A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE

2 A SEDRAP SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ABASTECIMENTO E PESCA FUNÇÃO  Promover a gestão e a função social do território e da economia, através de políticas públicas de estímulo e fomento ao desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável;  Priorizar esforços em áreas do Estado do Rio de Janeiro que estejam passando por grandes transformações econômicas;  Avaliar as fragilidades sociais e propondo investimentos na reversão de efeitos negativos e no fortalecimento das redes locais e regionais.  Observação de empreendimentos de grande porte visando eventuais impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. DESAFIO  Auxiliar os municípios a se prepararem para as mudanças urbanas e rurais que impactarão os serviços de infraestrutura, abastecimento, mobilidade e transporte, uso e ocupação do solo  Fomentar ações coordenadas intermunicipais, que garantam a pactuação de soluções compartilhadas e uma sinergia entre os seus respectivos planejamentos territoriais.

3 A MOBILIDADE NA SECRETARIA  Inexistência de um setor de desenvolvimento à mobilidade sustentável;  Necessidade da sensibilização dos técnicos. NOS PLANOS REGIONAIS  Qualificando os projetos na área de mobilidade;  Mantendo a visão sistemática dos trabalhos da Secretaria.

4 PARCERIA COM A SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES DO RIO DE JANEIRO METAS  Provocar questionamentos sobre o planejamento urbano pensando no futuro da mobilidade nos municípios;  Incentivar o planejamento a longo prazo;  Capacitação dos técnicos dos municípios;  Incentivo as atividades paralelas de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.

5 CONVÊNIO DE COLABORAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS COM DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DA MOBILIDADE  Palestra de esclarecimento sobre Mobilidade Urbana Sustentável;  Solicitação de dados básicos do município (direcionada a várias secretarias);  Palestra para Técnicos;  Avaliação de pontos de contagens e pesquisa de origem e destino;  Curso de contagem e levantamento de dados para Técnicos (Escolas Técnicas locais);  Acompanhamento de contagens;  Planejamento para contagens, com base nos dados levantados;  Compilação de resultados, cálculos, relatório e conclusões;  Apresentação de ideias para o município e principais ações de curto e médio prazos (direcionada à Secretaria de Transportes e de Urbanismo);  Planejamento estratégico de campanhas educativas, boas práticas e implantações;  Planejamento e orientações para implantações de rotas de bicicleta, pedestres e tratamento de pontos críticos.

6 SEMINÁRIO ESTADUAL  A intenção é iniciar a capacitação de técnicos, a fim de prepará-los para o papel de células, dentro dos municípios, e multiplicadores de ações governamentais, ou não, dentro do tema mobilidade;  Seminário com palestras, contando com a participação de técnicos, mostrando seus trabalhos e suas experiências para um público diversificado, envolvendo técnicos, gestores e a população civil;  Um workshop para a capacitação de técnicos dos municípios objetivando o esclarecimento dos conceitos de mobilidade sustentável e suas conexões com o planejamento e desenho urbano.

7 PEDAL CULTURAL “A percepção de uma cidade varia de pessoa para pessoa, dependendo de como ela se desloca. Quanto mais rápido, menos se percebe, se vive, se divide, se compartilha. A cidade é viva, se transforma constantemente. A cada dia se conta uma história diferente em suas ruas. Histórias que não podem ser apagadas ou perdidas. Registros humanos que contam vidas de lugares e pessoas.” O Pedal Cultural é uma Cicloexperiência com o propósito de levar a população a conhecer melhor sua cidade e sua história, orientados por um pesquisador, conhecedor das áreas a serem visitadas.

8 PEDAL CULTURAL Os roteiros orientados destacam pontos que revelam ao morador ou visitante aspectos de importantes áreas ou bairros da cidade muitas vezes desconhecido ou ignorado pelas pessoas em seu dia a dia. Além do incentivo à prática do deslocamento por bicicleta, o Pedal Cultural objetiva a divulgação experienciada dos lugares de extrema relevância para a história de um lugar e os pontos destacados por esses passeios terão caráter diferenciado e específico, sendo constituídos por circuitos históricos, turísticos, culturais ou ambientais.

9 DEBATE “ A MOBILIDADE E AS RELAÇÕES HUMANAS – ENXERGANDO O OUTRO” *Uma visão da mobilidade através das relações humanas. Em um mundo em que o trânsito e a mobilidade passam a ser protagonistas das grandes transformações das cidades, se faz necessário o entendimento das relações entre as pessoas e os meios que utilizam para se deslocar. O contato e o entendimento através do olhar, o convívio pacífico, a importância de ver e ser visto e o respeito, não só às leis, mas ao ser humano, nos conduz a uma conversa franca, que futuramente pode vir a nortear inúmeros caminhos que podemos trilhar juntos, daqui para frente. A proposta visa o debate de todos os atores que fazem parte do trânsito; cada um mostrando qual o seu “ponto cego”, buscando soluções e refletindo às colocações de outros atores. O objetivo final é um ou mais “produtos” que possam ser utilizados em campanhas de sensibilização quanto ao respeito ao outro no trânsito.

10 OBRIGADO!


Carregar ppt "FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google