A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concurso Nacional KIT DO MAR 2014 Um Olhar sobre a Plataforma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concurso Nacional KIT DO MAR 2014 Um Olhar sobre a Plataforma."— Transcrição da apresentação:

1 Concurso Nacional KIT DO MAR 2014 Um Olhar sobre a Plataforma

2 Equipa - Os Plataforma Os Plataforma GRUPO 1 Ana Rita Catarina Fouto Eduardo Salvadinha Mariana Sousa Soraia Oliveira GRUPO 2 Cátia Reis Daniel Barroca João Plácido Rita Chaves Tetyana Chornenka GRUPO 3 Jaime Morujo Jerónimo Duarte Frederico David Campos Pedro Fialho Profª Maria dos Anjos Tomaz O pepino do mar reduz a acidificação da água? – um exemplar da costa Na profundidade da Plataforma: Peixes abissais - Cetichthys indagator, um exemplo. Extensão da Plataforma Continental Portuguesa – mais recursos?

3 Apresentação

4 1- Pesquisa da Extensão da plataforma Estamos a estudar os recursos naturais … o que existe no fundo do mar português?? O fundo do mar português… começa …ora deixa cá ver!! onde ???

5 Conceitos: - geológico; - jurídico. … uma ordem jurídica para os mares e oceanos (...) que promova os usos pacíficos (...), a utilização equitativa e eficiente de seus recursos, a conservação dos recursos vivos e o estudo, a proteção e a preservação do meio marinho (...).“ (CNUDM, 1982, Preâmbulo (Fonte:

6 Fonte:

7 Recursos oceânicos: - Minerais; - Energéticos; - Genéticos. Fonte:

8 Investigação: - Navio oceanográfico; - Meios tecnológicos; - ROV.

9 (Fonte:

10 Construção de uma maquete

11 2- Atividade Experimental Holothuria forskali – uma espécie da costa portuguesa Colocámos um pepino do mar recolhido na costa no aquário de água salgada no laboratório. No dia a seguir a esta instalação, a maior parte dos seres vivos estava morta e a água estava escura. É preciso saber mais sobre os pepinos do mar. Pesquisámos:

12 Descobrimos: Construímos uma atividade experimental : - Os pepinos do mar contribuem para reduzir a acidificação da água do mar?

13 Resultados da atividade experimental DIAS Aquário 1 (com holotúria) Aquário 2 (sem holotúria) pHTemperaturapHTemperatura 1º dia º dia7186 3º dia º dia º dia7187 6º dia

14 Intepretação da atividade experimental… Há diferenças do pH num aquário comparativamente com o outro. No aquário 2 (sem o holotúria) a água manteve sempre pH 6 (ácido). No aquário 1 (com o holotúria) a água apresentou valores de pH de 7. Os pepinos quando se alimentam, ingerem partículas orgânicas juntamente com areia (Carbonato de cálcio). Ao desdobrar a composição química deste mineral contribuem para reduzir a acidez da água do mar. Não podemos generalizar. É preciso repetir a experiência, colocar mais seres vivos, utilizar um aquário maior. … é possível observar no fundo do aquário os dejetos do animal.

15 3- Pesquisa sobre a profundidade da Plataforma - os peixes abissais Os peixes de profundidade vivem em condições extremas de falta de luz, grande pressão e pouco alimento. Desenvolvem caraterísticas especiais de forma a sobreviverem nestes ambientes. Adaptações:

16 Cetichthys indagator, um exemplo português para lá da plataforma… Foi descoberto pela primeira vez no Atlântico Norte, entre a ilha da Madeira e o Algarve um raro peixe abissal, que vive a mais de 1000 metros de profundidade - Cetichthys indagator

17 Produto da pesquisa…

18 Mensagem Final Compreendemos que temos uma área imensa ainda por descobrir, maior do que aquela que pensávamos… e que nesta área, Portugal tem o direito e o dever de a gerir sustentavelmente e quem sabe?… se voltando-nos mais para o mar, o nosso potencial económico um dia aumentará … O mar é um legado para as gerações futuras…

19 Bibliografia/Webgrafia ironment/l66053_pt.htm corais-diz-pesquisa.html Dias, J. A. (2003). Portugal e o Mar. Importância da Oceanografia para Portugal. Faro. Universidade do Algarve. Dossier KIT DO MAR. Cascais Atlântico (2009). Morgado, F. et al. (2008). Mergulho e Fauna Subaquáticas das Ilhas Berlengas. Edições Afrontamento. Universidade de Aveiro. Farinha, N. & Correia, F. (2005). Mar de Cascais. CMC. ZIBA, Guia litoral. Cascais Atlântico (2008).

20 Agradecimentos Drª Fátima Gil do Aquário Vasco da Gama. Comandante Moreira Pinto do Agrupamento de Navios Hidrográficos. Prof. Fernando Rolo da ESFGA (Coordenador do EcoLAb). Prof. David Sousa (Diretor da ESFGA). Prof. António Tomaz (ESFD). Aos nossos pais.


Carregar ppt "Concurso Nacional KIT DO MAR 2014 Um Olhar sobre a Plataforma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google