A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância da modelagem hidráulica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância da modelagem hidráulica"— Transcrição da apresentação:

1 A importância da modelagem hidráulica
em sistemas de abastecimento de água

2 A operação em grande parte das companhias de saneamento
baseia-se na experiência dos operadores… e os projetos de novas obras e melhorias do sistema de abastecimento, muitas vezes, necessitam de estudos caros. Agora, imagine otimizar todo o planejamento e a operação do seu sistema através de um modelo hidráulico!

3 Conceito São representações de uma parte ou de todo o sistema real de distribuição de água; É formado por duas partes: uma base de dados e um software de modelagem. Resposta Vazão nas tubulações Pressão na rede Níveis de reservatórios Posição das válvulas Status das bombas Base de dados Infra-estrutura da rede Demandas de água Características operacionais Software de modelagem Equações de energia Equações de continuidade Equações de transporte Equações de otimização

4 O software EPANET foi desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Investigação sobre Gestão de Riscos - National Risk Management Research Laboratory, da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos - U. S. Environmental Protection Agency e encontra-se disponível para download gratuito no site da EPA ( assim como uma versão em português.

5 O EPANET permite executar simulações estáticas e dinâmicas do comportamento hidráulico e de qualidade da água em sistemas de distribuição pressurizada; Possibilita também obter os valores da vazão em cada tubulação, da pressão em pontos estratégicos, do nível de água em cada reservatório e da concentração de espécies químicas através da rede durante o período de simulação.

6 Funcionalidades Número de componentes a analisar ilimitado; Cálculo da perda de carga utilizando as fórmulas de Hazen-Williams, Darcy-Weisbach ou Chezy-Manning; Consideração das perdas de carga singulares; Modelagem de bombas de velocidade constante ou variável; Cálculo da energia de bombeamento e do respectivo custo; Modelagem dos principais tipos de válvulas.

7 Funcionalidades Modelagem de reservatórios de armazenamento de nível variável e de formas diversas; Consideração de múltiplas categorias de consumo, cada uma com um padrão próprio de variação temporal; Possibilidade de basear as condições de operação do sistema em controles operacionais; Simulação de qualidade de água.

8 Aplicações do modelo hidráulico
Suporte a um plano de combate às perdas; Estudos de reabilitação; Estudos de combate a incêndios; Suporte à setorização, operação e expansão do sistema.

9 Aplicações do modelo hidráulico
Otimização dos conjuntos elevatórios – eficiência energética; Estudos de demanda (sazonalidade); Impactos causados por situações críticas; Controle da qualidade da água; Planejamento de curto, médio e longo prazo.

10 E P A N T Estudos de setorização e combate a perdas
Melhorias e ampliações são realizadas no sistema Controle dos volumes fornecidos e consumidos Suporte para realização de balanço hídrico Plano de combate às perdas E P A N T

11 Representação de um modelo hidráulico

12 Corpo técnico da SANOVA
Engenheiros Sanitaristas e Ambientais; Engenheiros de Automação. Experiência “Uso associado de técnicas computacionais e de experimentação voltado ao gerenciamento de perdas em sistemas de abastecimento de água”.

13 Incrível a quantidade de benefícios que o uso da
modelagem hidráulica proporciona, não? A SANOVA está pronta para auxiliar a sua companhia neste projeto. Conte conosco! 13


Carregar ppt "A importância da modelagem hidráulica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google