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APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS Gerente: Darneily Pinto Coelho Mendonça Pedagoga: Marly Alves Rodrigues.

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1 APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS Gerente: Darneily Pinto Coelho Mendonça Pedagoga: Marly Alves Rodrigues Costa

2 Portaria nº 1210 de 17 de julho de 2012, autorizando o funcionamento do Ensino Fundamental da EJA Anos Finais na APAE BH.

3 Público alvo Jovens e Adultos acima de 15 anos, com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoios generalizados ou extensivos, que tenham concluído os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

4 Objetivo Geral Oferecer o Ensino Fundamental na modalidade de EJA Anos Finais, integrando os conteúdos disciplinares com a prática nas oficinas de formação para o trabalho adequadas às necessidades da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

5 Objetivos específicos Ampliar a oferta de ações de aprendizagem que proporcionam a formação integral e integrada do indivíduo com deficiência intelectual ; Oportunizar a conclusão do ensino fundamental para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla; Reduzir a defasagem idade/etapa de ensino; Aprimorar as práticas e respostas educativas; Promover uma aprendizagem significativa e funcional para a vida da pessoa com deficiência intelectual.

6 Organização da Educação de Jovens e Adultos – Anos Finais: Para alunos acima de 15 anos que concluíram o ensino fundamental anos iniciais ou EJA anos iniciais; Divisão em dois ciclos de aprendizagem: ciclo avançado que compreende o 1º e 2º períodos e ciclo conclusivo, o 3º período. Ministrado nas oficinas de formação para o trabalho com duração de 03 anos.

7 Etapas de Implantação da EJA nas oficinas de formação para o trabalho Verificação do interesse, da aptidão e da experiência do professor para lecionar o conteúdo; Levantamento da formação dos professores para identificação de habilitação específica, em pedagogia ou normal superior; Os professores atuam por área de conhecimento, de acordo com a autorização precária expedida pela Superintendência Regional de Ensino;

8 Etapas de Implantação da EJA nas oficinas de formação para o trabalho Distribuição das áreas de conhecimento(Português, Matemática, Geografia, História, Ciências e Inglês) de acordo com o número de turmas; Elaboração do quadro de horário por disciplina e para cada professor, de acordo com o plano curricular autorizado pela inspetora escolar; Organização das salas : de 08 a 12 alunos por turma;

9 Etapas de Implantação da EJA nas oficinas de formação para o trabalho Os conteúdos disciplinares são desenvolvidos em oficinas, articulando as habilidades conceituais e práticas, contemplando a integralidade das ações; Os conteúdos ministrados integram de forma equilibrada dois papéis indissociáveis: - FORMATIVO: voltado ao desenvolvimento de capacidades intelectuais para estruturação do pensamento; - FUNCIONAL: dirigida a aplicação dessas capacidades na vida prática e a resolução de problemas nas diferentes áreas de conhecimento para desenvolvimento da autonomia e independência;

10 Etapas de Implantação da EJA nas oficinas de formação para o trabalho Utilização do diário de classe por área de conhecimento e por turma, registrando diariamente a frequencia, o conteúdo e o desempenho do aluno; Freqüência obrigatória de 75% para os alunos; É usado o módulo de 50 minutos por aula e para melhor fixação dos conteúdos pelos alunos, adotamos aulas germinadas;

11 Etapas de Implantação da EJA nas oficinas de formação para o trabalho Utilização de Instrumentos de Planejamento, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação: PDI - Plano de desenvolvimento individual do aluno; Planejamento de acordo com o eixo temático e interdisciplinar; Diário de Classe; Caderno de planejamento de aula: as professoras registram diariamente o desempenho e as dificuldades dos alunos ;

12 Etapas de Implantação da EJA nas oficinas de formação para o trabalho Na avaliação trimestral as professoras reúnem com a pedagoga no conselho de classe para discutir o conceito avaliativo do aluno a partir dos resultados das estratégias estabelecidas nos PDIs dos alunos; As professoras, após o conselho de classe, fazem relatório descritivo de desempenho de todos os alunos, levando em conta o processo de aprendizagem; Resultado final é registrado no Boletim Escolar em forma de conceito.

13 OBRIGADA! CONTATOS Telefone: (31)


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