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CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Panel II Performance System & Plans Sistema de desempenho do programa SES Panel II Performance System.

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1 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Panel II Performance System & Plans Sistema de desempenho do programa SES Panel II Performance System & Plans Sistema de desempenho do programa SES Lisboa, 24 Outubro 2014 Mário Neto Diretor Direção de Segurança, Estratégia e Qualidade

2 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 2 Domínios Essenciais de Desempenho Safety Ambiente Capacidade Custo-Eficiência

3 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA A NAV Portugal e o Sistema de desempenho A NAV Portugal e o Sistema de desempenho Lisboa, 24 Outubro 2014

4 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 4 KPI EFICIÊNCIA DE VOO (NAV Portugal). Relativamente ao indicador de eficiência ao nível local (KEA), não foram indicados valores de referência para o RP1. Relativamente à NAV Portugal, e após a implementação do projecto “free route” em 2009, a monitorização do KEA apresenta valores de desempenho excelente.

5 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 5 KPI CUSTO-EFICÁCIA (NAV Portugal). A Taxa unitária da FIR de Lisboa é cerca de 40% inferior à média europeia. Foi reconhecido pela Comissão Europeia na reunião do SSC de Fevereiro o significativo esforço da NAV na melhoria do desempenho na área custo-eficácia ao longo do quinquénio anterior, colocando a NAV numa situação mais favorável.

6 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 6 RP2: DESAFIO PARA OS ANSP’s. A NAV Portugal está entre os prestadores mais eficientes quando observado o preço por hora controlada…

7 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 7 RP2: DESAFIO PARA OS ANSP’s. E está entre aqueles que apresenta a maior produtividade a nivel Europeu

8 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 8 RP2: KPI SEGURANÇA: O desempenho do SW FAB no RP2 será o seguinte, sendo que a NAV Portugal vai cumprir com os objectivos e metas propostas pela Comissão, assim como o INAC na parte correspondente às Autoridades:

9 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 9 RP2: KPI CAPACIDADE (SW FAB). Relativamente ao indicador de capacidade, o objectivo europeu de 0,5 minutos por voo é segmentado para cada um dos FAB e para cada um dos prestadores de serviços de navegação aérea. O valor de referência para o SW FAB é de 0,30 minutos por voo:

10 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 10 RP2: KPI CAPACIDADE (NAV Portugal). O plano de capacidades da NAV permitirá, sem aumentos dos custos, proporcionar a capacidade necessária em função da procura prevista:

11 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 11 Reestruturação dos sectores LPWEST e LPSOUTH: RP2: KPI CAPACIDADE (NAV Portugal).

12 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 12 RP2: KPI EFICIÊNCIA DE VOO (SW FAB target KPA). Relativamente ao indicador de eficiência do voo, as metas são construídas ao nível dos FAB’s relativamente ao indicador KEA. O objectivo do SW FAB de 3,28% de ineficiência será cumprido, muito em especial pelo excelente desempenho proporcionado pela FIR de Lisboa como consequência do projecto “free route”.

13 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 13 RP2: KPI EFICIÊNCIA DE VOO (NAV Portugal). A NAV Portugal no seu empenho de melhorar a eficiência da estrutura de rotas do espaço aéreo Europeu lidera três (3) projectos de alargamento do conceito “free route”: 1.- Extensão do free route com o FABEC; 2.- Extensão do free route com SMA; 3.- Extensão do free route com Casblanca.

14 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 14 RP2: KPI EFICIÊNCIA DE VOO, extensão do free route com Casablanca A colaboração com a ONDA (ANSP, prestador de serviços de navegação aérea de Marrocos) permitiu a melhoria do interface transfronteiriço entre o SWFAB e a FIR de Casablanca com a criação de novos segmentos DCT (Direct), aumentando a eficiência de voo para as companhias aéreas, tal como foi reconhecido pelo Sr. Chris Woodland, Air Traffic Services Manager da Thomas Cook Airlines: “…Uma das maiores poupanças que vimos recentemente é a rota para a FIR de Casablanca que nos permitiu fazer Poupanças de forma directa na ordem dos 200 a 250kg de combustível em cada voo…”

15 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 15 RP2: KPI CUSTO-EFICÁCIA (NAV Portugal). Portugal prevê um aumento da DUC para o período compreendido entre (RP2). Convém salientar que a NAV Portugal foi o principal contribuinte para a média Europeia deste KPI no RP1, com uma redução anual de 7,7%, comparando com os 3,5% da redução ao nível europeu. Mesmo assim, o DUC de Portugal é 41% inferior à média europeia!

16 CONFERÊNCIA CEU ÚNICO EUROPEU POLíTICA E EFICIÊNCIA Page.- 16 OBRIGADO pela vossa ATENÇÃO Mário Neto Diretor Direção de Segurança, Estratégia e Qualidade


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