A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conselho da Bacia do Fraser  Organização governamental com fins não lucrativos.  Governo provê “financiamento de base”.  Capacidade para levantar fundos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conselho da Bacia do Fraser  Organização governamental com fins não lucrativos.  Governo provê “financiamento de base”.  Capacidade para levantar fundos."— Transcrição da apresentação:

1 Conselho da Bacia do Fraser  Organização governamental com fins não lucrativos.  Governo provê “financiamento de base”.  Capacidade para levantar fundos (i.e., setor privado e doações).  Conselho de Diretores com 36 membros. –Governo federal, provincial, e nações aborígenes locais. –Interesses do setor privado e não-governamental representando perspectivas sociais, econômicas e ambientais. –Conselho completo se reune três vezes ao ano.  Pessoal –Coordenadores em cada um dos cinco principais sub-mananciais da Bacia. –Diretor executivo e pessoal adicional de suporte no escritório principal.

2 Atribuição  Promover a sustentabilidade da Bacia do Fraser assistindo às comunidades na reconciliação dos interesses sociais, econômicos e ambientais conflitantes. Declaração para a Sustentabilidade  Plano estratégico para o bem estar social, econômico e ambiental da Bacia do Fraser, o qual norteia as atividades do Conselho.

3 Papéis desempenhados pelo Conselho  Catalizador – Reúne interessados para discutir assuntos e buscar soluções.  Facilitador – Assiste interessados em comunicar e cooperar mais efetivamente.  Resolução de Conflitos – Assiste na resolução de conflitos entre interessados.  Monitoramento / Relatórios – Acompanhando e elaborando relatórios sobre o progresso na solução dos desafios críticos enfrentados pela Bacia e seus residentes.  Educação – Aumentar a conscientização sobre assuntos referentes à sustentabilidade e soluções.

4 Critérios para o envolvimento do Conselho  Existe conflito entre partes sobre um determinado assunto.  O assunto envolve valores sociais, econômicos e ambientais.  Não há uma organização líder claramente definida.  As partes desejam o envolvimento do Conselho.  As partes estão comprometidas com o processo.

5  Não regulamentar / Não legislativo = Não ameaçador.  Atribuição extensa = Habilidade para considerar uma ampla gama de assuntos e desenvolver processos inclusivos.  Financiamento governamental.  Focado na melhoria do proceso de tomada de decisão. Aspectos positivos

6  Assuntos complexos – o Conselho é frequentemente o último recurso para lidar com assuntos complexos.  Para lidar com os assuntos são necessários processos de longo termo – todos desejam soluções a curto prazo.  Definindo o sucesso – várias expectativas e definições de um resultado de sucesso.  Suporte financeiro –Ano a ano –Solicitação de auxílio superior à disponibilidade de recursos. –Necessidade de maior suporte financeiro pelo setor privado. Desafios

7 Conselho do Manamcial do Nechako História  Em 1950, inicia-se um grande desenvolvimento hidrelétrico para viabilizar a fundição de alumínio.  As instalações hidroelétricas no interior tendo que suportar a fundição do aluminio num manancial costeiro.  Nenhuma avaliação do impacto do meio ambiente foi feita antes do desenvolvimento das instalações hidrelétricas.  Outros interesses no manancial não foram considerados no desenvolvimento ou operação das instalações (isto é, populações nativas, pesca, risco de inundação, recreação, agricultura).  Populações nativas e ONGs assumem as atividades referentes a defesa de seus interesses (anos 50-80).

8 História  A expansão das instalações hidrelétricas dão origem a novas preocupações.  O governo provincial em 1994 solicita input dos interesados sobre a expansão proposta.  Em consulta com o governo e grupos não governamentais, o Conselho da Bacia do Fraser propõe um planejamento multipartidário, de maneira a atender as preocupações com a expansão.  O governo provincial cancela o projeto em 1995, devido às preocupações geradas pelos interesses envolvidos.

9  A expansão das instalações (nos anos 90) chamou a atenção para varias preocupações associadas com a operação das instalações existentes.  Aumento do interesse em assuntos relacionados ao manejo dos recursos naturais e à saude do manancial do Nechako manifestado pelos entre os interesses governamentais e não governamentais.  Oportunidade de ajudar os diversos interesses envolvidos a trabalhar junto, e encontrar maneiras de lidar com as preocupações associadas à operação das instalações hidrelétricas existentes. Pós-cancelamento

10 Populações Nativas Nação Cheslatta-Carrier Conselho da Tribo Carrier-Sekani Governo Federal, Provincial e Local Departamento Federal de Pesca e Oceanos do Canadá Ministério do Emprego e Investimento (Provincial) Distrito de Kitimat (Local) Distrito Regional de Bulkley Nechako (Local) Organizações com interesses no manancial do Nechako

11 Organizações Não-Governamentais Rede Ambiental da British Columbia Coalisão Ambiental do Nechako Comissão Aliada dos Rios Fundação Ambiental T. Buck Suzuki Federação da Fauna da British Columbia Federação dos Naturalistas da British Columbia Organização “Um rio para sempre” Coalisão da Comunidade Noroeste Interesses Econômicos Câmara do Comércio de Vanderhoof Companhia de Alumínio do Canadá – Alcan Outros Universidade do Norte da British Columbia Residentes do Manancial

12 Desenvolvimento do Conselho do Manancial 1995 / 1996 Escopo e Avaliação  O Conselho da Bacia do Fraser avalia:  O interesse num processo multipartidário  Assuntos que poderão ser tratados pelo processo  Mecanismos para iniciar o diálogo entre interessados Primavera de 1996 Seminário exploratório realizado no Vale do Nechako  120 participantes  Focalizado na determinação da disposição de trabalhar juntos no encontro de soluções para as questões críticas  Grupo Tarefa do Nechako (10 a 12 pessoas) é formado para desenvolver um processo multipartidário  FBC (Conselho da Bacia do Fraser) preside e facilita o Grupo Tarefa

13 Verão – Outono de 1996  O Grupo Tarefa do Nechako trabalha durante todo o verão  Proposta para um Conselho do Manancial do Nechako é apresentada e aceita  O Grupo Tarefa inicia o estabelecimento do Conselho do Manancial do Nechako Primavera de 1997  O Grupo Tarefa inicia o desenvolvimento dos Termos de Referência  Falta de consenso sobre o objetivo fundamental do Conselho

14 Verão – Outono de 1997  O Governo Provincial anuncia um pacote de compensação pelo cancelamento da expansão do projeto  Financiamento compartilhado ($100 mi) é anunciado para a mitigação dos impactos ambientais  As preocupações com detalhes do acordo de cancelamento incluem revisões no licenciamento do uso da água Primavera de 1998  10 participantes representando organizações ambientais e duas nações indígenas abandonam o processo devido a:  preocupações com o acordo de cancelamento  falta de comprometimento dos governos Federal e Provincial  presença da Alcan e participantes de Kitimat (a comunidade costeira interessada) durante o processo

15 Abril 1998  Os participantes que permaneceram decidem:  estabelecer o Conselho do Manancial do Nechako  solicitar que o Conselho da Bacia do Fraser trabalhe com as organizações não-governamentais e as nações indígenas, discutindo seu possível retorno às negociações Maio 1998  Primeiro encontro do Conselho do Manancial do Nechako  Finalização dos Termos de Referência

16 Primeiro Ano  Tomadas iniciativas de educação e conscientização dos membros para melhorar a compreensão dos assuntos envolvidos  Treinamento dos membros em desenvolvimento de consenso  Preparo para participar no processo necessário à identificação de como um fundo de compensação pode ser melhor utilizado  Trabalhando para estabelecer financiamento a longo prazo para sustentar as atividades  Estabelecidas linhas de comunicação com organizações que optaram por não serem membros do Conselho

17 O Conselho do Manancial do Nechako – Objetivo  Assegurar a saúde do manancial e do rio Nechako a longo prazo  Assegurar os benefícios sociais, econômicos e culturais associados ao rio Nechako e ao seu manancial e as comunidades que deles dependem  Atender às necessidades da fauna e flora de todos os eco- sistemas do rio Nechako e seu manancial  Assegurar transparência, conscientização e envolvimento público no planejamento dos processos de tomada de decisão referentes ao rio Nechako e ao seu manacial

18 O Papel do Conselho da Bacia do Fraser no Nechako  Manter as pessoas juntas e conversando  Ajudar na resolução de disputas  Ajudar os participantes a encontrar um denominador comum e soluções potenciais Futuro  Existem ainda muitos problemas, inclusive a falta de participação de alguns dos interesses envolvidos  O Conselho da Bacia do Fraser continuará a trabalhar para trazer de volta ao processo interesses ausentes ou encontrar novas maneiras para que eles participem, no tratamento de assuntos referentes ao manancial  O Conselho da Bacia do Fraser está desempenhando um papel cada vez menor no Conselho do Manancial do Nechako que está se tornando mais auto suficiente

19 Iniciativas do Conselho da Bacia do Fraser Entulho gerado pela indústria madeireira  Desenvolvimento de uma nova estrutura de manejo e fontes financiadoras para gerenciamento dos entulhos de madeira dentro dos rios, que têm impacto na saúde do eco-sistema e na segurança dos seres humanos Manejo de Nutrientes  Desenvolvimento de um plano para manejo dos rejeitos agrícolas, de forma a atender às preocupações referentes à qualidade da água e habitat da vida aquática, e à viabilidade econômica das fazendas da região.

20 Manejo do Risco de Enchentes  Planejamento dos esforços para minimizar o potencial de danos provocados por enchentes ao longo do Baixo Fraser A Mina Britannia  Exploração de soluções potenciais para o assunto relacionado à drenagem ácida de mina associado com uma mina abandonada perto de Vancouver. Manejo de Cascalho  Coordenaçào do desenvolvimento de diretrizes para manejo de cascalho dentro dos rios e minimizar os impactos ambientais (isto é, dano ao habitat dos peixes)


Carregar ppt "Conselho da Bacia do Fraser  Organização governamental com fins não lucrativos.  Governo provê “financiamento de base”.  Capacidade para levantar fundos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google