A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Breve desenvolvimento intelectual e emocional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Breve desenvolvimento intelectual e emocional"— Transcrição da apresentação:

1 Breve desenvolvimento intelectual e emocional
Estágios do desenvolvimento infantil: características e faixas etárias Desenvolvimento da Fé na criança (03 a 11 anos); Breve desenvolvimento intelectual e emocional na criança (03 a 11 anos); Como podemos promover momentos para as crianças identificarem e aprenderem sobre sua identidade cristã, durante os períodos de desenvolvimento mental, físico, social e emocional. Pr. Esdras C. Guimarães Jr.

2 Textos bíblicos de base:
Provérbios 22:06 Mateus 18:17 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele. Em verdade dos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele. A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Provérbios 29:15 Provérbios 1: 8, 9 Ouça, filho meu, a instrução de teu pai e não despreze o ensino de tua mãe. Eles serão um enfeite para tua cabeça, um adorno para o seu pescoço.

3 Provérbios 1: 2 a 7 Tito 2:7 Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens. Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. Em tudo seja você mesmo exemplo para eles,fazendo boas obras. Em seu ensino, mostra integridade e seriedade; 8 use linguagem sadia I Timótio 5:17 Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra (ou honorários), especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino

4 A relação homem / mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos.
Nasceu... Começou o processo de desenvolvimento Intelectual e Emocional deste indivíduo Segundo Vygotsky os pilares básicos do pensamento são: 3 A relação homem / mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos. O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico; 1 As funções psicológicas têm um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral; 2

5 O Desenvolvimento da Criança: de 12 aos 18 meses
Características do crescimento e desenvolvimento ● Mostra interesse por toda espécie de atividade. ● Usa da imitação. ● Compreende o significado das palavras. ● Capacidade de contato social. ● Capaz de distinguir sons repetidos e rítmicos. ● É egocêntrica.

6 ● Não repreender se a criança não compreendeu o que não pode fazer.
O Desenvolvimento da Criança: de 12 aos 18 meses Orientação ● Pegando, apalpando, ela está descobrindo o tamanho, a forma e a mobilidade de tudo no seu mundo. ● Deixá-la com outras crianças. ● Proporcionar oportunidades para ouvir músicas. ● Não repreender se a criança não compreendeu o que não pode fazer. ● Compreender que a criança considera ainda seus brinquedos como parte dela e os defende como tais.

7 Características do crescimento
O Desenvolvimento da Criança: de 2 e 3 anos Características do crescimento e desenvolvimento ● Aprende, ainda, principalmente por imitação. ● Maior desenvolvimento da inteligência e poder de dedução. ● Memória mais desenvolvida. ● Habilidade maior para expressar emoções. ● Capaz de dramatizar (3 anos). ● Observação de detalhes. ● Atenção mais desenvolvida. ● Maior progresso na linguagem.

8 O Desenvolvimento da Criança: de 2 e 3 anos
Orientação ● A criança necessita de espaço para correr e pular. Deixar ao seu alcance tesoura sem ponta. ● Conversar normalmente com a criança. Não imitar a fala infantil. ● Oferecer espaços para o faz-de-conta. ● Dar oportunidades de dramatizar. ● Solicitar que descreva gravuras. 

9 O Desenvolvimento da Criança: de 4 e 5 anos
Características do crescimento e desenvolvimento ● Capacidade para concentrar a atenção durante 15 – 20 minutos, aos 4 anos. ● Imaginação muito fértil. ● Tem senso de iniciativa; percebe que pode planejar, ter e executar idéias. ● Afetuosa – Curiosa. ● É capaz de concentrar a atenção por períodos mais longos, 20 – 40 minutos, a partir dos 5 anos. ● Aparece o interesse pelo mundo fora do lar. 

10 O Desenvolvimento da Criança: de 4 e 5 anos
Orientação ● Oferecer brinquedos para que possa exercitar seus sentidos e músculos. ● Contar histórias, ora reais ora fictícias, para que ela aprenda as diferenças. ● Responder sempre as perguntas. ● Ajudar a aceitar os limites necessários. ● Dar oportunidade para compartilhar experiências com a família.

11 O Desenvolvimento da Criança: de 6 e 7 anos
Características do crescimento e desenvolvimento ● Faz perguntas sobre tudo que a rodeia. ● Tem iniciativa. ● Distingue melhor a realidade da fantasia. ● Curiosidade sexual mais acentuada. ● Período de transição entre individualismo e participação em grupos maiores. ● Aumenta o poder de concentração da atenção. ● Maior capacidade de compreender, discutir e enfrentar situações emocionais.

12 O Desenvolvimento da Criança: de 6 e 7 anos
Orientação ● Dar tempo para completar as tarefas. ● Dar oportunidades para usar a iniciativa, deixando-a agir por si mesma. ● Contar e fazer contar histórias. ● Evitar chamar atenção, procurar colocar a criança à vontade. Evitar discussões.

13 O Desenvolvimento da Criança: de 8 e 9 anos
Características do crescimento e desenvolvimento ● Demonstra maior habilidade em distinguir fatos de ficção. ● Está desenvolvendo pensamento lógico. ● Maior habilidade em exprimir suas idéias, em definir seus problemas. ● Maior capacidade em aceitar críticas e em avaliar a si própria. ● Tem interesse em pertencer a grupo. ● Apresenta independência em Relação à família. 

14 O Desenvolvimento da Criança: de 8 e 9 anos
Orientação ● Oferecer trabalhos manuais e brinquedos / brincadeiras mais elaboradas. ● Proporcionar leituras selecionadas de acordo com as preferências e capacidades. ● Orientar na apreciação do valor do outro, assim como no da própria criança. ● Estimular a aprendizagem de práticas sociais. 

15 O Desenvolvimento da Criança: de 10, 11 e 12 anos
Características do crescimento e desenvolvimento ● Está apta a planejar com antecedência. ● Pronta a assumir maiores responsabilidades. ● Capacidade para generalizações mais rápidas, segue mais facilmente argumentos lógicos. ● Maior sociabilidade. ● Nova visão do mundo, mostrando maturidade progressiva. ● Coordenação visual e motora quase igual à do adulto. ● Aprecia medir força física e habilidade com os outros. ● Interesse em explorar e experimentar.

16 O Desenvolvimento da Criança: de 10, 11 e 12 anos
Orientação ● Possibilitar recreação variada. ● Orientar quanto à competição. ● Dar oportunidade para organizar atividades / eventos. ● Orientar para estabelecer seus próprios objetivos e avaliar seu crescimento e sucesso. ● Conversar, discutir suas opiniões, trocando idéias e sugestões. ● Incentivar o diálogo com os colegas e outras pessoas. ● Orientá-la e apoiá-la em suas iniciativas, deixando-a assumir suas responsabilidades.  

17 MÁXIMAS Um objetivo sem um plano não passa de um desejo;
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." ( Carlos Drummond de Andrade ) "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". (Guimarães Rosa) " O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas". ( Jean Piaget ) "As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz". ( Paulo Freire )

18 Bíblia NVI – Nova Versão Internacional
de-8-9-anos.html Chave Bíblica Regina Magna Bonifácio de Araújo


Carregar ppt "Breve desenvolvimento intelectual e emocional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google