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Compras Sustentáveis: o Papel do Setor Empresarial Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Brasília – 28/08/2014.

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1 Compras Sustentáveis: o Papel do Setor Empresarial Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Brasília – 28/08/2014

2 Associação civil sem fins lucrativos criada em 1997 para promover o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no país. Quem somos Representa o Brasil na rede do World Business Council for Sustainable Development

3 Tem hoje 70 empresas associadas que respondem por: 40% do PIB 1 milhão de empregos Associadas

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5 Atuação Executiva Compras Sustentáveis Empresas Pioneiras em Relato Agricultura Sustentável

6 A transformação do setor empresarial Respeito às leis e competição com integridade Filantropia corporativa e parcerias com ONGs Integração da sustentabili- dade na estratégia central da empresa Refletir a sustentabilidade no gerenciamento de risco (governança) Mudança real e proativa das regras de jogo (políticas públicas) CEBDS

7 Compras Públicas Sustentáveis Compras Governamentais Movimentou, direta ou indiretamente, quase 15% do PIB nacional em 2012 Compras Sustentáveis Governamentais Atualização da lei 8.666/1993  “A licitação destina-se a (...) promoção do desenvolvimento nacional sustentável...” Em 2012, as compras sustentáveis representaram 0,1% do total Mudança de legislação nitidamente subaproveitada Grande potencial de impacto para mudança no setor privado e na sociedade

8 Compras Públicas Sustentáveis Compras Governamentais Movimentou, direta ou indiretamente, quase 15% do PIB nacional em 2012 Compras Sustentáveis Governamentais Atualização da lei 8.666/1993  “A licitação destina-se a (...) promoção do desenvolvimento nacional sustentável...” Em 2012, as compras sustentáveis representaram 0,1% do total Mudança de legislação nitidamente subaproveitada Grande potencial de impacto para mudança no setor privado e na sociedade Identificar gaps na atual legislação (ex: como incorporar um selo como o FSC, que não tem contraparte nacional, em uma licitação?) Aumentar a comunicação e a educação sobre a lei Envolver o setor empresarial no debate  subsídios técnicos e operacionais de melhores práticas de gestão e produtos comprados

9 Compras Sustentáveis Envolver o setor empresarial no debate  subsídios técnicos e operacionais de melhores práticas de gestão e produtos comprados Qual o interesse do setor empresarial em compras sustentáveis?

10 Exemplo A Mattel é a maior fabricante de brinquedos do mundo, com renda de cerca de $5,97bi em 2007 Emprega, atualmente, 28 mil funcionários diretamente e tem fábricas de bonecos a videogames em todo o mundo Contudo, em agosto 2007, um recall de quase um milhão de bonecos, devido potencial risco de contaminação das crianças por chumbo O recall custou cerca de $110mi em custos logísticos e de comunicação De agosto a dezembro de 2007, as ações da empresa caíram 18% Em novembro de 2007, foi indiciada criminalmente pelo governo americano, acordando em pagar multa de $2,3mi Ao analisar o caso, a empresa constatou que a falha havia sido ocorrida por duas fornecedoras indiretas (Tier 2) de tinta vermelha, localizadas na China

11 Impacto Prático dos Fornecedores Custos Dificuldade de otimização de processo de terceiros Serviços aquém da qualidade esperada Riscos Rastreabilidade das ações/compliance de terceiros Associação com marca desprestigiada Operação Emissões de GEE, uso de água/materiais podem ser maiores fora da própria fábrica, considerando o ciclo de vida

12 Gestão de Fornecedores Convencional Fornecedor(es) Homologado(s) Fornecedor C Fornecedor B Fornecedor A Categoria XCategoria YCategoria Z... Tomada de preços Compra

13 Gestão de Fornecedores com Critérios de Sustentabilidade Fornecedor(es) Homologado(s) Fornecedor C Fornecedor B Fornecedor A Categoria XCategoria YCategoria Z... Tomada de preços Compra Critérios de Sustentabilidade (além de compliance) Sugestão de critérios por categoria Revisão periódica de indicadores de sustentabilidade em conjunto (Painel de stakeholders)

14 Manual de Compras Sustentáveis

15 Racional do Manual Matriz de Materialidade

16 Racional do Manual Perguntas baseadas na materialidade e nos itens a serem adquiridos (+ de 160 perguntas frequentes já são indicadas)

17 Racional do Manual Respostas dos fornecedores (Sim/Não, Quantitativas, Qualitativas)

18 Racional do Manual Resultados comparativos de maturidade em Reputação, Eficiência e Risco

19 Racional do Manual Resultados comparativos de maturidade em Reputação, Eficiência e Risco

20 Racional do Manual Especificação por Item Material...

21 Racional do Manual...e por fornecedor

22 Impacto Operacional dos Fornecedores Custos Dificuldade de otimização de processo de terceiros Serviços aquém da qualidade esperada Riscos Rastreabilidade das ações/compliance de terceiros Associação com marca desprestigiada Impacto Emissões de GEE, uso de água/materiais podem ser maiores fora da própria fábrica, considerando o ciclo de vida EFICIÊNCIAREPUTAÇÃO CONTINUIDADE COMPETITIVIDADE

23 “Em 2050, seremos 226 milhões de brasileiros, vivendo bem e respeitando os limites do planeta.” Soluções empresariais para um mundo sustentável

24 Fernando Malta (21)


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