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“DIA DA INTEGRAÇÃO” PARA NOVOS COLABORADORES Integração –1º Turma.

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Apresentação em tema: "“DIA DA INTEGRAÇÃO” PARA NOVOS COLABORADORES Integração –1º Turma."— Transcrição da apresentação:

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2 “DIA DA INTEGRAÇÃO” PARA NOVOS COLABORADORES Integração –1º Turma

3 “DIA DA INTEGRAÇÃO” PARA NOVOS COLABORADORES Integração –2º Turma

4 Palavra do Presidente Com a sua cooperação e de todos os profissionais que formam a Maringá Turismo, com elevado grau de treinamento, priorizando sempre a capacidade funcional, você estará crescendo pessoalmente na carreira e dentro da Empresa. Nosso cliente é o centro de nosso trabalho! Marcos Arbaitman

5 Festa dos 44 anos da Empresa Filial Porto Alegre Filial Curitiba

6 Histórico 86 Pontos de Atendimento 11 Agências, nas principais Cidades Brasileiras 420 Milhões de Reais em volume de negócios

7 Missão Nossa missão é ser a melhor consultoria de viagens de negócios, turismo, viagens de incentivo e eventos atuante no mercado brasileiro. Nosso compromisso é a qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes !

8 Somos uma empresa que estimula indivíduos, criando oportunidades com igualdade, comprometidos sempre com o desenvolvimento máximo do potencial de nossos profissionais. Estamos permanentemente engajados às ações sociais, visando à melhoria contínua do padrão de vida da comunidade e do Brasil. Compromisso

9 Nossos Profissionais! A eles atribuímos o nosso sucesso e a razão de ser da nossa empresa.São eles que permitem o crescimento de nossa empresa, com vistas na satisfação contínua dos clientes. Diferencial Competitivo:

10 44 anos de mercado; A Maior Agência de Viagens Nacional dedicada à área de Eventos e Viagens de Incentivos; 11 Filiais: São Paulo – Centro – Jardins – Santos - Campinas Rio de Janeiro – Rio de Janeiro Minas Gerais - Belo Horizonte Rio Grande Sul - Porto Alegre Paraná - Curitiba Aeroportos – Congonhas / Guarulhos / Porto Alegre / Brasília / Curitiba / Santos Dumont Pampulha / Confins / Galeão Filiais Aeroportos Pontos de Atendimento MG DF SP PR SC RS RJ

11 AMEM – Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior “Salvar uma criança é salvar toda a humanidade” Revitalização Revitalização de praças nos grandes centros urbanos Responsabilidade Social

12 Alguns de nossos Clientes Thyssen Krupp

13 Políticas de Recursos Humanos IGUALDADE E OPORTUNIDADE AVALIAÇÃO DE POTENCIAL A política da Maringá Turismo proporciona a todas as pessoas igualdade de oportunidade para o trabalho. E, havendo condições para promoções e transferências, será observado o mais alto critério de justiça, considerando-se a vida pregressa do colaborador bem como avaliação das potencialidades e habilidades atuais do colaborador.

14 Baseia-se nos seus conceitos de Missão, Visão e Valores. Mais do que qualquer outro fator, a experiência, as habilidades e as competências de nossos colaboradores decidirão o sucesso do Grupo no mercado. Políticas de Recursos Humanos Maringá Turismo

15 “ O Capital Humano é o principal instrumento de crescimento e riqueza dos países...tal como o capital financeiro e tecnológico,tem que ser redescoberto e renovado. Cada vez mais o sucesso de uma organização depende das capacidades dos indivíduos que a integra”. Belmiro de Azevedo Valorização do Capital Humano

16 Atração de Talentos Seleção por competências Gestão por Competência s Avaliação de Perfil e Competências Acompanhamento das Metas X Resultados Treinamento e desenvolvimento de talentos Retenção de Talentos Planejamento de carreira e sucessão Promoção / Realocação Remuneração e Benefícios Clima Organizacional Reconhecimento Ações formais e informais Resultados Organizacionais Diretrizes e Objetivos Estratégicos Planejamento Estratégico de Recursos Humanos

17 A Maringá Turismo prima por atrair profissionais que se motivem com um bom clima organizacional e grandes desafios. Atrair e selecionar pessoas, cujos sonhos e objetivos, sejam compatíveis com os objetivos da empresa, valorizando as diferenças, Políticas de Recrutamento e Seleção

18 Promoção de integração aos novos colaboradores transmitindo-lhes a missão, o propósito estratégico, os valores, as políticas, os principais processos e as áreas da empresa, facilitando sua adaptação ao novo ambiente de trabalho Integração para Novos Colaboradores

19 A Pesquisa de Clima Organizacional consiste em uma importante ferramenta de gestão, permitindo a Identificação do grau de satisfação e motivação das pessoas nas organizações. A aplicação e acompanhamento favorecem o desenvolvimento das habilidades e das competências organizacionais. Gestão do Clima Organizacional

20 A Avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. A avaliação de desempenho deve avaliar o passado, corrigir desvios no presente e definir ações para o futuro. O processo de avaliação de desempenho pressupõe que o desempenho de uma organização depende do desempenho de cada pessoa e da atuação dessa pessoa na equipe ou no grupo de trabalho. Avaliação de Desempenho

21 Objetivos Definição clara das principais atribuições, responsabilidades dos colaboradores e especificações de cada cargo; Formalização dos critérios e práticas de gestão de cargos, salários e carreiras na empresa. Estabelecimento de uma adequada hierarquização e racionalização na estrutura de cargos. Gestão de Cargos e Salários

22 O treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal com Objetivos: - Identificar as áreas onde as competências ou CHC (Capacidade, Habilidades e Conhecimento) das pessoas necessitem ser melhoradas com o intuito de atenderem aos requisitos das funções que ocupam; Contribuições - Aumento da produtividade -Aumento da Lucratividade Treinamento e Desenvolvimento

23 Promove o desenvolvimento continuo, através da abordagem de variados temas e ou questões relacionadas com as principais dificuldades naturais que o grupo de colaboradores enfrenta em seu dia-a-dia, como por exemplo: resolução de conflitos, relacionamento interpessoais, relacionamento com chefias, comunicação, etc Desenvolve a integração entre colaboradores, facilitando a percepção do colaborador para a importância do seu trabalho, contribuindo assim para o aumento da sua motivação. Projetos Motivacionais

24 Os processos de recompensar pessoas constituem elementos fundamentais para o incentivo e a motivação das pessoas na organização, tendo em vista de um lado, os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro lado, os objetivos individuais a serem satisfeitos. Sistemas de Recompensas e Incentivos

25 Objetivos Estimular as pessoas a mudarem seu estilo de vida, a adotarem hábitos mais saudáveis e a valorizarem a prevenção de doenças. Equilibro entre a saúde física, emocional, social, e intelectual dos funcionários. Segurança e Bem-Estar Qualidade de Vida e Bem- Estar

26 Conduta Ética A Maringá Turismo está comprometida com o fornecimento de um ambiente de trabalho de respeito mútuo. Para manter este compromisso se dedica a fornecer um ambiente de trabalho livre de discriminação. Para tanto agimos em conformidade com os Direitos Humanos e Legislação Aplicável. Isto significa que não permitimos condutas que criem um ambiente de trabalho ofensivo ou intimidador

27 Processo consciente ou intuitivo que nos ajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto. É a predisposição habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem”. (Marilena Chauí) Conduta Ética

28 Imparcialidade: É uma qualidade tão importante que assume as características do dever, pois se destina a se contrapor aos preconceitos, a reagir contra os mitos (em nossa época dinheiro, técnica, sexo...), a defender os verdadeiros valores sociais e éticos, assumindo principalmente uma posição justa nas situações que terá que enfrentar. Para ser justo é preciso ser imparcial, logo a justiça depende muito da imparcialidade. Otimismo: Em face das perspectivas das sociedades modernas, o profissional precisa e deve ser otimista, para acreditar na capacidade de realização da pessoa humana, no poder do desenvolvimento, enfrentando o futuro com energia e bom-humor. Do relacionamento com o cliente: Nas relações profissionais que mantiver com seu cliente, você deve: Observar a legislação vigente, especialmente no que tange aos direitos do consumidor; Atender o cliente de acordo com o real interesse e exigência deste, de forma técnica apropriada e exeqüível, orientando sua escolha e salientando as respectivas características do serviço prestado; Evitar a disputa de prestação de serviços profissionais, mediante aviltamento de honorários ou concorrência desleal. Conduta Ética

29 O senso de responsabilidade é o elemento fundamental da empregabilidade. Sem responsabilidade a pessoa não pode demonstrar lealdade, nem espírito de iniciativa [...]. Uma pessoa que se sinta responsável pelos resultados da equipe terá maior probabilidade de agir de maneira mais favorável aos interesses da equipe e de seus clientes, dentro e fora da organização [...]. A consciência de que se possui uma influência real constitui uma experiência pessoal muito importante. Conduta Ética

30 Comunicação Interna Nossa comunicação uns com os outros e com outras pessoas, incluindo clientes, deve ser sempre profissional e cortês. Ser rude ou ofensivo com colegas, clientes ou terceiros nunca será aceitável.

31 Confidencialidade É muito importante no andamento de nossos trabalhos e dever de todos os colaboradores, que seja mantida a ética e o sigilo sobre informações internas e de clientes da empresa.

32 Materiais, Equipamentos e Instalações Fornecemos equipamentos e materiais de trabalho que Ficarão sob responsabilidade de quem os receber. Utilize-os de maneira correta! Destacamos que eventuais prejuízos a equipamentos e instalações, quer por negligência ou uso indevido, a Maringá será Forçada a cobrar do responsável. Não é permitida a saída de qualquer equipamento, material ou pertences de propriedade da Maringá Turismo sem a devida autorização prévia.

33 Qualidade e Prestação de Serviços A ocorrência de erros na prestação dos serviços causada pela falta de atenção ou desleixo na execução das funções designadas, que venham causar prejuízos para a Maringá Turismo por imprudência, imperícia ou negligência, será passível de descontos nos vencimentos do colaborador responsável, correspondente ao prejuízo causado.

34 Organização das Dependências de Trabalho Mantenha a mesa limpa, organizada e no final do expediente desligue o computador, impressora e eletrônicos em geral, certifique-se que as janelas próximas estejam fechadas e guarde os documentos confidenciais em gavetas que de preferência possam ser trancadas.

35 Ligações Particulares Evite efetuar Ligações Particulares exceto em casos de emergência plenamente justificadas. Para Segurança e Qualidade nos Serviços Prestados pela Empresa, todas as ligações são gravadas.

36 Fumo Não permitimos a qualquer colaborador, fumar em qualquer uma das dependências da empresa! Essa norma visa aperfeiçoar as condições de trabalho e bem estar na preservação da saúde.

37 Política de Uso de e Softwares O acesso a Internet dentro da empresa é disponibilizado para os colaboradores para que seja utilizada de forma correta e consciente. Ela ajuda a realizar algumas atividades, dando subsídios para que nosso trabalho possa sempre ser aperfeiçoado. Portanto, quando ela é utilizada indevidamente, causa transtornos para empresa, congestiona a rede de computadores e põem em risco a integridade dos dados, abrindo o canal de comunicação para introdução De vírus de computador. Por isso todo cuidado é pouco! Utilize a internet apenas para conteúdos profissionais e não acessem sites sem esse propósito. Todos nós somos monitorados pela Informática diariamente e nossos acessos são controlados e registrados em softwares apropriados. Não se exponha!

38 Atualização de Cadastro Você deve comunicar por escrito à área de Recursos Humanos as alterações de estado civil, endereço residencial, telefone, celular, dependentes, escolaridade e demais informações pertinentes.

39 Segurança no Trabalho Você deve evitar, bem como auxiliar para que dentro da Empresa sejam eliminados os atos e condições inseguras que causam riscos para nossa integridade física, saúde e para os bens materiais existentes nos locais de trabalho. Todo o trabalho exige cuidados para ser executado, mesmo que o ambiente não apresente riscos tão visíveis. Vale ressaltar que acidentes não acontecem somente com os outros e por acaso. Acidentes podem ser provocados por negligência, distração, imprudência, etc. A sua contribuição é muito importante, levando para o setor de Recursos Humanos informações e sugestões que visem melhorar a segurança no trabalho.

40 Regulamento Interno de Trabalho APRESENTAÇÃO PESSOAL: CRACHÁS: Todos os colaboradores da Maringá Turismo receberão um crachá com sua fotografia e um número pessoal (Registro). Os crachás deverão ser portados com o lado da foto visível o tempo todo nas instalações da empresa e durante o trabalho em postos. Na hipótese de perda ou roubo do crachá deverá ser comunicado imediatamente ao Setor de Recursos Humanos.

41 Nosso regulamento requer durante a semana o traje social ou uniforme (fornecido pela Maringá Turismo), conforme orientações fornecidas pela área de RH. Por mera liberalidade, nas sextas-feiras admite-se a descontração e não é necessário usar uniforme, salvo eventual exigência do cliente. Recomendamos atenção para não ocorrer exageros na descontração das sexta- feiras. Vestuário

42 Freqüência e Pontualidade O horário de expediente padrão é das 8h30 às 18h30. Para estagiários: das 8h30 às 17h30. O intervalo para almoço é de 72 minutos. O intervalo para almoço de Estagiários é de 60 minutos. Os horários definidos devem ser rigorosamente cumpridos para a eficiência de seu trabalho e demais operações da Maringá Turismo. Não há tolerância para atrasos ou faltas e você sofrerá os descontos e até punição disciplinar, se não houver justificativa aceitável para seus eventuais atrasos ou faltas Sempre que, por algum motivo, você atrasar ou não puder apresentar-se ao trabalho, é fundamental e obrigatório que você comunique o Gestor de sua área e o RH.

43 O registro de ponto eletrônico deve ser efetuado sempre: No início do expediente Na saída para almoço No retorno do almoço No término do expediente No atraso para início do expediente por motivo particular justificado (ex.: ida ao médico) Na saída antecipada por motivo particular também justificado. Marcação do Ponto ATENÇÃO! O registro do ponto não deve ocorrer com antecedência superior a 15 minutos do término do expediente e não deve ultrapassar 15 minutos do término do expediente.

44 Atestados Médicos e Horas Extraordinárias Atestados Médicos: Os atestados médicos deverão ser encaminhados ao departamento de recursos humanos após consulta médica, com assinatura do superior constando no verso nome e matrícula do colaborador. Horas Extraordinárias: A Maringá Turismo não permite o trabalho em regime de Horas Extras, a não ser em casos de excepcional necessidade, visto os custos envolvidos e a legislação vigente. Mesmo assim, as Horas Extraordinárias devem ser previamente autorizadas pela Diretoria da área, através de para o Departamento de Recursos Humanos. Horas Extraordinárias não autorizadas previamente, não serão reconhecidas.

45 Direitos dos Colaboradores Salário: O pagamento salarial é efetuado todo dia 5 de cada mês, pago no primeiro dia útil anterior a este dia, se o mesmo coincidir com um dia não útil. Férias: Após 12 meses de trabalho você terá direito ao gozo de um período de férias. As férias são concedidas a critério da empresa, atendendo na medida do possível a preferência do colaborador. 13º Salário: Gratificação de salário garantida pela Constituição.

46 Ausências Legais Licença Médica Em caso de doença ou evento que impossibilite a presença do colaborador na empresa excedente a 15 dias, o colaborador será submetido aos seguintes procedimentos: Os primeiros 15 dias de afastamento ocorrem mediante apresentação do atestado médico fornecido pelo INSS ou pelo médico credenciado pela Assistência Médica. A partir do 16º dia a empresa dará entrada ao processo de afastamento junto ao INSS. O pedido de licença deve ser entregue à empresa no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a partir da data do primeiro atestado.

47 Ausências Legais Licença Maternidade A colaboradora deverá apresentar o exame laboratorial assim que constatar sua gravidez. O período de licença corresponde a 120 dias a partir do afastamento, o qual deverá ocorrer até 28 dias antes da data prevista para o parto. Antes do afastamento oficial a colaboradora deverá apresentar o atestado médico. Licença Paternidade Os colaboradores terão direito a 5 dias de licença no caso de nascimento de filho (a)

48 Ausências Legais Casamento Os colaboradores com núpcias previstas tem direito a até 03 dias consecutivos de sua licença. A certidão deverá ser apresentada no prazo máximo de 05 dias úteis. Falecimento Até 2 dias consecutivos em virtude de falecimento do cônjuge, ascendente (pais, avós), descendente (filhos, netos), irmão ou pessoa que vivia sob dependência econômica do colaborador.

49 Vale- Refeição É um cartão-benefício desenvolvido para que todos os trabalhadores possam, com muito mais praticidade e segurança, realizar o pagamento de suas refeições em restaurantes, lanchonetes e similares. O valor do benefício é disponibilizado mensalmente e, conforme a utilização, o saldo é gradualmente descontado. O saldo remanescente é acumulado para o mês seguinte. Em caso de perda ou roubo, entre em contato com o RH. Benefícios

50 Regra de desconto aplicada aos usuários de Vale Transporte; o desconto de 6% do valor do salário bruto ou o valor da cota integral (sempre será descontado em folha o menor valor); Vale-Transporte

51 Este benefício é opcional. A Maringá contribui com uma parte do valor do plano escolhido. O desconto segue o mesmo padrão do colaborador/titular, porém com os dependentes legais filhos a Maringá não participa do custeio e o colaborador assume 100% do plano escolhido, respeitando o mesmo plano do Colaborador/Titular. A carteirinha do plano escolhido leva em média 10 dias corridos para ser entregue. Outro fator importante seria sobre as carências: O novo colaborador admitido fazendo adesão ao plano até 30 dias da admissão, entra no plano sem carências; ou seja “carências zero”, agora caso faça adesão após 30 dias de sua admissão na empresa, terá sofrer uma série de carências impostas pelo contrato do nosso plano. Para inclusões de marido/esposa ou filhos recém-nascidos: Tendo em mãos certidão de casamento ou nascimento, o colaborador deverá enviar duas copias simples para o responsável no RH, mencionando o desejo de inclusão no plano de saúde, respeitando também; este envio deverá ser até 30 dias após o casamento/nascimento assim evitando a inclusão com carências. Cancelamento do plano titular ou dependentes: Deverá ser feito através de para o responsável no RH; lembramos que caso queira retornar terá que enfrentar uma série de carências. Assistência Médica

52 Assistência Odontológica Para este benefício; a contribuição da Maringá será de R$ 10,00 para qualquer plano escolhido pelo “Colaborador Titular”. Caso tenha dependente o custo será 100% e no mesmo plano do colaborador/titular, poderá ser aplicado o desconto somente no colaborador Titular. São 3 tipos de planos com os valores apresentados que são descontados em folha de pagamento

53 Os funcionários da Maringá Turismo podem contar com muitas vantagens no seu Convênio Farmacêutico Droga Raia e Farmalife. Compra de Medicamentos

54 Empréstimo Consignado A Maringá Turismo oferece uma linha de crédito consignado em folha de pagamento. O crédito é realizado em parceria com o Banco do Brasil Taxas e Prazos de Pagamento Diferenciados Somente para Colaboradores Efetivos e Regidos pela CLT após 7º Mês de Permanência na Empresa

55 Para Dúvidas e Esclarecimentos envie um para o Dep 粨 rtamento de Recursos Humanos: ACESSE O PORTAL DO RECURSOS HUMANOS!! Departamento de Recursos Humanos.

56 Portal Recursos Humanos

57 Portal Maringá Turismo – Institucional

58 Envolver os colaboradores nas decisões, pois não podem ser apenas comunicadas; Investir nas pessoas, educando-as e treinando-as continuamente; Contemplá-las de forma financeira, social e psicológica para que realizem suas metas; Desenvolver os líderes buscando aprimorar os processos de feedback, promovendo assim o bom relacionamento entre os membros de sua equipe; Departamento de Recursos Humanos Maringá Turismo Missões do Departamento de RH


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