A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.itc-interconsult.com.br Fone: (11) 5564-1257.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.itc-interconsult.com.br Fone: (11) 5564-1257."— Transcrição da apresentação:

1 Fone: (11)

2 A ITC Interconsult é um grupo de suporte empresarial, com foco e atuação no auxílio à Pequenas e Médias Empresas, formado por profissionais experientes e comprometidos com os problemas e as necessidades de seus clientes. Com sua estratégia e visibilidade dos variados segmentos, racionaliza as rotinas e reduz os custos operacionais, permitindo um crescimento bem planejado e consistente.

3 Sigilo e Confidencialidade Total

4 POR QUE AS EMPRESAS EXISTEM ? > Objetivo Social (dar empregos) > Oportunidade de negócios > Gerar LUCRO

5 LUCRO > Lucro não é pecado > Lucro é importante > Lucro é necessário É difícil de se obter, mas é o que proporciona a LONGEVIDADE DE UMA EMPRESA

6 LUCRO Às vezes torna-se necessário perder o negócio do que obtê-lo em bases perigosas

7 EFEITO TOPEIRA Ocorre quando a empresa mede somente o faturamento, caminha para a frente e para baixo, pois vai cavando um túnel fazendo com que termine em sua morte.

8 SOBREVIDA Nos dias de hoje muitas empresas de vários setores de nossa economia estão em uma faixa momentânea de sobrevida ocasionada por falta de planejamento, problemas de gestão ou falhas na elaboração de seus preços de venda.

9 GESTÃO Estudo elaborado pelo Departamento de Pequenas e Médias empresas da FIESP revelou que 61% dos problemas de operação das empresas referem-se à Gestão.

10 PROPOSTA COMERCIAL A relação/interface entre tomadores e prestadores de serviços especializados ou temporários é a Proposta Comercial.

11 EQUALIZAÇÃO TÉCNICA Os tomadores de serviços, em sua grande maioria não tem o hábito de efetuar uma equalização técnica dos serviços a serem contratados.

12 ESTRUTURA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA EMPRESA DE SERVIÇOS FICTÍCIA LTDA.

13 SERVIÇOS ESPECIALIZADOS I – Encargos Sociais ENCARGOS% INSS20,00% SALÁRIO EDUCAÇÃO2,50% SEGURO ACIDENTE DE TRABALHO *3,00% FGTS8,00% PROVISIONAMENTO% FÉRIAS + 1/311,11% 13º SALÁRIO8,33% ENCARGOS S/ 13º SALÁRIO2,79% SUBTOTAL 0155,73% * Os percentuais do Seguro de Acidente de Trabalho variam conforme o enquadramento do grau de risco de cada setor econômico. Por exemplo, na indústria de transformação da área química, todos os segmentos são qualificados como de grau 3, recolhendo, portanto, 3% deste encargo. A exceção fica por conta das linhas de produção de perfumes e cosméticos, classificadas como de grau 2 de risco (com alíquota de 2%).

14 OBS: DEMAIS CUSTOS DO PRESTADOR DE SERVIÇOS 1) Alíquotas de contribuição ao SESC, SENAI, SEBRAE e INCRA, somando mais 3,30% de custo; 2) Custos com afastamentos, licenças (paternidade, funeral, casamento) e acidente de trabalho têm que estar previstos no contrato e ser repassados ao Prestador pelo Tomador; 3) Já os percentuais a serem definidos dependem do histórico de cada realidade empresarial. Ou seja, o empresário deve ponderar qual a sua média histórica empenhada em cada um desses itens e fazer uma projeção deste custo. Por exemplo, em geral, os contratos não preveem atualização face às mudanças anuais dos pisos salariais, que ocorram durante a vigência dos mesmos. Torna-se necessário, portanto, fazer uma provisão deste custo; 4) Finalmente, previsão para pagamento de aviso prévio, multa de 50% sobre o saldo do FGTS.

15 II – Demais encargos OUTROS CUSTOS S/ TRABALHO SUBSTITUIÇÃO POR MOTIVO DE FÉRIAS DO TERCEIRIZADO14,54% SUBTOTAL 0214,54% * Também aqui os percentuais a serem definidos dependem do histórico de cada realidade empresarial e das mudanças sobre os pisos salariais estabelecidos nas convenções do trabalho.

16 III – Impostos de Natureza Federal IMPOSTOS S/ NOTA FISCAL PIS, COFINS, CSLL e IR11,25% SUBTOTAL 0311,25% ** Cada município institui um regime diferenciado em termos de alíquota e incidência do ISS QN (mais conhecido apenas por ISS). No município de São Paulo, por exemplo, a taxa é de 2% sobre o faturamento total. Por isso esse cálculo deve ser feito de forma separada em relação aos demais tributos incidentes sobre a Nota Fiscal. IV – Impostos de Natureza Municipal IMPOSTOS S/ NOTA FISCAL 2 ISS QN** SUBTOTAL 04**

17 V – BENEFÍCIOS ESTABELECIDOS PELA CONVENÇÃO COLETIVA BENEFÍCIOS CONFORME CONVENÇÃO COLETIVA VALE REFEIÇÃO****** SUBTOTAL 05****** Obs: Esses mudam conforme a Convenção Coletiva estabelecida em cada Estado para cada categoria profissional.

18 VI – CUSTOS ESTABELECIDOS PELA CONVENÇÃO COLETIVA CUSTOS VALE TRANSPORTE**** PCMSO (EXAME MÉDICO)**** EPI (EQUIPAMENTOS PROT. INDIV.)**** UNIFORME**** INSUMOS PARA O TRABALHO**** EQUIPAMENTOS ESPECIALIZADOS (EX: LEITURISTA)**** SUBTOTAL 06**** Obs: EPI, uniforme, equipamentos e alimentação (através de refeitório, desjejum e ceia) poderão ser oferecidos pelo Prestador, mediante o devido repasse de custo pelo Tomador.

19 VII – HONORÁRIOS ADMINISTRATIVOS (A serem definidos conforme Fator de Risco) HONORÁRIOS ADMINISTRATIVOS REMUNERAÇÃO S/ CUSTOS E SERVIÇOS PRESTADOS SUBTOTAL 07 Os Honorários Administrativos deverão ser projetados conforme os custos e uma remuneração mínima necessária a que se garanta a sustentabilidade do negócio, não apenas em termos de zerar esses custos, mas de aferir renda para remuneração de seus empresários e para investimento na melhoria de qualidade e expansão da própria empresa.

20 SERVIÇO TEMPORÁRIO I – Encargos Sociais ENCARGOS% INSS20,00% SALÁRIO EDUCAÇÃO2,50% SEG. DE ACIDENTE DETRABALHO *3,00% FGTS8,00% PROVISIONAMENTO% FÉRIAS + 1/311,11% 13º SALÁRIO8,33% ENCARGOS S/ 13º SALÁRIO2,79% SUBTOTAL 0155,73% * Os percentuais do Seguro Acidente de Trabalho variam conforme o enquadramento do grau de risco de cada setor econômico. Por exemplo, na indústria de transformação da área química, todos os segmentos são qualificados como de grau 3, recolhendo, portanto, 3% deste encargo. A exceção fica por conta das linhas de produção de perfumes e cosméticos, classificadas como de grau 2 de risco (com alíquota de 2%).

21 OBS: DEMAIS CUSTOS DO PRESTADOR DE SERVIÇOS 1) Custos com afastamentos, licenças (paternidade, funeral, casamento) e acidente de trabalho têm que estar previstos no contrato e ser repassados ao Prestador pelo Tomador; 2) Já os percentuais a serem definidos dependem do histórico de cada realidade empresarial. Ou seja, o empresário deve ponderar qual a sua média histórica empenhada em cada um desses itens e fazer uma projeção deste custo. Por exemplo, em geral, os contratos não preveem atualização face às mudanças anuais dos pisos salariais, que ocorram durante a vigência dos mesmos. Torna-se necessário, portanto, fazer uma provisão deste custo; 3) Finalmente, mesmo que o Trabalho Temporário não seja alvo de cláusula específica para pagamento de aviso prévio, é prudente provisionar a eventualidade de que o encerramento do contrato ocorra por outras razões que não o motivo justificador. É o caso, por exemplo, de empregado que, contratado para cobrir férias de 30 dias, seja desligado por falta de adaptação antes do retorno do empregado substituído. Existe entendimento judicial de que ele faça jus, aqui, ao recebimento do aviso prévio. Mas se o desligamento for motivado por volta antecipada do trabalhador permanente, não caberá aviso prévio, prevalecendo o motivo justificador.

22 Obs: Cada município institui um regime diferenciado em termos de alíquota e incidência do ISS QN (mais conhecido apenas por ISS). No município de São Paulo, por exemplo, a taxa é de 2% sobre o faturamento total. Por isso esse cálculo deve ser feito de forma separada em relação aos demais tributos incidentes sobre a Nota Fiscal. II – Impostos de Natureza Federal IMPOSTOS S/ NOTA FISCAL PIS, COFINS, CSLL e IR11,25% SUBTOTAL 0211,25% III – Impostos de Natureza Municipal IMPOSTOS S/ NOTA FISCAL 2 ISS QN** SUBTOTAL 03**

23 IV – BENEFÍCIOS BENEFÍCIOS CONFORME CONVENÇÃO COLETIVA VALE REFEIÇÃO****** SUBTOTAL 04****** Obs: Esses mudam conforme a Convenção Coletiva estabelecida em cada Estado para cada categoria profissional.

24 V – CUSTOS ESTABELECIDOS PELA CONVENÇÃO COLETIVA CUSTOS VALE TRANSPORTE**** PCMSO (EXAME MÉDICO)**** EPI (EQUIPAMENTOS PROT. INDIV.)**** UNIFORME**** INSUMOS PARA O TRABALHO**** EQUIPAMENTOS ESPECIALIZADOS (EX: LEITURISTA)**** SUBTOTAL 05**** Obs: EPI, uniforme, equipamentos e alimentação (através de refeitório, desjejum e ceia) poderão ser oferecidos pelo Prestador, mediante o devido repasse de custo pelo Tomador.

25 VII – HONORÁRIOS ADMINISTRATIVOS (A serem definidos conforme Fator de Risco) HONORÁRIOS ADMINISTRATIVOS REMUNERAÇÃO S/ CUSTOS E SERVIÇOS PRESTADOS SUBTOTAL 06 Os Honorários Administrativos deverão ser projetados conforme os custos e uma remuneração mínima necessária a que se garanta a sustentabilidade do negócio, não apenas em termos de zerar esses custos, mas de aferir renda para remuneração de seus empresários e para investimento na melhoria de qualidade e expansão da própria empresa.

26 EMPRESAS DE OUTROS SETORES DE NOSSA ECONOMIA UTILIZAM MODELOS DIFERENTES DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

27 É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS CRITÉRIOS DE APURAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS SÃO DINÂMICOS PRECISAM SER PERIODICAMENTE REGISTRADOS, ANALISADOS E AJUSTADOS TANTO POR FORÇA DE ALTERAÇÕES IMPOSTAS PELO GOVERNO (nas 3 esferas), QUANTO PELAS VARIAÇÕES DOS CUSTOS OPERACIONAIS

28 A SOBREVIVÊNCIA DO MERCADO E A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS.

29 GESTÃO INTERINA A GESTÃO INTERINA é a intervenção provisória em um ou mais processos de sua empresa, onde um Gestor da ITC Interconsult é alocado para atuar como um executivo do Cliente por um período pré-determinado. Esse tipo de gerência é recomendada em situações em que uma reformulação drástica esteja sendo necessária na otimização ou saneamento sua empresa. As suas primeiras ações buscam adequar os processos de operação do Cliente sob sua responsabilidade. Tão logo os processos estejam satisfatoriamente estabilizados, o Gestor começa a formar o executivo ou equipe que o sucederá. Na fase final do processo, o Gestor se afasta progressivamente das operações, atuando como tutor da equipe. NOVOS TEMPOS EXIGEM NOVAS ATITUDES !

30 ACONSELHAMENTO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS O aconselhamento serve de apoio para o empresário poder conhecer mais a fundo a sua empresa orientando-o sobre seus CUSTOS, DESPESAS FIXAS, PREÇO DE VENDA E MARGEM DE LUCRO, GESTÃO, CONTROLADORIA, PLANEJAMENTO e ESTRATÉGIA através de reuniões semanais ou quinzenais com apresentação de conceitos teóricos e aproveitamento de situações práticas do seu negócio. As reuniões podem ser agendadas à noite ou nos fins de semana, sem interferência no dia-a-dia do seu trabalho. O empresário define o local, a quantidade de horas e a periodicidade das reuniões. Esta alternativa oferece uma perspectiva mais ampla de oportunidades de aprendizado, com abordagem e o foco definido especificamente para o seu interesse, com inúmeros benefícios para a sua empresa e o mais interessante, com custos menores. “INSANIDADE É CONTINUAR FAZENDO SEMPRE A MESMA COISA E ESPERAR RESULTADOS DIFERENTES” (Albert Einstein)

31 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Quanto vale o seu negócio? Pretendo investir, o preço é justo? Uma empresa é avaliada pela sua capacidade de geração de recursos no presente e no futuro. A avaliação de empresas é a ferramenta correta para ajudar o empresário na determinação do valor de uma empresa ou projeto de investimentos. A projeção de fluxo de caixa, a estrutura e o custo de capital são fatores importantes na determinação de um valor justo. A ITC Interconsult pode auxiliá-lo nessa tomada de decisão e na avaliação de seu próprio negócio. “NÃO É O MAIS FORTE DA ESPÉCIE QUE SOBREVIVE, NEM O MAIS INTELIGENTE. É AQUELE QUE SE ADAPTA MELHOR ÀS MUDANÇAS.” (Charles Darwin) “NÃO É O MAIS FORTE DA ESPÉCIE QUE SOBREVIVE, NEM O MAIS INTELIGENTE. É AQUELE QUE SE ADAPTA MELHOR ÀS MUDANÇAS.” (Charles Darwin)

32 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS Freqüentemente, o gerenciamento de uma empresa é visto como essencial, mas é tratado, na maioria das vezes, somente de maneira reativa. Apesar de os empresários considerarem que os indicadores de desempenho e a gestão empresarial são ferramentas importantes para a saúde de suas empresas, esse gerenciamento não é feito de maneira adequada. Pode-se afirmar que grande parte das pequenas e médias empresas que não sobrevivem nos primeiros dois anos de vida sofreram deste mal, isto é, escolhem de forma incorreta os indicadores de desempenho e/ou de gestão. A ajuda da ITC Interconsult poderá ser valiosa para que essas deficiências se tornem nulas. Reflita sobre o estágio de evolução de oferta de serviços da sua empresa

33 Fone: (11)


Carregar ppt "Www.itc-interconsult.com.br Fone: (11) 5564-1257."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google