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COMO ELABORAR UM MANUAL DA QUALIDADE

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Apresentação em tema: "COMO ELABORAR UM MANUAL DA QUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 COMO ELABORAR UM MANUAL DA QUALIDADE

2 Introdução Seja sua empresa, contábil, de gestão de recursos humanos, metalúrgica, médica ou de qualquer outro seguimento, caso ela seja ou pretenda ser certificada com base na norma ISO 9001:2008 certamente ela necessitará de um Manual da Qualidade. Dentre as grandes dúvidas a cerca do Manual da Qualidade, a maioria tende a um ponto em comum: “sobre a existência de um modelo específico de manual da qualidade, um modelo que atenda empresas de ramos variados, um modelo para metalúrgicas e outro para empresas de tele-atendimento”. Seja qual for o seguimento da sua empresa, o manual da qualidade deverá ter uma estrutura básica, conforme definido na norma, porém, haverá sim diferenciações que se darão no desenvolvimento do manual que o deixarão com a ‘cara’ da sua empresa. Mas como fazer isso?

3 Introdução Montei abaixo uma lista dos itens que você deve incluir no seu manual da qualidade enquanto o estiver elaborando, de tal forma que conseguirá atender aos requisitos da norma e poderá deixar o manual mais alinhado à sua empresa. De acordo com o modelo abaixo, seu manual terá em média 20 páginas, porém esse número poderá variar de acordo com a formatação ou conteúdo escolhido. Tente representar no manual o espírito da sua empresa, deixe-o fácil de ler e que ele possa ser atrativo, com imagens e cores que chamem a atenção.

4 1 – Sumário 1 – Monte um sumário e tente seguir a seqüência da norma separe os itens 1, 2 e 3 para incluir um histórico da sua empresa ou unidades, os principais prêmios obtidos, visões, missões, diretrizes, os ramos e as linhas de negócio da empresa. À partir do item 4, siga a estrutura formal da norma. Lembre-se, isso não é obrigatório, mas pode ser útil para aqueles que estão começando e ainda não possuem muita familiaridade com a norma.

5 1 – Sumário Modelo de sumário: 1 – Histórico da empresa
2 – Diretrizes da empresa para a qualidade 3 – Escopo do Sistema de Gestão, Visão, Missão e Valores 4 – Sistema de Gestão da Qualidade 4.1 – Requisitos Gerais 4.2 – Requisitos de Documentação 4.2.1 – Generalidades 4.2.2 – Manual da Qualidade . 5 – Responsabilidade da Direção

6 2 – Itens obrigatórios 2 – Inclua os itens exigidos pela norma no manual da qualidade • A definição do escopo de sistema de gestão da qualidade, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer exclusões; Inclua um item ou subitem chamado escopo e escreva o seu escopo de certificação com todas as exclusões e justificativas necessárias.

7 2 – Itens obrigatórios • Os procedimentos documentados para o sistema de gestão da qualidade, ou referência a eles; O manual pode ser composto pela descrição dos demais documentos e procedimentos do sistema, porém, o mais comum á referenciar os procedimentos obrigatórios e demais documentos necessários durante o manual, por exemplo: seguindo a itemização da norma, quando você chegar no item 4.2.3, descreverá o sistema de controle de documentos, ao invés de escrever o procedimento, escreva um texto sucinto dizendo que há um procedimento específico para o controle de documentos.

8 2 – Itens obrigatórios Exemplo de texto a ser descrito no manual da qualidade, para o requisito 4.2.3: “4.2.3 – Controle de documentos A Empresa definiu no procedimento ‘XXX – Xxxxxxx’ os controles necessários controlar documentos, de tal forma que os documentos possam ser aprovados e analisados criticamente antes do uso (…)”.

9 2 – Itens obrigatórios • A descrição da interação entre os processos do sistema de gestão da qualidade. A descrição pode ser textual, em forma de fluxograma ou ilustrativa.

10 3 – Complementos O manual da qualidade pode ser útil para atender alguns outros requisitos solicitados ou não pela ISO 9001:08, mas que serão de grande valia para o amplo entendimento das atividades de sua empresa, tais como: A – Inclua um organograma da sua empresa Não é necessário um organograma detalhado, um organograma com as áreas setoriais já é suficiente (Direção, Qualidade, Produção, Vendas e etc). Fique atento ao tamanho do organograma, pois empresas grandes podem possuir muitas áreas setoriais.

11 3 – Complementos B – A descrição da política da qualidade
O manual da qualidade é uma ótima opção para documentar a política da qualidade, pois pode lhe auxiliar quanto ao controle da divulgação da política. No manual da qualidade, descreva os locais onde a política será divulgada, exemplo: “a política será divulgada através de crachás, página da empresa na internet e cartazes dentro da empresa”. Não esqueça que a política da qualidade também deve ser controlada e possuir revisões. Caso contrário, poderá formalizar a politica da qualidade em um documento controlado a parte.

12 3 – Complementos C – A indicação do RD da empresa
O manual da qualidade é também uma boa opção para que você possa indicar formalmente o RD da empresa e descrever quais serão suas responsabilidades. Indique a função que é designada como RD ou caso existam muitas pessoas nessa mesma função, indique o nome do funcionário nomeado RD.

13 Créditos Guia desenvolvido pela equipe
Qualittas Consulting – Consultoria em Sistemas de Gestão Acesse htt://qualittas.consulting.wordpress.com e visite nosso site


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