A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria."— Transcrição da apresentação:

1 1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria de Vasconcelos Coordenação: Simone Tiemi Hashiguti

2 Condições para o avanço da extensão universitária  Políticas nacionais e institucionais de extensão  Práticas docentes/extensão

3 PNE:  A manutenção das atividades típicas das universidades - ensino, pesquisa e extensão - que constituem o suporte necessário para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do País, não será possível sem o fortalecimento do setor público. (p. 37, seção 4.1. Diagnóstico da Educação Superior no Brasil)

4 Documento de referência para a Oficina de Trabalho do CNE 8-9 de dezembro de 2010  Não menciona assertivamente ou avalia a extensão na década

5 PNE:  12.7) Assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária. (p. 13, Estratégias: Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta.)

6 Prática docente  Valoração desigual para as partes (extensão, ensino e pesquisa)  Foco das ações voltado para a pesquisa  Pouca articulação entre os sistemas (municipal, estadual e federal), entre as disciplinas e áreas do saber, entre os profissionais da educação  Indisponibilidade dos profissionais da educação para a interdisciplinaridade  Indisponibilidade dos profissionais da educação para compreender e trabalhar com as heterogeneidades, com a quebra de modelos de ensino e de inter-relações pessoais  Pouca integração dos alunos com a universidade  Esquecimento sobre a responsabilidade social: de profissionais da educação/profissionais da educação superior, dos alunos universitários

7 Políticas promovem a inclusão e a integração X Práticas docentes/discursivas que repetem a exclusão

8 Curricularização da extensão  Como será operacionalizada?  Criará tradição? Promoverá deslocamentos reais na prática docente universitária?  Qual é o cenário pensado para a década?


Carregar ppt "1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google