A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- - - SLOGAN OBJETIVO Desenvolver competências para: A construção de objetos tecnológicos A resolução colaborativa de problemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- - - SLOGAN OBJETIVO Desenvolver competências para: A construção de objetos tecnológicos A resolução colaborativa de problemas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7 SLOGAN

8 OBJETIVO Desenvolver competências para:
A construção de objetos tecnológicos A resolução colaborativa de problemas Argumentar, comunicar, modelar, representar Realizar operações Explicar fenômenos Educa para o convívio, para a invenção, para a lógica... Educa para a vida PÚBLICO-ALVO Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

9 Resultado: fortalecimento da motivação de aprendizagem dos alunos
Educa para o convívio, para a invenção, para a lógica... Educa para a vida Manipulação de objetos concretos na abordagem de aprender fazendo; Atividades lúdicas voltadas às áreas de conhecimento, especialmente, das ciências e matemática Resultado: fortalecimento da motivação de aprendizagem dos alunos

10 MATERIAL IMPRESSO O material impresso do aluno é consumível e está organizado em fascículos que orientam as atividades desenvolvidas em sala de aula. Cada fascículo tem 2 aulas, e cada ano escolar possui 8 fascículos. As aulas estão organizadas em 4 momentos: conectar, construir, analisar e continuar. Em todas as aulas é realizada uma montagem com o conjunto LEGO®. PLATAFORMAS DIGITAIS Cada aluno recebe um cartão QR Code para ter acesso aos conteúdos digitais e para que possam registrar suas produções e atividades. Nesses ambientes os alunos têm acesso a guias de montagem dos kits, desafios em forma de quiz e áreas para interação com os professores e com os colegas. Eles podem ainda, por meio de fotografias, registrar os resultados de suas produções para a construção de um portfólio. CONJUNTO LEARN TO LEARN Conjunto de peças LEGO® que cada aluno de 1º ao 5º ano recebe para desenvolver atividades em casa com os pais e colegas. O objetivo desse material é ampliar as ações com os conjuntos LEGO® para além da sala de aula.

11 O material impresso do aluno é consumível e está organizado em fascículos que orientam as atividades desenvolvidas em sala de aula. Cada fascículo tem 2 aulas, e cada ano escolar possui 8 fascículos. As aulas estão organizadas em 4 momentos: conectar, construir, analisar e continuar. Em todas as aulas é realizada uma montagem com o conjunto LEGO®. MATERIAL IMPRESSO O material impresso do aluno é consumível e está organizado em fascículos que orientam as atividades desenvolvidas em sala de aula. Cada fascículo tem 2 aulas, e cada ano escolar possui 8 fascículos. As aulas estão organizadas em 4 momentos: conectar, construir, analisar e continuar. Em todas as aulas é realizada uma montagem com o conjunto LEGO®. PLATAFORMAS DIGITAIS Cada aluno recebe um cartão QR Code para ter acesso aos conteúdos digitais e para que possam registrar suas produções e atividades. Nesses ambientes os alunos têm acesso a guias de montagem dos kits, desafios em forma de quiz e áreas para interação com os professores e com os colegas. Eles podem ainda, por meio de fotografias, registrar os resultados de suas produções para a construção de um portfólio. CONJUNTO LEARN TO LEARN Conjunto de peças LEGO® que cada aluno de 1º ao 5º ano recebe para desenvolver atividades em casa com os pais e colegas. O objetivo desse material é ampliar as ações com os conjuntos LEGO® para além da sala de aula.

12 Cada aluno recebe um cartão QR Code para ter acesso aos conteúdos digitais e para que possam registrar suas produções e atividades. Nesses ambientes os alunos têm acesso a guias de montagem dos kits, desafios em forma de quiz e áreas para interação com os professores e com os colegas. Eles podem ainda, por meio de fotografias, registrar os resultados de suas produções para a construção de um portfólio. MATERIAL IMPRESSO O material impresso do aluno é consumível e está organizado em fascículos que orientam as atividades desenvolvidas em sala de aula. Cada fascículo tem 2 aulas, e cada ano escolar possui 8 fascículos. As aulas estão organizadas em 4 momentos: conectar, construir, analisar e continuar. Em todas as aulas é realizada uma montagem com o conjunto LEGO®. PLATAFORMAS DIGITAIS Cada aluno recebe um cartão QR Code para ter acesso aos conteúdos digitais e para que possam registrar suas produções e atividades. Nesses ambientes os alunos têm acesso a guias de montagem dos kits, desafios em forma de quiz e áreas para interação com os professores e com os colegas. Eles podem ainda, por meio de fotografias, registrar os resultados de suas produções para a construção de um portfólio. CONJUNTO LEARN TO LEARN Conjunto de peças LEGO® que cada aluno de 1º ao 5º ano recebe para desenvolver atividades em casa com os pais e colegas. O objetivo desse material é ampliar as ações com os conjuntos LEGO® para além da sala de aula.

13 Conjunto de peças LEGO® que cada aluno de 1º ao 5º ano recebe para desenvolver atividades em casa com os pais e colegas. O objetivo desse material é ampliar as ações com os conjuntos LEGO® para além da sala de aula. MATERIAL IMPRESSO O material impresso do aluno é consumível e está organizado em fascículos que orientam as atividades desenvolvidas em sala de aula. Cada fascículo tem 2 aulas, e cada ano escolar possui 8 fascículos. As aulas estão organizadas em 4 momentos: conectar, construir, analisar e continuar. Em todas as aulas é realizada uma montagem com o conjunto LEGO®. PLATAFORMAS DIGITAIS Cada aluno recebe um cartão QR Code para ter acesso aos conteúdos digitais e para que possam registrar suas produções e atividades. Nesses ambientes os alunos têm acesso a guias de montagem dos kits, desafios em forma de quiz e áreas para interação com os professores e com os colegas. Eles podem ainda, por meio de fotografias, registrar os resultados de suas produções para a construção de um portfólio. CONJUNTO LEARN TO LEARN Conjunto de peças LEGO® que cada aluno de 1º ao 5º ano recebe para desenvolver atividades em casa com os pais e colegas. O objetivo desse material é ampliar as ações com os conjuntos LEGO® para além da sala de aula.

14 1º - 2º Anos 3º - 5º Anos 6º - 9º Anos +De 100 peças +De 390 peças
Conjuntos LEGO Education 1º e 2º anos CONJUNTO MÁQUINAS SIMPLES NA INFÂNCIA Possui mais de 100 peças LEGO DUPLO e explora princípios mecânicos básicos, tais como engrenagens, alavancas, polias, rodas e eixos. 3º ao 5º ano CONJUNTO MÁQUINAS SIMPLES E MOTORIZADAS Possibilita a construção e exploração real de máquinas e mecanismos com montagens sobre tecnologia, ciências e matemática. O kit contem 396 peças LEGO System, entre elas engrenagens, roldanas e motor. 6º ao 9º ano CONJUNTO LEGO® MINDSTORMS® EDUCATION EV3 Permite que os alunos construam, programem e testem soluções com tecnologias robóticas. Tablets: Cada conjunto LEGO Education (a cada 4 alunos) é acompanhado de um Tablet. Conjunto Máquinas Simples na Infância Conjunto Máquinas Simples e Motorizadas Conjunto LEGO® Mindstorms® Education EV3 +De 100 peças +De 390 peças +De 540 peças

15 MATERIAL IMPRESSO É um material formativo em formato de fascículos, que tem como objetivo apoiar o professor no desenvolvimento das aulas e de projetos. Os fascículos do professor reproduzem em menor escala as páginas dos fascículos do aluno. PLATAFORMAS DIGITAIS Os professores têm acesso a tablets que auxiliam no acompanhamento do desenvolvimento dos seus alunos e em seu processo formativo. Nos tablets estarão disponíveis conteúdos relacionados aos temas tratados nas aulas, vídeos com orientações passo-a-passo das montagens a serem desenvolvidas pelos alunos, entre outros materiais que apoiarão os professores em sua docência.

16 É um material formativo em formato de fascículos, que tem como objetivo apoiar o professor no desenvolvimento das aulas e de projetos. Os fascículos do professor reproduzem em menor escala as páginas dos fascículos do aluno. MATERIAL IMPRESSO É um material formativo em formato de fascículos, que tem como objetivo apoiar o professor no desenvolvimento das aulas e de projetos. Os fascículos do professor reproduzem em menor escala as páginas dos fascículos do aluno. PLATAFORMAS DIGITAIS Os professores têm acesso a tablets que auxiliam no acompanhamento do desenvolvimento dos seus alunos e em seu processo formativo. Nos tablets estarão disponíveis conteúdos relacionados aos temas tratados nas aulas, vídeos com orientações passo-a-passo das montagens a serem desenvolvidas pelos alunos, entre outros materiais que apoiarão os professores em sua docência.

17 Os professores têm acesso a tablets que auxiliam no acompanhamento do desenvolvimento dos seus alunos e em seu processo formativo. Nos tablets estarão disponíveis conteúdos relacionados aos temas tratados nas aulas, vídeos com orientações passo-a-passo das montagens a serem desenvolvidas pelos alunos, entre outros materiais que apoiarão os professores em sua docência. MATERIAL IMPRESSO É um material formativo em formato de fascículos, que tem como objetivo apoiar o professor no desenvolvimento das aulas e de projetos. Os fascículos do professor reproduzem em menor escala as páginas dos fascículos do aluno. PLATAFORMAS DIGITAIS Os professores têm acesso a tablets que auxiliam no acompanhamento do desenvolvimento dos seus alunos e em seu processo formativo. Nos tablets estarão disponíveis conteúdos relacionados aos temas tratados nas aulas, vídeos com orientações passo-a-passo das montagens a serem desenvolvidas pelos alunos, entre outros materiais que apoiarão os professores em sua docência.

18 Os alunos analisam e discutem sobre as montagens realizadas.
3 Construir Agora os alunos podem tirar fotos delas e sincronizar no Planeta ZOOM – plataforma que conecta alunos, professores e responsáveis. 1 Conectar O professor contextualiza para os alunos o tema que será tratado na aula. 2 Construir Os alunos fazem as atividades propostas no Fascículo impresso. Para o desenvolvimento das montagens LEGO contam com o apoio do Manual Digital no Tablet. 4 Analisar Os alunos analisam e discutem sobre as montagens realizadas. 5 Continuar Os alunos são desafiados a resolver uma situação problema a partir do tema da aula e da montagem LEGO construída. 6 Depois da aula, pais/responsáveis podem ver o que os filhos fizeram e interagir em casa.

19 Palestras relacionadas ao Programa ZOOM
Oficinas ZOOM Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

20 Palestras relacionadas ao Programa ZOOM
Oficinas ZOOM Apresentação do programa Conhecimento e exploração da estrutura das aulas e do material didático (manual do educador, fascículos do aluno e manual de montagem) Conhecimento e exploração do conjunto educacional lego Discussão de temas relacionados à proposta pedagógica do programa Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

21 Palestras relacionadas ao Programa ZOOM
Oficinas ZOOM Apresentação do Programa e da equipe ZOOM Levantamento dos dados atualizados da escola Identificação da infraestrutura da escola Definição do cronograma de implementação do Programa Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

22 Palestras relacionadas ao Programa ZOOM
Oficinas ZOOM Resolução de dúvidas relacionadas ao Programa Observação e acompanhamento de aulas Feedback sobre a implementação do Programa Ajustes nas ações pré-definidas acerca da implementação do Programa Apoio no planejamento das aulas Auxílio e aprofundamento nos conteúdos, montagens e programação Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

23 Palestras relacionadas ao Programa ZOOM
Oficinas ZOOM Responsável pela ação: Assessor externo – cerca de R$ 1500,00/hora Carga horária: 2 horas Execução de palestras com público definido pela escola sobre temas relacionados à educação tecnológica Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

24 Palestras relacionadas ao Programa ZOOM
Oficinas ZOOM Público alvo: Familiares, comunidade escolar, público presente em eventos da escola Responsável pela ação: Orientador ZOOM ou equipe comercial Carga horária: até 8 horas de evento Aplicação de oficinas ZOOM Esclarecimento de dúvida sobre as soluções ZOOM Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

25 Palestras relacionadas ao Programa ZOOM
Carga horária: 3 encontros de 4 horas presenciais + participação no dia do evento Escolha do tema do torneio Estruturação do torneio (regras, missões, divisão das funções) Orientação aos professores para o torneio Preparação do espaço físico Troféu de LEGO para o vencedor Oficinas ZOOM Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

26 Palestras relacionadas ao Programa ZOOM
Oficinas ZOOM Público alvo: Professores e equipe gestora da escola Responsável pela ação: Assessor externo – cerca de R$ 300,00/hora Carga horária: 3 encontros de 8 horas Compreensão das regras, missões e objetivos do torneio Orientação sobre a programação, estrutura do Robô e trabalho em equipe Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

27 Palestras relacionadas ao Programa ZOOM
Oficinas ZOOM Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Ação de aprofundamento de temas relacionados ao Programa ZOOM, com carga horária variável. Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

28 Palestras relacionadas ao Programa ZOOM
Oficinas ZOOM Responsável pela ação: Orientador ZOOM ou equipe comercial Carga horária: até 2 horas Apresentação do Programa ZOOM (estrutura, materiais didáticos, Kits, metodologia) Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

29 O monitoramento é realizado sistematicamente pela equipe ZOOM durante toda a execução do Programa
Coleta Levantamento sistemático de dados Progressão Mapeamento de êxitos e problemas relacionados processos educacionais, operacionais, logísticos e de gestão Prevenção Antecipação de situações adversas para correção de processos e encaminhamento de soluções Relatórios Comunicados sobre o status de implementação do Programa para colaboradores, implementadores e beneficiários

30 ZOOM e Escolas Programa ZOOM Educação Tecnológica
Material didático ZOOM e Escolas Programa ZOOM Educação Tecnológica (com serviços embutidos) Escola paga para a ZOOM

31 ZOOM e Escolas Programa ZOOM Educação Tecnológica
Material didático ZOOM e Escolas Programa ZOOM Educação Tecnológica (com serviços embutidos) *A escola continua sendo a responsável pela inadimplência dos Responsáveis

32 Alunos Pais Professores Escola
Desenvolvimento da criatividade, entusiasmo com o aprendizado, competência para trabalhar em equipe Pais Maior participação da vida escolar por meio do Planeta ZOOM Professores Ampliação de suas práticas didáticas, que podem ser transpostas para outras situações de ensino que não envolvam o uso de LEGO Escola Diferenciação no mercado

33 Maria Tereza Perez Soares
MARISTELA SARMENTO Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável produção e pela implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. LUIZ CLAUDIO DE MENEZES Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. ANTONIO JOSE BIGODE Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. VINICIUS SIGNORELLI Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARIA TEREZA PEREZ SOARES Educadora desde Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero-americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. Maristela Sarmento Vinicius Signorelli Antonio José Bigode Luiz Carlos de Menezes Maria Tereza Perez Soares

34 Maria Tereza Perez Soares
Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável pela produção e implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. MARISTELA SARMENTO Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável produção e pela implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. LUIZ CLAUDIO DE MENEZES Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. ANTONIO JOSE BIGODE Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. VINICIUS SIGNORELLI Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARIA TEREZA PEREZ SOARES Educadora desde Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero-americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. Maristela Sarmento Vinicius Signorelli Antonio José Bigode Luiz Carlos de Menezes Maria Tereza Perez Soares

35 Maria Tereza Perez Soares
Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARISTELA SARMENTO Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável produção e pela implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. LUIZ CLAUDIO DE MENEZES Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. ANTONIO JOSE BIGODE Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. VINICIUS SIGNORELLI Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARIA TEREZA PEREZ SOARES Educadora desde Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero-americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. Maristela Sarmento Vinicius Signorelli Antonio José Bigode Luiz Carlos de Menezes Maria Tereza Perez Soares

36 Maria Tereza Perez Soares
Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. MARISTELA SARMENTO Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável produção e pela implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. LUIZ CLAUDIO DE MENEZES Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. ANTONIO JOSE BIGODE Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. VINICIUS SIGNORELLI Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARIA TEREZA PEREZ SOARES Educadora desde Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero-americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. Maristela Sarmento Vinicius Signorelli Antonio José Bigode Luiz Carlos de Menezes Maria Tereza Perez Soares

37 Maria Tereza Perez Soares
Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. MARISTELA SARMENTO Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável produção e pela implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. LUIZ CLAUDIO DE MENEZES Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. ANTONIO JOSE BIGODE Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. VINICIUS SIGNORELLI Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARIA TEREZA PEREZ SOARES Educadora desde Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero-americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. Maristela Sarmento Vinicius Signorelli Antonio José Bigode Luiz Carlos de Menezes Maria Tereza Perez Soares

38 Maria Tereza Perez Soares
Educadora desde Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero- americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. MARISTELA SARMENTO Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável produção e pela implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. LUIZ CLAUDIO DE MENEZES Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. ANTONIO JOSE BIGODE Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. VINICIUS SIGNORELLI Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARIA TEREZA PEREZ SOARES Educadora desde Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero-americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. Maristela Sarmento Vinicius Signorelli Antonio José Bigode Luiz Carlos de Menezes Maria Tereza Perez Soares

39 Alunos Escolas Empresa brasileira que distribui com exclusividade a LEGO® Education no país. Acreditamos no método “aprender fazendo” para o desenvolvimento integral de crianças e jovens do século 21. Desenvolvemos soluções de aprendizagem inovadoras, fundamentadas nos quatro pilares para a educação da Unesco: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a conhecer. Educadores evolvidos Materiais didáticos Kit LEGO Education

40 SLOGAN


Carregar ppt "- - - SLOGAN OBJETIVO Desenvolver competências para: A construção de objetos tecnológicos A resolução colaborativa de problemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google