A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fidelidade no AT. Fidelidade... é caracterizada pela certeza de propósitos, por uma atitude e uma conduta justas, pela devoção de alguém a uma pessoa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fidelidade no AT. Fidelidade... é caracterizada pela certeza de propósitos, por uma atitude e uma conduta justas, pela devoção de alguém a uma pessoa."— Transcrição da apresentação:

1 Fidelidade no AT

2 Fidelidade... é caracterizada pela certeza de propósitos, por uma atitude e uma conduta justas, pela devoção de alguém a uma pessoa ou a uma causa, pela incorruptibilidade, pela sinceridade, pela confiabilidade, pelo cumprimento das promessas e votos feitos e pela lealdade sincera.

3 ( ´ômen ) Fidelidade... No âmago do sentido da raiz está a ideia de CERTEZA ou FIRMEZA. Aparece no modo qal particípio (continuidade) 2 Rs 18.16; no hifil (causativo) representando o sentido bíblico para CRER (“tornar certo, convicto” ou “ser assegurado”); no nifal tem o sentido de “ser fiel, certo, dependente” e descreve os que creem (Nm 12.7; 1 Sm 2.35; Ne 9.8). É também usada para descrever o próprio Deus (Dt 7.9) e sua aliança (Sl 89.28)

4 ´ômen. Fidelidade, verdade - O substantivo é usado apenas uma vez para descrever o conselho de Deus. ´êmun. Fidelidade, confiança; fiel, confiante – O termo é aplicado a nações como medida de sua justiça e aceitação diante de Deus (Dt 32.20; Is 26.2). Aplica-se também àqueles que são contrastados com os maus (Pv 13.17) e os mentirosos (Pv 14.5). Aquele a quem o termo se aplica é de fato muito raro (Pv 20.6).

5 ´êmûnâ. Firmeza, fidelidade – Média de 10 categorias distintas nas Escrituras, porém o básico é Mãos firmes (Ex 17.12). Normalmente aplicado ao próprio Deus (Dt 32.4) para expressar o fato de que tudo depende dele. É muitas vezes relacionado entre os atributos de Deus (1 Sm 26.23; Sl 36.5, 40.10; Lm 3.23). Descreve as obras divinas (Sl 33.4) e as suas palavras (Sl ; 143.1).

6 ´êmûnâ. Firmeza, fidelidade – Usado também para se referir àqueles cujas vidas Deus estabelece. (Pv 12.22; 2 Cr 19.9; Hc 2.4; Sl ).

7 O amor de Deus é que governa a sua fidelidade. Ele comprometeu-se a fazer o bem para os homens; e o evangelho mostra de que maneira. A fidelidade de Deus é grande (Lm 3.23); é extensa (Sl 36.5) e é permanente (Sl 100.5).


Carregar ppt "Fidelidade no AT. Fidelidade... é caracterizada pela certeza de propósitos, por uma atitude e uma conduta justas, pela devoção de alguém a uma pessoa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google