A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual Silva Dourado Se Liga B Professora: Claudemira de S. Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual Silva Dourado Se Liga B Professora: Claudemira de S. Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Estadual Silva Dourado Se Liga B Professora: Claudemira de S. Silva.

2 Língua Portuguesa Conteúdo:Alfabeto

3 Competência: Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.

4 Habilidades: Identificar no alfabeto as letras do próprio nome; Diferenciar letras de números; Agrupar nomes que se iniciam com a mesma letra;

5 Objetivo: Conhecer a escrita alfabética e utilizá- la para ler e para escrever Transformar os sinais gráficos em sons e os sons da fala em sinais gráficos

6 Acolhida Oração espontânea; Dinâmica: A forca para os alunos internalizarem as letras do alfabeto na escrita de palavras

7 Desenvolvimento: No Curtindo a Leitura: Falar sobre a importância do alfabeto para a nossa língua escrita e oral; Apresentar a História do alfabeto através do texto “No Reino das Letras Felizes” mostrando que as letras não são utilizadas separadamente.

8

9 Num sítio muito distante havia um reino que era habitado apenas por letras. Mas elas andavam sempre zangadas umas com as outras e nunca se reuniam, nem sequer para formar uma palavra só…

10 A rainha Alfa, que era muito divertida, não estava nada satisfeita com esta situação…

11 Mandou chamar os seus conselheiros e ordenou: - Quero que organizem um Grande Baile para todas as letras deste e de todos os reinos. E quero que todas sejam criativas e façam uma apresentação durante o Baile.

12 Quando a notícia se espalhou foi logo um alvoroço… todas as letras procuravam ter a melhor ideia…

13 Cada uma delas pensava, pensava, mas não conseguia imaginar nada de jeito. Até que resolveram juntar-se. Conversa vai, conversa vem, uma delas disse assim:

14 - Companheiras, uma letra só não serve para nada mas, se nos unirmos, poderemos mudar este reino para sempre! – E a letra G explicou timtim- por-timtim o seu plano, embora algumas letras não achassem nada bem…

15 Depois de muita discussão e conversa, todas as letras concordaram com a sugestão da letra G e começaram os ensaios. Aos poucos, ia surgindo amizade entre as letras…

16 Passou muito tempo…até que chegou a noite do Grande Baile. As letras aguardavam ansiosas… E então, sua majestade a rainha Alfa entrou no salão.

17 Quando a música terminou a rainha anunciou: - Esta noite serão apresentadas todas as letras que irão formar o Alfabeto e através dele iremos estabelecer a comunicação oral e escrita neste reino.

18 A cerimónia teve início com a apresentação das seguintes letras:

19 Depois, a rainha separou as letras vogais e ordenou que elas pudessem ser MAIÚSCULAS ou minúsculas.

20 E escolheu também as letras consoantes… também elas MAIÚSCULAS e minúsculas.

21 Depois homenageou as letras Y, W e K, por serem diferentes das demais e menos utilizadas.

22 Todas as letras ficaram felizes, parecia que estavam a viver um conto de fadas!

23 O fotógrafo real até tirou uma fotografia oficial de grupo a todo o Alfabeto, MAIÚSCULO e minúsculo…

24 Então as letras surpreenderam a todos quando, ao som da orquestra, cantaram: Todas as crianças Entram para as escolas, Para ler e escrever E também contar histórias! (Melodia - Marcha soldado)

25 Com tanta alegria, até a rainha desceu do trono para dançar!

26 E todas as letras prometeram que, daí em diante, seriam mais unidas do que nunca e formariam todas as palavras do reino, fossem elas MAIÚSCULAS ou minúsculas. FIM

27 Uma história adaptada e formatada em PowerPoint por Maria Jesus Sousa (Juca)a partir de original brasileiro com a referência: Heck, Lenira Almeida (2007) Lajeado: Univates.


Carregar ppt "Escola Estadual Silva Dourado Se Liga B Professora: Claudemira de S. Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google