água em quantidade suficiente; → Contém proteínas e gordura mais adequadas; → Vitaminas em quantidades suficientes; → Boa absorção no intestino; →Quantidades adequadas de sais, cálcio e fósforo; VANTAGENS PARA O BEBÊ

4 → É de fácil digestão; → Facilita a liberação de mecônio; → O leite materno promove o crescimento no intestino do bebê de microrganismos (lactobacillus) que fermentam o açúcar do leite (lactose) ; → Contém endorfina; → Crianças que tomam mamadeira têm maior risco de obesidade na vida na vida adulta. (ALVES, 2007)

5 VANTAGENS PARA A MÃE → Ajuda a mãe voltar ao período pré-gestacional; → Diminui o tempo de sangramento pós-parto, faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal; → Pode reduzir a chance de câncer de mama e de ovário;(ALVES, 2007)

6 QUANDO INICIAR AMAMENTAÇÃO O mais cedo possível;

7 POSICIONAMENTO DO BEBÊ PARA AMAMENTAÇÃO → Posições correta;

8

9 → Pega da mama → Sucção correta. → Sucção errada.

10 → SUCÇÃO CORRETA Sucção errada ←

11 P EGA I NCORRETA a boca aponta para frente o queixo não está tocando a mama as bochechas estão encovadas a mãe está segurando o peito com os dedos em tesoura

12 P EGA C ORRETA a boca está bem aberta; o lábio inferior está voltado para fora; o queixo está tocando o peito da mãe; as bochechas estão redondas; há mais aréola acima do que abaixo da boca do bebê.

13 PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS PARA INGURGITAMENTO MAMÁRIO CARÁTER PREVENTIVO: - Testar a flexibilidade da região areolar. Caso esta região esteja flexível oferecer a mama ao bebê. Caso a região areolar não esteja flexível, retirar o leite manualmente, até ela se tornar flexível; a seguir, oferecer a mama ao bebê. - Após amamentar o bebê, fazer a auto palpação da mama, a fim de detectar precocemente pontos dolorosos. Flexibilidade areolar Palpação das mamas

14 DURAÇÃO DAS MAMADAS Deixar o bebê mamar até esgotar o peito, quando ele soltar oferecer o outro peito; De acordo com a necessidade do bebê ou da mãe, o recém nascido mama de 10 a 12 vezes em 24 horas, se o recém nascido for dorminhoco acordá- lo a cada 2 1 / 2 – 3horas. (SARVIER, 2006)

15 AMAMENTAÇÃO DE MÃES QUE USAM MEDICAMENTOS Drogas que não interferem na amamentação; Drogas que contra-indicam a amamentação; Drogas que requerem suspensão temporária da amamentação; Drogas que devem ser usadas com cautela: evitar se possível, ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos (haloperidol, lítio); metronidazona, cloranfenicol, sulfassalazina, amiadarona, tamoxifeno, atenolol, ergotamina. Bromocriptina suprime a lactação. (SARVIER, 2006).

16 PILULA ANTICOCEPCIONAL A amamentação é um método anticoncepcional confiável até o bebê completar 6 meses mais desde que seja leite materno exclusivo, horário livre, sem intervalos longos (intervalo máximo à noite 6horas); sem chupeta, nem introdução de líquidos, nem sólidos, e a mãe deve estar com menstruação normal. (SARVIER, 2006).

17 A MÃE QUE TRABALHA FORA Como fazer?

18 A MÃE QUE FEZ PLÁSTICA NAS MAMAS Cirurgia redutora das mamas ; Implantação de silicone ; (SARVIER, 2006) A MÃE VEGETARIANA Filhos de mães vegetarianas com aleitamento materno exclusivo; (SARVIER, 2006)

19 Estimular o reflexo de busca tocando a boca do bebê com o mamilo; Esperar que o bebê esteja com a boca bem aberta (como se fosse bocejar).

20 MASTITE

21 Obrigada!


Carregar ppt "A LEITAMENTO MATERNO Professora: Lígia G. Ramos Laudade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google