A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tróia, Outubro 2014 A lusofonia enquanto espaço de formação de juízes: o diálogo judicial internacional Nuno Coelho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tróia, Outubro 2014 A lusofonia enquanto espaço de formação de juízes: o diálogo judicial internacional Nuno Coelho."— Transcrição da apresentação:

1 Tróia, Outubro 2014 A lusofonia enquanto espaço de formação de juízes: o diálogo judicial internacional Nuno Coelho

2 Tópicos de abordagem A cultura histórica e contemporânea do português e a sua dimensão actual O relacionamento económico, político e cultural neste espaço da lusofonia A lusofonia da justiça e dos juízes. Raiz histórica e dimensão prospectiva O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes. Potencialidades e desafios Gerar redes de cooperação e desenvolvimento. Agenda, programação e espaços de integração

3 A cultura histórica e contemporânea do português e a sua dimensão actual
“A questão da língua não é um assunto apenas das coisas correntes ou das notícias do quotidiano. O fenómeno da linguagem (e das línguas) é um assunto duradouro, que só se pode medir, no mínimo, pela passagem das gerações, mas, no mais das vezes, pelo passar dos séculos ou dos milénios.” Nicholas Ostler, Empires of the World. A Language History of the World, 2005, Nova Iorque: Harper, pp. 18

4 A cultura histórica e contemporânea do português e a sua dimensão actual

5 O relacionamento económico, político e cultural neste espaço da lusofonia

6 O relacionamento económico, político e cultural neste espaço da lusofonia

7 A língua é um activo intangível que beneficia de economias de rede
O relacionamento económico, político e cultural neste espaço da lusofonia A língua é um activo intangível que beneficia de economias de rede Implica para o seus utilizadores diminuição dos custos de transacção Traduz-se num reforço da auto-estima, em vista da pertença, em termos mundiais, a uma comunidade forte que fala a mesma língua

8 A lusofonia da justiça e dos juízes
A lusofonia da justiça e dos juízes. Raiz histórica e dimensão prospectiva

9 A lusofonia da justiça e dos juízes
A lusofonia da justiça e dos juízes. Raiz histórica e dimensão prospectiva

10 A lusofonia da justiça e dos juízes
A lusofonia da justiça e dos juízes. Raiz histórica e dimensão prospectiva

11 A lusofonia da justiça e dos juízes
A lusofonia da justiça e dos juízes. Raiz histórica e dimensão prospectiva

12 Centro de Estudos Judiciários
A cultura histórica e contemporânea do português e a sua dimensão actual Centro de Estudos Judiciários Com as instituições de formação judiciária do Brasil (âmbito estadual e federal) e com o CFJJ da Região Administrativa de Macau, têm sido estabelecidos protocolos e convénios de cooperação que se têm traduzido: - visitas de estudo e de intercâmbio; - promoção conjunta de iniciativas de formação contínua; - participação de magistrados em ações formativas desenvolvidas pelas entidades parceiras; - colaboração em iniciativas editoriais; e - intercâmbio de publicações.

13 Centro de Estudos Judiciários
A cultura histórica e contemporânea do português e a sua dimensão actual Centro de Estudos Judiciários Com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP (Cabo Verde, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique) e com Timor-Leste, para além de iniciativas semelhantes, o CEJ tem ainda desenvolvido uma actividade constante no campo da formação inicial e contínua de magistrados, onde são de destacar: frequência de auditores na fase teórica-prática dos cursos normais de formação inicial, em condições idênticas aos seus colegas portugueses, com integração nos grupos normais de trabalho e nas respetivas sessões e atividades; promoção de cursos especiais de formação inicial para magistrados judiciais ou do Ministério Público, com conteúdo curricular elaborado à luz da ordem jurídica do respetivo país; promoção de ações especializados de formação contínua, para magistrados em funções, em áreas temáticas do Direito; promoção de cursos especializados para formadores; e promoção de cursos de formação para funcionários judiciais, e colaboração em cursos de formação de outros profissionais ligados à Justiça, tais como funcionários de investigação criminal.

14 A cultura histórica e contemporânea do português e a sua dimensão actual
Centro de Estudos Judiciários Até 2011, ascendia a 532 o número de formandos que neste âmbito frequentaram no CEJ cursos normais, cursos especiais, e cursos para formadores, assim distribuídos segundo o país de origem:

15 A cultura histórica e contemporânea do português e a sua dimensão actual
Formação Judiciária – Espaço dos Países e Territórios de Língua Portuguesa Angola – INEJ (Instituto Nacional de Estudos Judiciários ) Brasil - Rede heterogénea de Escolas de Formação (ENFAM/ COPEDEM / ENM / Escolas de Tribunais Estaduais e/ou de Associações Estaduais / Justiça Federal / Justiça Laboral) Cabo Verde - Acordo Judiciário entre Portugal e Cabo Verde Guiné-Bissau - CENFOJ (Centro Nacional de Formação Judiciária) Macau - CFJJ (Centro de Formação Jurídica e Judiciária) Moçambique - CFJJ (Centro de Formação Jurídica e Judiciária) Portugal - CEJ (Centro de Estudos Judiciários) São Tomé e Príncipe - Acordo Judiciário entre Portugal e São Tomé e Príncipe Timor - Acordo Judiciário entre Timor-Leste e Portugal (Desenvolvimento do Centro de Formação do Ministério da Justiça de Timor-Leste)

16 O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes
O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes. Potencialidades e desafios Objectivos que são de prosseguir neste espaço comum da lusofonia judiciária: a efectivação do Estado de direito; a concretização da comunidade lusófona também ao nível da cultura judiciária; o fortalecimento da identidade jurídica e judiciária que caracteriza os nossos sistemas nacionais de direito; a qualificação e dignificação das magistraturas nos diversos países e territórios lusófonos, através de um diálogo judicial transnacional; o desenvolvimento de um “mercado judiciário” que possibilite o incremento da razão económica no universo dos judiciários dos vários países e territórios de língua portuguesa; e a actuação influente (e concorrencial) em domínios específicos e estratégicos, tal como a justiça económica e ainda outros domínios: governação e organização da justiça (inclui gestão dos tribunais e gestão processual), jurisdição e decisão, migrações e fronteiras, políticas das drogas, etc….

17 O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes
O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes. Potencialidades e desafios

18 O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes
O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes. Potencialidades e desafios Pensar e actuar estrategicamente nesta “lusofonia judiciária” implica: prosseguir um princípio de cooperação estratégica que poderá passar por diversas fases e níveis de cooperação e de integração e que pode desembocar numa verdadeira comunidade judiciária lusófona; assumir também um princípio da solidariedade activa que assentará numa grande dose de pragmatismo, privilegiando-se a efectividade das soluções e a clarificação dos objectivos e das prioridades; capacidade de planificação a médio e a longo prazo, sem demasiada dependência da gestão e do calendário dos poderes políticos; e desenvolvimento de novas soluções de cooperação e integração, investindo-se na circularidade de informação e de pessoas e no conhecimento e reconhecimento mútuos.

19 O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes
O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes. Potencialidades e desafios Instrumentos de fomento e dinamização da “lusofonia judiciária” redes de informação; - acções de formação (estágios, seminários, conferências) - fontes de financiamento também de cariz internacional; - parcerias (protocolos e convénios); - permutas de formações e formandos (estágios e desempenho de funções “além fronteiras”); - pontos de contacto e magistrados de ligação; - projectos de formação; e - reconhecimentos bilaterais e multilaterais de formação.

20 O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes
O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes. Potencialidades e desafios CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

21 O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes
O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes. Potencialidades e desafios projeto "Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste", no âmbito da cooperação entre a União Europeia e os países africanos de língua oficial portuguesa e Timor-Leste (PALOP/TL)

22 O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes
O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes. Potencialidades e desafios

23 O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes
O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes. Potencialidades e desafios

24 O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes
O diálogo judicial internacional da lusofonia e a formação dos juízes. Potencialidades e desafios

25 Gerar redes de cooperação e desenvolvimento
Gerar redes de cooperação e desenvolvimento. Agenda, programação e espaços de integração Construir uma verdadeira comunidade judiciária à escala da lusofonia? redes de informação; - acções de formação (estágios, seminários, conferências) - fontes de financiamento também de cariz internacional; - parcerias (protocolos e convénios); - permutas de formações e formandos (estágios e desempenho de funções “além fronteiras”); - pontos de contacto e magistrados de ligação; - projectos de formação; e - reconhecimentos bilaterais e multilaterais de formação.

26 Gerar redes de cooperação e desenvolvimento
Gerar redes de cooperação e desenvolvimento. Agenda, programação e espaços de integração Agenda de cooperação e integração. Fases ou níveis de integração: . 1.º nível – cooperação internacional bilateral; . 2.º nível – estabelecimento de redes e de pontos de contacto (cooperação multilateral); e . 3.º nível – integração das formações e institucionalização de escolas internacionais de formação comuns.

27 Tróia, Outubro 2014 A lusofonia enquanto espaço de formação de juízes: o diálogo judicial internacional Nuno Coelho


Carregar ppt "Tróia, Outubro 2014 A lusofonia enquanto espaço de formação de juízes: o diálogo judicial internacional Nuno Coelho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google