A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância da modelagem hidráulica em sistemas de abastecimento de água www.sanova.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância da modelagem hidráulica em sistemas de abastecimento de água www.sanova.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 A importância da modelagem hidráulica em sistemas de abastecimento de água

2 A operação em grande parte das companhias de saneamento baseia-se na experiência dos operadores… e os projetos de novas obras e melhorias do sistema de abastecimento, muitas vezes, necessitam de estudos caros. Agora, imagine otimizar todo o planejamento e a operação do seu sistema através de um modelo hidráulico!

3 Conceito São representações de uma parte ou de todo o sistema real de distribuição de água; É formado por duas partes: uma base de dados e um software de modelagem. Software de modelagem - Equações de energia - Equações de continuidade - Equações de transporte - Equações de otimização Resposta - Vazão nas tubulações - Pressão na rede - Níveis de reservatórios - Posição das válvulas - Status das bombas Base de dados -Infra-estrutura da rede -Demandas de água - Características operacionais

4 EPANET O software EPANET foi desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Investigação sobre Gestão de Riscos - National Risk Management Research Laboratory, da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos - U. S. Environmental Protection Agency e encontra-se disponível para download gratuito no site da EPA (www.epa.gov), assim como uma versão em português.www.epa.gov

5 O EPANET permite executar simulações estáticas e dinâmicas do comportamento hidráulico e de qualidade da água em sistemas de distribuição pressurizada; Possibilita também obter os valores da vazão em cada tubulação, da pressão em pontos estratégicos, do nível de água em cada reservatório e da concentração de espécies químicas através da rede durante o período de simulação.

6 Funcionalidades Número de componentes a analisar ilimitado; Cálculo da perda de carga utilizando as fórmulas de Hazen-Williams, Darcy-Weisbach ou Chezy-Manning; Consideração das perdas de carga singulares; Modelagem de bombas de velocidade constante ou variável; Cálculo da energia de bombeamento e do respectivo custo; Modelagem dos principais tipos de válvulas.

7 Funcionalidades Modelagem de reservatórios de armazenamento de nível variável e de formas diversas; Consideração de múltiplas categorias de consumo, cada uma com um padrão próprio de variação temporal; Possibilidade de basear as condições de operação do sistema em controles operacionais; Simulação de qualidade de água.

8 Aplicações do modelo hidráulico Suporte a um plano de combate às perdas; Estudos de reabilitação; Estudos de combate a incêndios; Suporte à setorização, operação e expansão do sistema.

9 Aplicações do modelo hidráulico Otimização dos conjuntos elevatórios – eficiência energética; Estudos de demanda (sazonalidade); Impactos causados por situações críticas; Controle da qualidade da água; Planejamento de curto, médio e longo prazo.

10 Estudos de setorização e combate a perdas Melhorias e ampliações são realizadas no sistema Controle dos volumes fornecidos e consumidos Suporte para realização de balanço hídrico Plano de combate às perdas EPANETEPANET

11 Representação de um modelo hidráulico

12 Corpo técnico da SANOVA Engenheiros Sanitaristas e Ambientais; Engenheiros de Automação. Experiência “Uso associado de técnicas computacionais e de experimentação voltado ao gerenciamento de perdas em sistemas de abastecimento de água”.

13 Incrível a quantidade de benefícios que o uso da modelagem hidráulica proporciona, não? A SANOVA está pronta para auxiliar a sua companhia neste projeto. Conte conosco!


Carregar ppt "A importância da modelagem hidráulica em sistemas de abastecimento de água www.sanova.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google