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A única associação que representa no nosso país exclusivamente os anunciantes, sendo membro: WFA, EAT, IAA, CAEM, ICAP, APCT,... Os associados da APAN.

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2 A única associação que representa no nosso país exclusivamente os anunciantes, sendo membro: WFA, EAT, IAA, CAEM, ICAP, APCT,... Os associados da APAN representam, no seu conjunto: cerca de 75 % do invest. publicitário cerca de postos de trabalho cerca de milhões c. em vendas

3 7ª Congresso A P O D E M O “Em Busca da Pirâmide de Cristal” NOV’2000

4 “Os estudos de mercado serão das áreas mais afectadas na nova economia” Luís Queirós XIII J.T. APAN recolha processamento distribuição

5 “A publicidade na internet será mais do tipo e-merchandising do que publicidade institucional A ideia é desencadear acções imediatas” Luís Queirós XIII J.T. APAN Quem são: agentes fundamentais actores relevantes personalidades orientadoras

6 Media tradicionais Identificadas e convencionadas as unidades de medição Novos Media Muita análise e debate sobre aspectos técnicos... mas é Muita análise e debate sobre aspectos técnicos... mas é indispensável entender qual o real valor acrescentado qual o retorno efectivo para os investimentos

7 Questionar em que fase da evolução estamos 1. Inquietar os seus agentes actores orientadores 2. Que perspectivas se desenham 3. Quem se dispõe a incentivar troca de dados, de experiências e de informações credíveis, claras e objectivas Novas tecnologias

8 O research assume agora uma importância maior e mais importante do que alguma teve antes. O research é agora determinante O empirismo e a fé estão cada vez mais subordinados à objectividade da informação Novas tecnologias

9 O elemento mais relevante para o marketing relacional. Fundamental conhecer o perfil do destinatário (conteúdos; propostas) os horários mais relevantes (probabilidade de contacto) mas também os mais generalizados equipamentos (velocidade) software (browsers) Novas tecnologias

10 Dados só possíveis com um research adequado, de ampla credibilidade, baseado em unidades de medição convencionadas, reconhecidas e aceites por todos. Na realidade há conhecer quantos são os reais utilizadores regulares. Novas tecnologias

11 Os dados quantitativos são um elemento importante e a regularidade da sua disponibilização deve ser adequada às necessidades do mercado, a espaços de curta duração. Haverá que saber (EM TEMPO ÚTIL) quantos são os reais interessados que consultam páginas e usam ligações a outras páginas (e a quais). Mas... Novas tecnologias

12 Mas... essa informação não é suficiente. É fundamental saber quem são esses visitantes, onde estão, o que preferem, que desejos têm, quais as suas necessidades e ambições. Só assim se poderá entender o real valor acrescentado para a comunicação comercial e publicitária. Novas tecnologias

13 Uma adivinha... Quem tem condições para apurar esses dados, essas informações, esses (e outros) elementos indispensáveis ao planeamento e às decisões de investimento publicitário ? Sinto que acertaram ! APODEMO São de facto os membros da APODEMO Novas tecnologias

14 As chamadas novas tecnologias implicam: Novos conteúdos Mensagens curtas e claras Propostas credíveis e aceitáveis Os novos media só serão bem aceites pelos anunciantes se forem encontradas formas e métodos de avaliação da sua eficácia que sejam reconhecidos, credíveis, homogéneos. Novas tecnologias

15 FASTEUROPE Não é acidental a criação de uma entidade congregando os maiores anunciantes e agências - e as suas estruturas internacionais, e várias outras entidades: o FASTEUROPE ESOMAR A atenção da ESOMAR e outras organizações sobre os chamados ‘new media’ tão pouco é circunstancial. Códigos de Boas Práticas A organização política e administrativa europeia incentiva o desenvolvimento de Códigos de Boas Práticas nesta área. Novas tecnologias

16 A responsabilidade dos institutos de research e dos seus profissionais é enorme. Cabe assumir essa responsabilidade – que afinal interessa a todos. A qualidade do seu desempenho é fundamental Novas tecnologias

17 Como é também a das entidades a quem cabe acompanhar esses institutos e junto deles representar o sentir do mercado e com eles colaborar para melhoria sistemática do seu trabalho desenvolvimento de métodos eficazes despistagem de dificuldades actualização de técnicas busca de soluções consensuais encontrar esquemas de medição razoáveis Novas tecnologias

18 Dados quantitativos Dados qualitativos Disponibilizar informação em tempo útil Credibilização da informação disponível Unidades de medição convencionadas, harmonizadas e consensuais Sistemas abertos e auditáveis Novas tecnologias

19 GRATO

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