A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem. Quando se retira pedaços dele, o desenho se torna menos complexo, menos rico. As crianças se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem. Quando se retira pedaços dele, o desenho se torna menos complexo, menos rico. As crianças se."— Transcrição da apresentação:

1 “O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem. Quando se retira pedaços dele, o desenho se torna menos complexo, menos rico. As crianças se desenvolvem, aprendem e evoluem melhor em um ambiente rico e variado” (Forest et Lusthaus, 1987). Subprojeto: Formação de professores: trabalhando a diversidade na escola.

2 Apresentação:  Coordenadores;  Supervisora;  Alunos.

3 ATRIBUIÇÕES Com relação ao professor supervisor das escolas participantes do subprojeto espera-se que:  Seja capaz de sugerir, analisar, avaliar e acompanhar o processo de inclusão da diversidade na sala de aula;  Sinta-se corresponsável pela inclusão escolar, e perceba a importância de sua participação nas propostas da escola;  Perceba a necessidade de se discutir, analisar e debater sobre a diversidade na escola, e na sala de aula;  Valorize a diversidade como promotora de desenvolvimento e rica em estímulos e oportunidades de desenvolvimento e aprendizado;  Reconhecer a importância das múltiplas linguagens no estabelecimento do vínculo entre ler, escrever, expressar-se de diferentes formas, opinar e conceituar a realidade na qual as crianças estão inseridas;  Acredite na importância da formação continuada para a melhoria da sua prática pedagógica e da qualidade do ensino básico.

4 Com relação ao aluno-bolsista da UNIUBE espera-se que:  Aprimore seus conhecimentos pela participação ativa em todas as ações deste sub-projeto;  Amplie e aprofunde a sua autonomia como co-participante no processo de sua formação;  Desenvolva o gosto pela docência;  Ocupe o papel de corresponsável pela qualidade do ensino básico com propostas criativas e renovadoras na escola onde, futuramente, exercerá a docência.

5 PROJETO O presente projeto pretende intervir de forma decisiva na formação dos licenciandos em Pedagogia da UNIUBE, bem como contribuir com o processo de formação continuada de professores do Ensino Fundamental do município de Uberaba, e consequentemente no atendimento à diversidade no ambiente escolar, além de visar a formação de novos pesquisadores intervencionistas que contribuam de forma efetiva para o desenvolvimento e aprendizado de todos. Tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas que possibilitem ao licenciando da UNIUBE estabelecer uma articulação entre o campo teórico e prático de sua formação, bem como a melhoria da qualidade no processo de inclusão escolar.

6 A metodologia utilizada será as múltiplas linguagens advindas das artes visuais, da música, do cinema, da cultura, da corporeidade, dos diversos estilos e possibilidades de linguagem verbal e não verbal, são instrumentos significativos que coordenam-se em vivências propulsoras de inúmeras possibilidades reflexivas e de propiciar ações transformadoras, sendo então consideradas, nestes projeto, como instrumentos viabilizadores da construção da conscientização acerca da inclusão escolar, bem como da transformação de atitudes discriminatórias em ações inclusivas. Visam ainda levar a informação e atendendo às angústias presentes no dia a dia da inclusão da diversidade no ambiente escolar, assim, pretende-se corroborar a interação com a diversidade do dia-a-dia, levando o grupo à análise de suas próprias limitações no dia a dia, em geral disfarçadas, ou simplesmente, ignoradas como assunto- tabu.

7 AÇÕES PREVISTAS  Participação e realização de entrevistas, visitas locais, recebendo informações importantes sobre a diversidades e as possibilidades e obstáculos advindos dela.  A preparação desse material provocará o envolvimento de toda a equipe - alunos-bolsistas, professores supervisores das escolas, professor supervisor da UNIUBE e um aprofundamento teórico em relação a esta proposta.  Esse material considerará como suporte inicial as resoluções e normativas a respeito da inclusão escolar, e da vivência inicial inclusiva da escola campo, para a partir daí organizar etapas, elencar prioridades e executar o projeto

8 AVALIAÇÃO  O desenvolvimento do subprojeto será avaliado duas vezes por semestre. Toda a equipe envolvida analisará a proposta para verificar se os objetivos estão sendo alcançados, quais as falhas e/ou dificuldades encontradas e se é necessário estabelecer alguns redirecionamentos. Esta avaliação constará dos seguintes itens: identificação dos avanços percebidos nos alunos das escolas envolvidas, bem como na comunidade escolar; aprendizagens dos alunos- bolsistas e dos professores supervisores a partir da experiência vivida.

9 CALENDÁRIO DE REUNIÕES 1º semestre DIAS: 13/0303/04 01/05 05/06 03/07 20/0310/04 08/05 12/06 10/07 27/0317/04 15/05 19/06 24/04 22/05 26/06 29/05

10 “As diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de gênero, enfim, a diversidade humana está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é a condição imprescindível para se entender como aprendemos e como compreendemos o mundo e nós mesmos.” MONTOAN, 2003


Carregar ppt "“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem. Quando se retira pedaços dele, o desenho se torna menos complexo, menos rico. As crianças se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google