A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento Escuteiros 1243 - Bobadela. Quantas vezes é que não se perguntaram já porque é que o padre/sacerdote, de vez em quando muda a cor da roupa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento Escuteiros 1243 - Bobadela. Quantas vezes é que não se perguntaram já porque é que o padre/sacerdote, de vez em quando muda a cor da roupa."— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento Escuteiros Bobadela

2

3

4 Quantas vezes é que não se perguntaram já porque é que o padre/sacerdote, de vez em quando muda a cor da roupa que veste para celebrar a missa? A resposta é simples: Cada cor tem um significado especial e transmite uma mensagem muito preciosa! Exemplo na liturgia: O jovem anjo que aparece junto ao sepulcro de Jesus Ressuscitado está vestido de branco (Mc 16,5). Agrupamento Escuteiros Bobadela

5

6

7

8 Vejamos agora como e onde estas cores se podem aplicar, tentando também conhecer um pouco mais sobre as Vestes/Paramentos que o Sacerdote usa:

9 Agrupamento Escuteiros Bobadela

10 Já que aqui estamos e temos falado tanto em Tempo Litúrgico, vamos então tentar perceber o que significa. O ano Litúrgico é diferente do ano Civil:  O ano Litúrgico é diferente do ano Civil. O Civil começa a 1 de Janeiro e termina em 31 de Dezembro.  O ano Litúrgico começa no ultimo Domingo de Novembro (I do Advento) e termina no terceiro de Dezembro (Festa de Cristo Rei) O ano Litúrgico tem como Objectivo celebrar e recordar todos os actos de Jesus, nosso Salvador. Assim celebramos o seu Nascimento/Encarnação, infância, adolescência, juventude, a sua missão evangelizadora com os seus milagres e ensinamentos, até chegar à sua morte, ressurreição e glorificação (Páscoa/Pentecostes) Este ciclo, que chamamos de Tempo, é celebrado todo o ano e nunca se esgota, sempre se renova, todos os anos, pois Jesus também é sempre novo e eterno

11 Agrupamento Escuteiros Bobadela Vejamos então os momentos do “Tempo da Graça”:  Advento: Significa “vinda”, tempo de espera, chegada. É o tempo em que esperamos a chegada de Jesus Salvador.  Quaresma: Tempo de reflexão, arrependimento, penitência, conversão e comunhão entre irmãos. Lembramos os 40 dias de Jesus e os 40 anos do povo de Israel no deserto.  Tríduo Pascal: São os 3 dias mais importantes da vida Cristã, onde Cele- bramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Sua victória sobre a morte e o poder das trevas.  Tempo Comum: É o maior período do ano litúrgico, onde celebramos a vida de Jesus no seu dia-a-dia, os ensinamentos, milagres, orações.

12 Agrupamento Escuteiros Bobadela


Carregar ppt "Agrupamento Escuteiros 1243 - Bobadela. Quantas vezes é que não se perguntaram já porque é que o padre/sacerdote, de vez em quando muda a cor da roupa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google