A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Futuro do Conjuntivo Parte I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Futuro do Conjuntivo Parte I"— Transcrição da apresentação:

1 O Futuro do Conjuntivo Parte I
Como usá-lo na língua portuguesa?

2 O que é o Futuro do Conjuntivo?
O Futuro do Conjuntivo ou do Subjuntivo (como também é conhecido) tem imensa vitalidade na língua portuguesa, tanto em Portugal como no Brasil. Na língua espanhola também existe, mas há muito tempo que não se usa. Somente é possível vê-lo em frases muito particulares.

3 E no português, como é que é?
Bom, tenho a certeza que muitos de vocês já ouviram expressões do género: Até amanhã se Deus quiser! Quando eu for lá. Então, podemos ver que ele é muito usado na nossa língua portuguesa.

4 Como se forma??? O seu uso é muito simples. Nós formamo-lo com a seguinte regra: Vamos à terceira pessoa do plural dos verbos no Passado Simples do Indicativo e retiramos a terminação: -am. Exemplos: Eles foram ---- am for (esta é a raiz no verbo com a qual vamos trabalhar no Futuro do Conjuntivo)

5 Aqui nós temos então… SER Ter Fazer dizer comprar Eu for tiver fizer
disser Tu fores tiveres fizeres disseres comprares Você for Nós formos tivermos fizermos dissermos comprarmos Vocês forem tiverem fizerem disserem comprarem As terminações a vermelho são as únicas neste tempo. Não há verbos irregulares.

6 Quando podemos usá-lo Regra:
Usamos o FUTURO DO CONJUNTIVO depois de determinadas conjunções ou locuções para expressar uma ação no futuro. Elas são: Assim que; Quando; Logo que; Faz como; Enquanto; conforme; Sempre que; Se (em certos casos) Todas as vezes que à medida que…

7 Exercícios: 1) Conjugue os seguintes verbos: falar; construir; beber; descer; repor; manter; vir; ver etc;

8 FIM Muito obrigado Marisa Valente


Carregar ppt "O Futuro do Conjuntivo Parte I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google