A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elton Ivan Schneider – Coordenador de EAD – Semipresenciais Uninter

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elton Ivan Schneider – Coordenador de EAD – Semipresenciais Uninter"— Transcrição da apresentação:

1 Novas Metodologias de Ensino e Aprendizagem na Educação Superior – desafios e perspectivas
Elton Ivan Schneider Coordenador de EAD – Semipresenciais Uninter Administrador (UFSM) – Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) – Doutorando em Administração (Universidade Positivo)

2 Tecnologias Aplicadas aos Processos de Ensino e Aprendizagem

3 Tecnologias Aplicadas aos Processos de Ensino e Aprendizagem
New Midia Consortium (NMC) – Horizon Report NMC Horizon Project está atualmente no seu 12º ano, dedicado a mapear o cenário de tecnologias emergentes para o ensino, a aprendizagem e questionamento criativo na educação global. A cada ano, três relatórios nos formatos completos são produzidos, com foco no ensino superior, K-12 (Ensino Básico), e museus, respectivamente. Até a data presente, o NMC tem realizado estudos de implantação das tecnologias na Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Brasil, Espanha e América Latina, e em Cingapura, e tem planos para expandir a pesquisa para a Europa, Índia e África

4

5

6

7 Repensando o Ensino e a Aprendizagem

8 Semipresencial – Flipped Classroom
Criar algo novo a partir do que fazemos bem, porém diferente do que fazemos.

9 Semipresencial - Desafios O que faríamos no Semipresencial
Pesquisar novas abordagens de ensino e aprendizagem Valorização dos encontros presenciais Uso de novas metodologias educacionais O que temos no EAD Livros Impressos Vídeo Aulas Atividades Pedagógicas Online Avaliações Rotas de Aprendizagem Aulas Interativas

10 Habilidades de pensamento superior
Sentido da Aprendizagem no ensino tradicional Recordar Compreender Aplicar Analisar Avaliar Criar Aquisição de Conhecimento Produção de Conhecimento Criação de Conhecimento Atividades de aprendizado com maior efetividade Atividades de Ensino e Aprendizagem Maior parte do tempo destinado ao ensino está em atividades de aquisição do Conhecimento Tempo Gasto Habilidades de pensamento de ordem inferior Taxonomia de Bloom (1954)

11 Semipresencial - Desafios

12 Semipresencial – Aprendizagem Ativa

13 Semipresencial - Desafios
Criação de Conhecimento Criar Atividades de baixa retenção de aprendizagem Leitura Atividades de Ensino e Aprendizagem Avaliar Palavra Ouvida Analisar Desenhos Observados Produção de Conhecimento Ver um filme ou apresentação de slides Aplicar Atividades ativas de aprendizagem Compreender Diálogos e Debates Aquisição de Conhecimento Realizar uma apresentação, simular experiências, criar, analisar, desenhar, jogar, ensinar. Recordar Habilidades de pensamento de ordem inferior Pirâmide de Aprendizagem Taxonomia de Bloom Cone de Dale (1946) Tempo Gasto

14 Flipped Classroom

15 Repensando o Ensino e a Aprendizagem – A Sala de Aula Invertida no Grupo Uninter

16 Sala de Aula Invertida na Prática – Mudando os materiais Instrucionais
Leitura Palavra Ouvida Desenhos Observados Ver um filme ou apresentação de slides Diálogos e Debates Realizar uma apresentação, simular experiências, criar, analisar, desenhar, jogar, ensinar. Estudos de Caso, Simulações, Jogos, PBL, Atividades de Pesquisa, Juri Simulado, entre outros. Criação de Conhecimento Criar Atividades de Ensino e Aprendizagem Atividades ativas de aprendizagem Ampliação da aprendizagem em atividades disciplinares Avaliar Produção de Conhecimento Analisar Vídeo Aula Aplicar Rota de Aprendizagem Aquisição de Conhecimento Compreender Tutoria Interativa via Rádio Web Recordar Livro Impresso, Biblioteca Virtual e textos de apoio Tempo Gasto

17 Habilidades de pensamento superior Metodologias de Aprendizagem Ativa
Sala de Aula Invertida na Prática – Mudando as Práticas da Sala de Aula Habilidades de pensamento superior Metodologias de Aprendizagem Ativa Leitura Palavra Ouvida Desenhos Observados Ver um filme ou apresentação de slides Diálogos e Debates Realizar uma apresentação, simular experiências, criar, analisar, desenhar, jogar, ensinar. Criar Avaliar Analisar Aplicar Atividades de Ensino e Aprendizagem Autonomia de Estudos A aquisição do conhecimento cabe ao aluno em atividades de auto estudo com os materiais didáticos produzidos para o EAD Estudo Indepen-dente Os encontros presenciais se pautam pela realização de atividades de aplicação, análise, avaliação e criação. As metodologias de ensino e aprendizagem previlegiam a participação ativa dos alunos no processo educacional. Compreender Recordar Tempo Gasto

18 Modelo de Estrutura Pedagógica – Sala de Aula Invertida em EAD
Estratégias de Ensino e Aprendizagem Sequência Didática – Atividades de Ensino e Aprendizagem Tecnologias/Metodologias de acesso ao conhecimento Segunda Terça Quarta Quinta Estratégia de Auto Estudo Atividades Disciplinares Aprendizagem Colaborativa Atividades Inter-disciplinares Livro didático da disciplina + Vídeo Aula Ampliação do conhecimento da Disciplina Chat /rádio (AVA) entre alunos e professor Formação do perfil profissional do Egresso Atividades de Criação e Produção de Conhecimento Estudos de caso Disciplinares Aprendizagem Ativa e Colaborativa Vivencial Criação de Ideias de Negócios – BMG Canvas Aquisição de Conhecimento Encontros Presenciais Tutoria Presencial, Tutoria a Distância, Professores Especialistas nos Encontros Presenciais Avaliação presencial processual, formativa e somativa

19 Flipped Classroom

20 Flipped Classroom – O Papel do Aluno

21 Flipped Classroom e a Tecnologia Educacional

22 Desafios aos modelos de Ensino e Aprendizagem

23 Desafios Educacionais do Século XXI

24 Desafios Educacionais do Século XXI
1 – Falta de Fluência Digital: falta de professores e profissionais treinados para o uso de tecnologias digitais;

25 Desafios Educacionais do Século XXI
2 - A falta de recompensas para o ensino: as IES são avaliadas pela sua capacidade de pesquisa e inovação, não por sua capacidade pedagógica de criação de novos métodos de ensino e aprendizagem. Os professores mais qualificados de uma IES estão em grupos de pesquisas e não dão aula.

26 Desafios Educacionais do Século XXI
3 – Competição entre os novos modelos de educação: não estamos buscando a melhora dos modelos, mas a competição entre eles. O foco não está em melhorar os processos de ensino e aprendizagem, o foco está nos meios (tecnologia), na redução de custos (moocs), na oferta de certificados baseados em avaliações (provas – ENEM e ENADE), em certificações baseadas em % de acertos (será que garantem o resultado?)

27 Desafios Educacionais do Século XXI
4 – A falta de inovação no ensino superior: segundo HESS e KEllY (2013), o modelo de transmissão de conteúdos usado na atualidade, tem ajudado a manter a sistemática de ensino passiva: Currículos inflexíveis; Não adaptados ao mercado; Baseados na transmissão de conhecimentos e aulas doutorais; Que não valorizam o professor como especialista em ensinar, produzir materiais didáticos, em interação, como participante ativo, interdisciplinar, multidisciplinar;

28 Desafios Educacionais do Século XXI
5 – Reduzir a pressão para aumentar o número de alunos no ensino superior sem se preocupar com: Se existem demandas para os cursos oferecidos; Se os alunos estão preparados para o curso desejado; Se a IES tem o suporte financeiro, estrutural e acadêmico para ofertar a demanda desejada;

29 Desafios Educacionais do Século XXI
6 – Manter a educação relevante: A informação e o conhecimento estão migrando do papel para o digital; O presencial para o virtual e digital; Mais flexibilidade e adaptação em contrapartida a Diretrizes Curriculares Nacionais; Criação de novos cenários de aprendizagem com o uso de tecnologia + interatividade + presencialidade + mediação + informação e conhecimento digital Aproveitamento dos melhores professores (doutores e pesquisadores) para os processos de ensino, valorizando a sua formação como mediadores, produtores de material didático, especialistas na personalização de processos de ensino e aprendizagem.

30 para um Modelo Escolar Criativo
Elementos da Pesquisa para um Modelo Escolar Criativo

31 Para um Modelo Escolar Criativo
Conteúdo e Currículo Avaliação Práticas de Aprendizagem Práticas de Ensino Organização Liderança e Valores Conectividade Infraestrutura Práticas Pedagógicas Inovadoras 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Elementos da pesquisa Para um Modelo Escolar Criativo Adaptado de NMC – Horizon Report 2014

32 Práticas de Aprendizagem
Conteúdo e Currículo Avaliação Práticas de Aprendizagem Práticas de Ensino 1- Inteligência Emocional 5 – Reconhecimento da aprendizagem formal e informal 8 – Aprender pela exploração 14 – Desenvolver habilidades e capacidades (soft Skills) 2 – Inter, multi e transdisciplinaridade 6 – Avaliação formativa 9 – Aprender pela criação 15 – Potencializar o aprendiz 3 – Recursos Educacionais Abertos 7 – Formatos de avaliação envolvente 10 – Aprender com jogos 16 – Múltiplos estilos de aprendizagem 4 – Atividades Significativas 11 – Aprendizagem auto-regulada 17 – Múltiplos modos de pensar 12 – Aprendizagem personalizada 13 – Colaboração com os pares Organização Liderança e Valores Conectividade Infraestrutura 18 – Inovação em Serviços 21 – Inclusão Social 24 – Eventos de Aprendizagem 27 – Espaço físico 19 – Inovar no cruzamento de dados de aprendizagem do aluno 22 – Empreendedorismo social 25 – Redes Sociais 28 – Infraestrutura de Tecnologia da informação 20 - Monitorar a qualidade 23 – Inovação nos modelos de Gestão 26 – Conexão com o mundo Real

33 Referenciais NMC: The New Media Consortium. The Horizon Report. Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.2004 NMC: The New Media Consortium NMC: The New Media Consortium and the EDUCAUSE Learning Initiative. The Horizon Report – 2005 Edition. Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.2005 NMC: The New Media Consortium. ISBN NMC: The New Media Consortium and the EDUCAUSE Learning Initiative. The Horizon Report – 2006 Edition. Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.2006 NMC: The New Media Consortium. ISBN NMC: The New Media Consortium and the EDUCAUSE Learning Initiative. The Horizon Report – 2007 Edition. Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.2007 NMC: The New Media Consortium. ISBN NMC: The New Media Consortium and the EDUCAUSE Learning Initiative. The Horizon Report – 2008 Edition. Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.2008 NMC: The New Media Consortium. ISBN Johnson, L., Levine, A., & Smith, R. (2009). Informe Horizon. Austin, Texas: The New Media Consortium. Traducción al español de The 2009 Horizon Report. ISBN Johnson, L., Smith, R., Levine, A., Stone, S. (2010). The 2010 Horizon Report : Edición en español.(Xavier Canals, Eva Durall, Translation.) Austin, Texas: The New Media Consortium. ISBN Johnson, L., Smith, R., Willis, H., Levine, A., and Haywood, K., (2011). The 2011 Horizon Report. Austin, Texas: The New Media Consortium. ISBN Johnson, L., Adams, S., and Cummins, M. (2012). The NMC Horizon Report: 2012 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium. ISBN Johnson, L., Adams Becker, S., Cummins, M., Estrada, V., Freeman, A., and Ludgate, H. (2013). NMC Horizon Report: Edição Ensino Superior ISBN Johnson, L., Adams Becker, S., Estrada, V., Freeman, A. (2014). NMC Horizon Report: 2014 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium. ISBN


Carregar ppt "Elton Ivan Schneider – Coordenador de EAD – Semipresenciais Uninter"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google