A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO ANCHIETA II Encuentro Homólogos Directores Académicos LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO SERVIÇO DE BIBLIOTECA ESCOLAR Sinergia educacional mediante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO ANCHIETA II Encuentro Homólogos Directores Académicos LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO SERVIÇO DE BIBLIOTECA ESCOLAR Sinergia educacional mediante."— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO ANCHIETA II Encuentro Homólogos Directores Académicos LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO SERVIÇO DE BIBLIOTECA ESCOLAR Sinergia educacional mediante tecnologia e inovação

2 Cenário Realidade Ensinar matemática nas escolas nunca foi uma tarefa simples. No Brasil, é a disciplina que mais reprova. No Ensino Médio, pesquisas mostram que 67% dos estudantes têm desempenho crítico em matemática, professores de exatas pouco frequentam as bibliotecas. No Colégio Anchieta, é a disciplina onde os alunos mais possuem dificuldades. A Biblioteca é muito atuante junto ao corpo pedagógico e muito atenta às necessidades acadêmicas. Missão da Biblioteca Ser um espaço de aprendizagem e de convivência inovador, promovendo, num trabalho integrado com professores, produtos e serviços que aproximem o aluno e o professor do ambiente da biblioteca para a busca de conhecimento. Biblioteca Colégio Anchieta Ensino da Matemática

3 Biblioteca não é somente livro, é acima de tudo, espaço de aprendizagem, de cocriação A constatação... o aluno não via a parte prática da matemática, e o professor tinha dificuldade para mostrar a aplicabilidade da disciplina no cotidiano do aluno. Não havia na escola um espaço específico para demonstrar aos alunos do Ensino Fundamental II e, principalmente, do Ensino Médio, a aplicabilidade da matemática no dia a dia. O Colégio, embora grande, não dispunha de espaço para um local para práticas.

4 Um problema além da Matemática Missão + Necessidade + Problema = Solução Criativa e Inovadora Como resolver esta equação? A missão da biblioteca é promover/criar serviços que atendam realmente às necessidades na área pedagógica. A necessidade estava no ensino e no aprendizado da matemática. O problema: “casar” a missão com a necessidade: como resolver com um serviço oferecido pela biblioteca? A Solução: Inovação! Criação do Laboratório de Matemática para Ensino Fundamental II e Ensino Médio dentro da Biblioteca Central do Colégio Anchieta.

5 Inovação em dose dupla Proposta: inédita no Brasil Objetivos Criar um ambiente totalmente novo que desenvolvesse no aluno o entendimento da matemática nas suas diferentes facetas, que promovesse o desejo de entender mais, que despertasse o interesse por descobrir, manuseando e explorando aquilo que faz parte do cotidiano do aluno num ambiente agradável. Proporcionar ambiente adequado para práticas de matemática no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, quando o comum das escolas são salas especializadas para matemática até a 5ª série. Implantar este espaço no ambiente da Biblioteca e promover ainda mais a utilização integrada dos serviços da biblioteca escolar.

6 Onde está a Matemática? O que faz com que uma maçã caia de uma árvore na terra? O que mantém a Terra a girar em torno do Sol? Equações do movimento e da mecânica descobertas por Newton no século XVII Como é que as imagens e sons de um jogo de futebol aparecem numa TV em qualquer parte do mundo? Através da radiação electromagnética descrita pelas equações de Maxwell, século XIX

7 Quem vai ganhar nas eleições? Previsão com base na teoria das probabilidades e estatística. Amanhã vai chover? Previsão com base no cálculo Estudo do comportamento do mercado de valores de uma bolsa É feito pelos analistas de mercado com várias teorias matemáticas.

8 Como é que um avião se mantém no ar sem algo a suportá-lo? Equações descobertas por Daniel Bernoulli no século XVIII Sons musicais Foram estudados por Aristóteles do= 16,352 Hz do#= 16,352 x 1,0594631 = 17,325 Hz re = 17,325 x 1.0594631 = 18,3545 Hz re# = 18,3545 x 1.0594631 = 19,445 Hz mi = 19,445 x 1.0594631 = 20,602 Hz fa = 20,620 x 1.0594631 = 21,827 Hz fa# = 21.827 x 1.059461 = 23,125 sol = 23,125 x 1.0594631 = 24,500 sol# = 24,500 x 1.0594631 = 25,957 la = 25,957 x 1.0594631 = 27,500 la# = 27,500 x 1.0594631 = 29,135 si = 29,135 x 1.0594631 = 30,868 do = 30,868 x 1.0594631 = 32,704

9 Amanhã vai chover? Previsão com base no cálculo A Terra é circular 2000 anos antes de enviarmos uma nave espacial para o espaço que nos fornece fotografias da Terra, Erastóstenes usou a Matemática para provar que a Terra é circular. Calculou o seu diâmetro e a sua curvatura com 99% de exatidão.

10 O desenrolar do projeto Muita pesquisa para obter subsídios “concretos” Estudo de leiaute, cor e principalmente uma comunicação visual que falasse por si. Matemática é vida!

11 Grande reforma, investimentos em tecnologias, comunicação visual futurista e que se integrasse ao ambiente da biblioteca. Tudo foi discutido e planejado em conjunto entre setor pedagógico, biblioteca, arquiteto, engenheira e publicitários..

12 “Os alunos pedem para frequentar mais vezes o laboratório. Ele fica sempre motivado para um trabalho prático”. Professora Simara, 8. série. O Laboratório de Matemática, na Biblioteca, é motivo de admiração por parte dos pais e um espaço muito elogiado por quem visita o Colégio Anchieta. A ideia de construí- lo no ambiente da Biblioteca chama a atenção de forma muito positiva. A quantidade de livros sobre o tema, até mesmo de literatura, é outro ponto que impressiona positivamente.

13 Tecnologia no Ensino com a Lousa Digital http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_282_g_3_t_3.html?open=activities

14 Comunicação visual mostra a matemática no cotidiano AMBIENTAÇÃO E TECNOLOGIA

15 Inovação com exercícios e provas de matemática no computador

16 Resultados em números O investimento: 58 mil reais, entre reforma da sala, 22 notebooks, lousa digital, mobiliário e comunicação visual. Em 4 meses o espaço foi utilizado por todos os alunos de 5ª série do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Temos uma média de 8 turmas por série. A reserva do espaço ocorreu para 55 períodos de aula. Foram 2.332 usuários a mais na biblioteca de junho a setembro de 2011. Para 2012 estima-se que estes números terão grande aumento em virtude das aulas de reforço passarem a ser ministradas neste local. O índice de leitura e empréstimos aumentou cerca de 20% - índice considerado ótimo numa escola que já incentivava, e muito, a leitura. Aproveitamento de 100% dos recursos disponibilizados. Quanto à qualidade no aprendizado por parte dos alunos, o índice é surpreendente: melhoria de compreensão em 90%. Depois da implantação do Laboratório, 100% das visitas orientadas para captação de novos alunos incluem este espaço na programação.

17 Os resultados qualitativos Proporciona autonomia e criatividade ao aluno Ambiente dinâmico e ativo Aulas expositivas Professor aprende com o aluno, pois este cria novas maneiras de resolver problemas Motivação para o aprendizado de novos idiomas (pelo acesso a exercícios em sites em inglês) Fontes de pesquisa ao alcance rápido Desenvolvimento das habilidades de comunicação e de estrutura lógica do pensamento Melhor rendimento do aluno em provas Visão da biblioteca como espaço moderno e atraente A presença dos professores na Biblioteca é um modelo para o aluno Ação interativa, colaborativa, desafiadora entre os segmentos do Colégio Estreita os laços entre bibliotecários e professores Solidifica a biblioteca como um setor atuante/ativo no Colégio Anchieta.

18 Conclusão da operação Um projeto duplamente inovador, em que dois grandes interesses, de áreas aparentemente tão distintas (matemática e biblioteca), convergiram não para a soma, mas para a multiplicação de ótimos resultados! Diretores, jornalistas, equipe da biblioteca e professores de matemática do Ensino Fundamental II e Médio


Carregar ppt "COLÉGIO ANCHIETA II Encuentro Homólogos Directores Académicos LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO SERVIÇO DE BIBLIOTECA ESCOLAR Sinergia educacional mediante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google