A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Observações e reflexões sobre o julgamento de propostas da Psicologia pelo CA do CNPq Terezinha Féres-Carneiro PUC-Rio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Observações e reflexões sobre o julgamento de propostas da Psicologia pelo CA do CNPq Terezinha Féres-Carneiro PUC-Rio."— Transcrição da apresentação:

1 1 Observações e reflexões sobre o julgamento de propostas da Psicologia pelo CA do CNPq Terezinha Féres-Carneiro PUC-Rio

2 2 Objetivo Compartilhar com a comunidade científica da Psicologia algumas observações relativas a propostas e seus orçamentos, ao Currículo Lattes dos proponentes, e aos pareceres da consultoria científica, buscando a transparência que se pretende para todo o trabalho deste CA; Contribuir para uma discussão que leve ao aperfeiçoamento da área em suas solicitações por recursos e do próprio processo de julgamento.

3 3 Tópicos Algumas dificuldades que vêm sendo sentidas pelo CA; Critérios de julgamento: o que vem sendo empregado e outras perspectivas.

4 4 Propostas Nem sempre fazem jus ao que seus proponentes demonstram serem capazes em suas publicações e participações. Dificuldade com os formulários disponibilizados pelo CNPq; Insuficiente explicitação e consistência

5 5 Dificuldades Muitos pesquisadores não conseguem apresentar de forma adequada as informações relevantes no espaço disponível. Há lacunas e, por vezes, inconsistência na apresentação: da fundamentação teórica, de uma síntese da literatura mais relevante para a definição do problema, da explicitação de objetivos e metas, e da metodologia a ser empregada, em especial quanto à análise de dados pretendida

6 6 Orçamentos Variação de preços de até dez vezes em vários itens; Inclusão de itens sem justificativa e sem aparente relação com as atividades do projeto, entre outros problemas.

7 7 Currículo Lattes Importante ferramenta e base de informações sobre a atividade de pesquisa no país. Para que possa ser usado para análises de perfis da área e em julgamentos, é preciso que se possa confiar em suas informações.

8 8 Dificuldades percebidas Desatualização; Dados incompletos, como a falta do número das páginas de publicações; Freqüente confusão no informe de resumos e trabalhos completos apresentados em congressos; Ausência de alguns dados como orientações concluídas e em andamento.

9 9 Avaliação pela consultoria científica Deficiências dos instrumentos com que a consultoria trabalha; Ausência de resposta de alguns consultores; Qualidade de algumas avaliações que não se mostram, por vezes, muito rigorosas, deixando passar inconsistências das propostas e classificando-as como “excelentes”, ou ainda, fazendo críticas severas às propostas e classificando-as como “ boas”.

10 10 Critérios de avaliação Produtividade – publicação A importância de artigos em periódicos qualificados; A necessidade de um sistema de avaliação de livros e capítulos; O caso de livros organizados com muitos capítulos do organizador; A desatualização do Quallis.

11 11 Cont. A necessidade de estudar critérios de impacto; A possibilidade de examinar o conteúdo de artigos, valorizando a publicação de relatos de pesquisa; A necessidade de aperfeiçoar a análise da inserção do pesquisador e da sua contribuição para o desenvolvimento da área.

12 12 Considerações finais A importância atribuída por esse CA à discussão entre seus membros antes, durante e após as reuniões; O relatório como uma forma de prestar contas e de se comunicar com a comunidade da área; O interesse do CA por feedback e sugestões.

13 13 Muito obrigada!


Carregar ppt "1 Observações e reflexões sobre o julgamento de propostas da Psicologia pelo CA do CNPq Terezinha Féres-Carneiro PUC-Rio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google