A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Promoção de saúde Admitir que a droga sempre fez parte da história da humanidade Promoção de saúde Admitir que a droga sempre fez parte da história.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Promoção de saúde Admitir que a droga sempre fez parte da história da humanidade Promoção de saúde Admitir que a droga sempre fez parte da história."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Promoção de saúde Admitir que a droga sempre fez parte da história da humanidade Promoção de saúde Admitir que a droga sempre fez parte da história da humanidade Problema de saúde pública Ter uma boa qualidade de vida vai além de não usar drogas

4 Momentos de mudança (desenvolvimento, social, geográfica, relacionamentos). Inicio da adolescência. Dificuldades em lidar com as responsabilidades da idade adulta. Dificuldades da idade adulta. Momentos de mudança (desenvolvimento, social, geográfica, relacionamentos). Inicio da adolescência. Dificuldades em lidar com as responsabilidades da idade adulta. Dificuldades da idade adulta.

5  Concepção de tempo  da do adulto  Forte ligação com o grupo de amigos

6  Onipotente  Busca da construção da identidade adulta

7  Afastamento da família  O que eu vou ser quando crescer

8 Inicio do uso em torno dos 12 anos. Uso precoce de drogas aumenta as chances de desenvolver dependência Uso de drogas legais e depois uso de drogas ilegais É o aumento do risco e não a certeza do dano Inicio do uso em torno dos 12 anos. Uso precoce de drogas aumenta as chances de desenvolver dependência Uso de drogas legais e depois uso de drogas ilegais É o aumento do risco e não a certeza do dano

9

10 Incutir nos jovens o medo do uso de drogas O usuário de drogas está irremediavelmente perdido Tom dramático Informações exageradas ou mentirosas Estimula a atração pelos comportamentos perigosos Incutir nos jovens o medo do uso de drogas O usuário de drogas está irremediavelmente perdido Tom dramático Informações exageradas ou mentirosas Estimula a atração pelos comportamentos perigosos

11 Uso de drogas é condenável do ponto de vista moral Infringe valores cívicos e religiosos da sociedade – vida marginal. Efeitos positivos para jovens que provém de um grupo social coerente com as crenças e ideologias Enfraquecimento dos ideais = falha na prevenção Dificuldade em lidar com a  entre drogas legais e ilegais Uso de drogas é condenável do ponto de vista moral Infringe valores cívicos e religiosos da sociedade – vida marginal. Efeitos positivos para jovens que provém de um grupo social coerente com as crenças e ideologias Enfraquecimento dos ideais = falha na prevenção Dificuldade em lidar com a  entre drogas legais e ilegais

12 Adoção de regras firmes, rígidas e bem definidas de controle sobre o comportamento dos jovens Uso de drogas é considerado como resultado da excessiva liberdade = sociedade moderna Infração = punição severa Obediência cega às regras estabelecidas pelos adultos Adoção de regras firmes, rígidas e bem definidas de controle sobre o comportamento dos jovens Uso de drogas é considerado como resultado da excessiva liberdade = sociedade moderna Infração = punição severa Obediência cega às regras estabelecidas pelos adultos

13 Apenas a informação é suficiente para a prevenção Descrição dos diferentes tipos de drogas Não se fala sobre os motivos que levam o jovem ao uso de drogas Aumento do interesse Apenas a informação é suficiente para a prevenção Descrição dos diferentes tipos de drogas Não se fala sobre os motivos que levam o jovem ao uso de drogas Aumento do interesse

14 Década de 60. Vida em contato com a natureza. Crítica aos artificialismos. Prática de atividades físicas. Cuidado com a alimentação. Década de 60. Vida em contato com a natureza. Crítica aos artificialismos. Prática de atividades físicas. Cuidado com a alimentação. Nos países em que a maioria da população jovem vive em estado de pobreza é evidente que esta estratégia atinge poucos.

15 O comportamento do adolescente é fortemente influenciado pelo grupo. Afastamento da família. Vulnerabilidade. Lideranças grupais. Valorização de uma relação saudável no grupo. O comportamento do adolescente é fortemente influenciado pelo grupo. Afastamento da família. Vulnerabilidade. Lideranças grupais. Valorização de uma relação saudável no grupo.

16 Formação dos jovens. Boa comunicação, a discussão aberta e a troca de idéias entre adultos e jovens. Auto-estima e desenvolvimento da percepção de si mesmo e do mundo. As drogas são mais um assunto a ser discutido. Uso de drogas = sigilo e questão de saúde. Formação dos jovens. Boa comunicação, a discussão aberta e a troca de idéias entre adultos e jovens. Auto-estima e desenvolvimento da percepção de si mesmo e do mundo. As drogas são mais um assunto a ser discutido. Uso de drogas = sigilo e questão de saúde.

17 Os jovens quando encontram compreensão, no lugar de repressão, podem adquirir confiança nos pais e educadores e terão mais facilidade para escapar do aprisionamento das drogas

18 Falta de espaços público para o lazer e diversão. Baixa “densidade” de cidadania Sistema educacional desestimulante e pobre para individuação e sociabilidade. A vida não vale nada. Falta de espaços público para o lazer e diversão. Baixa “densidade” de cidadania Sistema educacional desestimulante e pobre para individuação e sociabilidade. A vida não vale nada.

19 Indivíduo sujeito de sua própria saúde Projeto de vida global dos indivíduos e da sociedade Educação para a realidade: recursos emocionais e intelectuais Indivíduo sujeito de sua própria saúde Projeto de vida global dos indivíduos e da sociedade Educação para a realidade: recursos emocionais e intelectuais

20 O programa abrange desde a educação infantil até o ensino médio? Se não pelo menos atinge os anos críticos do ensino fundamental e médio? O programa preve vários anos de intervenção? O programa utiliza um método de intervenção comprovada e uniforme, com planos de atividades detalhados e material? Utiliza-se de métodos interativos apropriados para cada idade? O programa abrange desde a educação infantil até o ensino médio? Se não pelo menos atinge os anos críticos do ensino fundamental e médio? O programa preve vários anos de intervenção? O programa utiliza um método de intervenção comprovada e uniforme, com planos de atividades detalhados e material? Utiliza-se de métodos interativos apropriados para cada idade?

21 Incentiva laços sociais entre a escola e a comunidade? Ensina o convívio social e técnicas para resistir as drogas que sejam culturalmente apropriadas para o desenvolvimento das crianças? Fomenta a influência positiva entre colegas? E normas sociais antidrogas? Existem avaliações periódicas para determinar a eficácia do programa?


Carregar ppt "Promoção de saúde Admitir que a droga sempre fez parte da história da humanidade Promoção de saúde Admitir que a droga sempre fez parte da história."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google