A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Administração Pública no Século XXI: Novas Tendências e Novas Perspectivas Gerenciais ANA PAULA LUCENA Ma. Administração Pública.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Administração Pública no Século XXI: Novas Tendências e Novas Perspectivas Gerenciais ANA PAULA LUCENA Ma. Administração Pública."— Transcrição da apresentação:

1 A Administração Pública no Século XXI: Novas Tendências e Novas Perspectivas Gerenciais ANA PAULA LUCENA Ma. Administração Pública

2 Me ajudem a cantar... Recordo com saudades seus encantos mercedita perfumada flor bonita me lembro que uma vez a conheci no campo muito longe numa tarde hoje só ficou saudade desse amor que se desfez Refrão: e assim nasceu, o nosso querer com ilusão, com muita fé mas eu não sei, porque essa flor deixou-me dor e solidão Ela se foi, com outro amor e assim me fez, compreender o que é querer o que é sofrer porque te dei meu coração E o tempo vai passando e as campinas verdejando e a saudade só ficando dentro do meu coração Mas apesar do tempo, ja passados mercedita sua lembrança palpita na minha triste canção

3 O que é Administração Pública? A Administração Pública é um conjunto de órgãos e de servidores que, mantidos com recursos públicos, são encarregados de decidir e implementar as normas necessárias ao bem-estar social e das ações necessárias à gestão da coisa pública.

4 EVOLUÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA-BRASIL

5 PATRIMONIALISMO Prevaleceu no período dos estados absolutistas, século XVIII. Liderança política não distingue o patrimônio público do privado. Considerado uma privatização do Estado para seu príncipe e seus nobres. O que mais marcou o Patrimonialismo?

6

7 BUROCRACIA – após ª Reforma Administrativa – Criação do DASP – Departamento Administrativo de Serviços Públicos (1936); Repreender a Corrupção e Nepotismo; Necessidade de separação do Público do Privado; Poder no Escritório e não Pessoas; Princípios básicos: impessoalidade, a hierarquia funcional, a ideia de carreira pública e a profissionalização do servidor ; Baseado no formalismo, normas e rigidez de procedimentos e padronização dos serviços; Otimização dos recursos, preocupados com a eficiência e não a eficácia.

8

9 Vídeo burocracia

10 GERENCIAL – surgiu metade do século XX O foco da administração gerencial é o aumento da qualidade dos serviços e a redução dos custos. 2ª Reforma do Estado – Decreto Lei nº 200/67. Objetivando Desburocratização e Descentralização. Crise inflacionária – 1990, inflação quase 2.000%aa Impeachment – Fernando Collor de Melo 3ª Reforma administrativa – FHC

11 NOVA GESTÃO PUBLICA Surge novas tendências em busca de resultados Planejamento; Maior autonomia gerencial; Elaboração de indicadores de desempenho e, Avaliação dos resultados obtidos.

12

13 NOVA GESTÃO PÚBLICA Gestão voltada para resultados Foco no cidadão – usuário/cliente Contrato de Gestão Administração descentralizada Gestão com base nos princípios de qualidade Adoção de mecanismo de controle social

14

15 Um dos modelos de Gestão que é referencia no BRASIL Vídeo Choque de Gestão

16 O que podemos fazer em prol da Administração Pública Brasileira? Nos prepararmos para esse imenso leque de oportunidade profissional.

17 Vídeo

18 OBRIGADA!


Carregar ppt "A Administração Pública no Século XXI: Novas Tendências e Novas Perspectivas Gerenciais ANA PAULA LUCENA Ma. Administração Pública."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google