A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Química.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Química."— Transcrição da apresentação:

1 Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Química.
Introdução UFSC- Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Química. Curso de Graduação em Engenharia Química Disciplina: TQ 156 – Projetos da Indústria Química II Docentes : Yamamoto, Tirzhá, Mônica, Luiz Fernando, Elaine e Corazza. Como elaborar o Projeto: Partes, Escrita e Formatação.

2 Revisão Bibliográfica: Estado da Arte
_______________________________________________________________ Partes do Projeto. SOBRE AS PARTES DO PROJETO: Introdução Revisão Bibliográfica: Estado da Arte Objetivos Memorial Descritivo Memória de Cálculo Referências Bibliográficas Anexos

3 principais características do produto desejado
_____________________________________________________________________ Introdução. Introdução. Breve resumo contendo os seguintes pontos: principais características do produto desejado o que é, onde se aplica e a sua importância industrial Rota de Produção que será utilizada Objetivos Principal quantidades

4 Revisão Bibliográfica
_____________________________________________________________ Revisão Bibiográfica Revisão Bibliográfica Características e aplicações do produto Dados sobre mercado nacional e mundial Rota de Produção vantagens X desvantagens Rota escolhida justificativa da rota escolhida

5 Objetivos específicos
Objetivo principal Objetivos específicos Quantidades Forma de obtenção Viabilidade econômica Objetivos secundários Subprodutos

6 Detalhes de todas as unidades Hipóteses/considerações
______________________________________________________________Memorial descritivo Memorial descritivo Descrição do processo produtivo com detalhamentos de todas as unidades. Nesta etapa: Detalhes de todas as unidades Hipóteses/considerações Equações de projeto Equações de cálculo de propriedades físico-químicas e similares.

7 MOSTRAR AS CONTAS ATÉ A RESPOSTA FINAL.
______________________________________________________________Memória de Cálculo Memória de Cálculo Esta etapa deve conter SOMENTE o passo a passo – cálculos – realizados para o dimensionamento dos equipamentos. MOSTRAR AS CONTAS ATÉ A RESPOSTA FINAL. Portanto, NÃO DEVE conter novas informações sobre o processo. Explicitar: Unidades Métodos utilizados para os cálculos. Métodos matemáticos analíticos ou numéricos: explicitar a rotina, mostrar a linguagem do programa e etc. Simplificações adotadas

8 Referências Bibliográficas.
________________________________________________________Referências Bibliográficas e Anexos. Referências Bibliográficas. Referências citadas ao longo de todo o projeto Anexos. Fluxogramas. Folhas de Especificação. Todo o material restante.

9 Vazão volumétrica, L.min-1
________________________________________________________Escrita e formatação. SOBRE A ESCRITA: Tabelas e Figuras. Nunca deixem Tabelas e Figuras SOLTAS! No texto, deve ser dito quais as informações contidas nas Tabelas e Figuras. Exemplos: “(...) Na Tabela 2.3 são apresentadas as condições de vazão volumétrica e pressões utilizadas em cada etapa de um ciclo de PSA . Tabela 2.3. Vazões volumétricas e pressões em cada etapa de um ciclo de PSA. Etapa Vazão volumétrica, L.min-1 P, bar Pressurização 3,0 0,1 - 1,3 Alimentação 1,3 Despressurização (Blowdown) 1,3 - 0,1 Purga 0,5 0,1 Fonte: Dantas, 2009.

10 Título de Tabela é em cima; Título de Figura é em baixo.
________________________________________________________Escrita e formatação. “(...) As isotermas de adsorção-dessorção de nitrogênio líquido sobre carvão ativado são mostradas nas Figura 4.1. Figura 4.1. Isoterma de sorção de nitrogênio a -196,15°C sobre carvão ativado: □ adsorção e ∆ dessorção. Fonte: Dantas, 2009. Note que: Título de Tabela é em cima; Título de Figura é em baixo.

11 Utilize SEMPRE os mesmo padrões!!!
________________________________________________________Escrita e formatação. Se a tabela ou figura é de terceiros, cite a Fonte (abaixo da Tabela ou Figura) e coloque a fonte nas suas referências. Utilize SEMPRE os mesmo padrões!!! Procure: Nunca utilizar diretamente a Tabela ou Figura retirada de outra fonte. Transcreva-a para o padrão do seu trabalho. Mas NUNCA esqueça de citar a FONTE! Se for impossível e tiver que copiar diretamente a Tabela ou Figura, evite as que contenham termos que não estejam em Língua Portuguesa ATENÇÃO!! O TEXTO DEVE SER ESCRITO em Língua portuguesa e de acordo com a norma CULTA DA LÍNGUA. Não utilize termos em língua inglesa.

12 Informações de terceiros devem ser referenciadas. Exemplo:
________________________________________________________Escrita e formatação. Referências Informações de terceiros devem ser referenciadas. Exemplo: “(...) Em todos os casos, a histerese é do tipo H4. Este tipo de histerese ocorre em sólidos formados de agregados ou aglomerados de partículas formando poros estreitos tipo fenda (Gregg & Sing, 1982; Rouquerol et al., 1999). Nestas isotermas também é possível se perceber que o “loop” da histerese é pequeno indicando que somente uma porção muito pequena de mesoporos está presente nos sólidos (Rouquerol et al., 1999). Note que: A Referência deve ser na seguinte forma: (Autor (es), ano); Quando a referência tiver dois autores, utilize o sobrenome de ambos utilizando “e” ou “&” – utilize padrão!!! Quando for mais de dois autores, utilize “et al.” NUNCA utilize o NOME DO LIVRO como referência, mas sim seu(s) AUTOR(ES).

13 Exemplos de referências bibliográficas:
________________________________________________________Escrita e formatação. Lembre-se que TODAS estas referências devem se encontrar nas referências Bibliográficas: UTILIZE UM PADRÃO!!! Exemplos de referências bibliográficas: Artigos: Adib, F.; Bagreev, A.; Bandosz, T.J. Adsorption/Oxidation of hydrogen sulfide on nitrogen- containing activated carbons. Langmuir, 16, p , 2000. Livros: Bird, R.B.; Stewart, W.E.; Lightfoot, E.H. Transport Phenomena. Wiley, New York, 1960. Teses e Dissertações: Dantas, T.L. P. Separação de dióxido de carbono por adsorção a partir de misturas sintéticas do tipo gás de exaustão. Tese de Doutorado em Engenharia Química – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.


Carregar ppt "Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Química."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google