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Analisar e interpretar os resultados do SAERO/2012 para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula. Refletir sobre a avaliação.

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2 Analisar e interpretar os resultados do SAERO/2012 para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula. Refletir sobre a avaliação externa; Analisar a Matriz de Referência; Apresentar e analisar exemplos de itens; Apresentar e interpretar a Escala de Proficiência, considerando os Padrões de Desempenho; Analisar e interpretar os resultados da avaliação de Língua Portuguesa.

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4 Avaliar é refletir sobre uma determinada realidade determinada realidade, dados e informações a partir de dados e informações, julgamento e emitir um julgamento ação que possibilite uma ação.

5 Diagnóstica Formativa Somativa Interna (pequena escala) Externa (larga escala) SAERO

6 Testes de Proficiência Questionários Contextuais Oferecem uma medida do DESEMPENHO ESCOLAR

7 Os Testes de Proficiência têm como objetivo aferir habilidades que são esperadas dos estudantes em diferentes etapas de escolarização. Essas habilidades são descritas por descritores. Um conjunto de descritores formam uma Matriz de Referência. A Matriz de Referência apresenta o objeto de uma avaliação.

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9 Língua: interação entre sujeitos em contextos sociais específicos. Letramento: práticas sociais de leitura e escrita que se constituem na interação entre sujeitos ou grupos de sujeitos. Perspectiva dos tipos e gêneros textuais. Papel da escola: instância de aprendizagem da escrita em seus aspectos gráficos e formais e de vivências de práticas de letramento. Como transpor concepções e conteúdos para a Matriz de Referência?

10 Segundo Perrenoud (1999), competências referem-se ao domínio prático de um tipo de tarefa ou situação. Tais domínios práticos só podem ser alcançados se junto com eles forem desenvolvidas as habilidades dos estudantes, as quais compreendem os conteúdos/conhecimentos que precisam ser acionados para que um determinado domínio/competência seja realizado. Exemplo:  Para realizar procedimentos básicos de leitura o estudante precisa acionar diversas habilidades leitoras, tais como: localizar, identificar, inferir e distinguir elementos presentes na superfície textual ou sugeridas pelo texto.  O conjunto dessas habilidades constitui uma competência.

11 Conjunto de descritores Conteúdo programático da área de conhecimento a ser avaliada Nível de operação mental necessário para a aprendizagem Descritores originados do cruzamento entre conteúdos programáticos e as habilidades e competências cognitivas que lhes são próprias. Habilidades de leitura

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13 Analise os descritores/habilidades da Matriz de Referência que norteiam a elaboração dos itens que compõem os testes de Língua Portuguesa do SAERO. Encontre o tópico que agrupa a habilidade que você representa.

14 Habilidades Matriz de Referência de Língua Portuguesa – RONDÔNIA 2012 Tópicos e seus Descritores – 9º ano do Ensino Fundamental – 1º, 2º e 3º anos do E. Médio I. Procedimentos de Leitura D01Localizar informações explícitas em um texto. D03Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D04Inferir uma informação implícita em um texto. D06Identificar o tema de um texto. D14Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. II. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto D05Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). D12Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. III. Relação entre Textos D20Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. D21Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto D02Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. D07Identificar a tese de um texto. D08Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. D09Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. D10Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. D11Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D15Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido D16Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D17Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. D18Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. D19Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. VI. Variação Linguística D13Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

15 A Matriz não esgota o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e, portanto, não pode ser confundida com propostas curriculares, estratégias de ensino ou diretrizes pedagógicas. CONTEÚDO: ARGUMENTAÇÃO SELEÇÃO DE TEMA SOCIAL CONTROVERSO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONSTRUÇÃO DOS ARGUMENTOS DEBATE REGRADO OU JÚRI SIMULADO PRODUÇÃO DE TEXTO: ARTIGO DE OPINIÃO PROCEDIMENTOS DE LEITURA IMPLICAÇÕES DO GÊNERO RELAÇÃO ENTRE TEXTOS COERÊNCIA E COESÃO RECURSOS EXPRESSIVOS VARIAÇÃO LINGUÍSTICA D09 / D14 / D15 / D17 / D18 / D19 / D20 / D21 / D22 / D23 / D27 / D29 / D31

16 Matriz Agrupa as habilidades passíveis de avaliação em um teste de proficiência. Matriz Agrupa as habilidades passíveis de avaliação em um teste de proficiência. Tema / Tópico Representa uma subdivisão de acordo com o conteúdo, competências de área e habilidades. Tema / Tópico Representa uma subdivisão de acordo com o conteúdo, competências de área e habilidades. Descritor Descreve cada uma das habilidades da Matriz. Descritor Descreve cada uma das habilidades da Matriz. Item Avalia apenas uma única habilidade. Item Avalia apenas uma única habilidade. Teste Instrumento de Avaliação. Teste Instrumento de Avaliação.

17 * Esse quantitativo de itens varia conforme o projeto. O teste do SAERO, é composto de 91 itens divididos em 7 blocos de 13 itens; e os cadernos são compostos de 2 blocos, totalizando 26 itens.

18 ENUNCIADO SUPORTE COMANDO DISTRATORES GABARITO Esse item avalia a habilidade de identificar efeitos de ironia ou humor (D16)

19 É uma questão do teste em larga escala. Avalia uma única habilidade, portanto o item é unidimensional. Obtém um resultado por estudante, que permite avaliar as hipóteses levantadas por ele. Todos os distratores devem ser plausíveis, para que indiquem hipóteses cognitivas levantadas pelos estudantes para a escolha de cada alternativa. Na formulação de um item, deve-se considerar: GRAU DE DIFICULDADE (diz respeito à adequação entre a formulação do item e a capacidade de resposta do estudante) GRAU DE DIFICULDADE (diz respeito à adequação entre a formulação do item e a capacidade de resposta do estudante) DISCRIMINAÇÃO (capacidade de o item de distinguir estudantes com diferentes níveis de habilidade) DISCRIMINAÇÃO (capacidade de o item de distinguir estudantes com diferentes níveis de habilidade)

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21 Resolvam os itens. Identifiquem a habilidade avaliada pelo item em análise. Elaborem hipóteses cognitivas para os distratores.

22 I-Procedimentos de leitura II- Implic. III- Relação IV- Coesão e coerência no V- Relação entre VI- Variação suporte de textos processamento do texto recursos expressivos linguística

23 A ESCALA DE PROFICIÊNCIA foi desenvolvida com o objetivo de traduzir medidas em diagnósticos qualitativos do desempenho escolar. Ela orienta, por exemplo, o trabalho do professor com relação as competências que seus estudantes desenvolveram, apresentando os resultados em uma espécie de régua, onde os valores obtidos são ordenados e categorizados em intervalos ou faixas que indicam o grau de desenvolvimento das habilidades para os estudantes que alcançaram determinado nível de desempenho.

24 ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA A gradação das cores indica o grau de complexidade da tarefa. DOMÍNIOS E COMPETÊNCIAS RELAÇÃO ESCALA - MATRIZ NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA PADRÕES DE DESEMPENHO

25 ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA A gradação das cores indica o grau de complexidade da tarefa. Ainda não desenvolveram a habilidade. Começam a desenvolver a competência. Identificam o tema de textos curtos, de linguagem simples, cujo tema vem indicado no título. Identificam o tema de um texto valendo-se de pistas textuais. Identificam o tema a partir da conjugação das pistas textuais e do conhecimento de mundo do leitor, desde que seja em textos de temática e gênero familiares. Identificam o tema em textos menos familiares que exijam a realização de inferências. Esses estudantes já consolidaram essa habilidade.

26 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa Etapa de Escolaridade N° Abaixo do BásicoBásicoAdequadoAvançado 2º Ano EF4 até a a 500acima de 500 5º Ano EF4 até a a 225acima de 225 6º Ano EF4 até a a 250acima de 250 9º Ano EF4 até a a 300acima de 300 1º Ano EM4 até a a 325acima de 325 2º Ano EM4 até a a 325acima de 325 3º Ano EM4 até a a 325acima de 325 Os Padrões de Desempenho são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas metas educacionais estabelecidas pelo SAERO. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho – Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado –, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes de cada etapa de escolaridade.

27 D16 Identificar elementos da narrativa. ABAIXO DO BÁSICO

28 D17 Reconhecer a finalidade do texto. BÁSICO

29 D22 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto. ADEQUADO

30 D29 Reconhecer o efeito de sentido do uso de palavras ou de expressões AVANÇADO

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32 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS EVOLUÇÃO DO PERCENTUAL DE ESTUDANTES POR PADRÃO DE DESEMPENHO DISTRIBUIÇÃO DO PERCENTUAL DE ESTUDANTES POR NÍVEL DE PROFICIÊNCIA E PADRÃO DE DESEMPENHO PARTICIPAÇÃO PROFICIÊNCIA MÉDIA – MÉDIAS COMPARADAS

33 Resultados SAERO Proficiência Média 9º ano EF - Língua Portuguesa

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35 ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA CRE SAERO ESCOLA

36 SAERO º ano EF - Língua Portuguesa Percentual de alunos por nível de proficiência e padrão de desempenho

37 SAERO º ano EF - Língua Portuguesa Percentual de alunos por nível de proficiência e padrão de desempenho

38 SAERO º ano EF - Língua Portuguesa Percentual de alunos por nível de proficiência e padrão de desempenho

39 ATIVIDADE 3: Lendo e interpretando os resultados Compare a proficiência média da escola com as outras médias apresentadas. Como você interpreta a posição da sua escola? E a participação? De que forma você acha que a participação pode interferir nos resultados de nossa escola?

40 ATIVIDADE 4: Lendo e interpretando os resultados Calcule a quantidade de alunos da escola em cada padrão de desempenho. Ex: quantidade de alunos no padrão Abaixo do básico (regra de 3) 100% 137 2,9% x 100x = ,9 x = 290 / 100 x = aproximadamente 3 alunos.

41 Quais alunos estão nos padrões mais baixos? O que pode ser feito para diminuir o risco de evasão desses alunos? Verificar as habilidades já desenvolvidas e quais ainda precisam ser trabalhadas. Quais práticas pedagógicas podemos implementar em sala de aula para o desenvolvimento de habilidades nesses grupos de estudantes?

42 Professores Intervenção pedagógica. Elaboração de projetos especiais. Foco nos estudantes com dificuldades. Ações de reforço escolar. Planejamento das ações de sala de aula. Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica.

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44 Obrigada! Luciana Sales


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