A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 34 - 02/12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” TEXTO ÁUREO “Ninguém costura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 34 - 02/12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” TEXTO ÁUREO “Ninguém costura."— Transcrição da apresentação:

1 1 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” TEXTO ÁUREO “Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior” Mc 2.21.

2 2 OBJETIVOS DA LIÇÃO 1)Mostrar os transtornos causados pela organização religiosa da época de Jesus; 2) Ensinar que se torna impossível alguém receber as coisas de Deus a menos que mude seu modo antigo de viver; 3) Assegurar que o cristianismo não é remendo. É mudança radical em todos os sentidos. “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” VERDADE APLICADA As coisas novas de Deus não podem ser aplicadas a uma natureza velha, pois o resultado seria o desperdício e uma rotura ainda maior. TEXTO DE REFERÊNCIA  Mt

3 3 INTRODUÇÃO ۩Os discípulos de Jesus estavam alegres: ۩Sentimento inevitável. ۩Jesus estava com eles. ۩ Os discípulos de João estavam tristes: ۩João estava preso e à beira da morte. ۩Jesus lhes fala: ۩ Algo difícil de compreender ۩“Coisas novas e coisas velhas”. “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES”

4 4 1. JESUS VEIO MUDAR AS VESTES POR COMPLETO “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ A doutrina de Jesus era diferente dos conceitos daquela época. ۩ A Bíblia é enfática: muitos se escandalizavam dEle. ۩ Jesus veio ao mundo apresentar o modelo correto. ۩ Infelizmente muitos não estão preparados para compreender a Cristo. ۩ O vinho novo não pode ser colocado em odre velho. ۩ Não se coloca remendo novo em roupa velha. ۩ Os problemas não estavam no vinho nem no remendo novo: ۩ Estavam no odre velho e na roupa velha ۩ O judaísmo não poderia conter o “vinho novo” de Jesus. ۩ A velha roupagem deveria ser trocada: ۩ Jesus não veio propor remendos, ۩ Não veio misturar conceitos, ۩ Veio acrescentar algo novo, novíssimo!!! 1.1. NOVO COM VELHO CAUSA ROTURA ( 2Co 11.3; Mt 23.3,4,13)

5 5 1. JESUS VEIO MUDAR AS VESTES POR COMPLETO “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ O judaísmo vigente recusou-se a renunciar ao tradicionalismo: ۩ Para receber a Palavra de Deus; ۩ Para aceitar a crucificação de Jesus. ۩ O vinho novo do evangelho não é destinado: ۩ A nos deixar confortáveis, mas nos fazer novos. ۩ O vinho novo representa Jesus; ۩ Os odres representam o coração do homem. ۩ Se os odres forem velhos rompem-se. ۩ Por isso disse Jesus : Importa-vos nascer de novo VINHO NOVO PARA ODRE NOVO ( 2Co 5.17; Gl 1.6-9)

6 6 1. JESUS VEIO MUDAR AS VESTES POR COMPLETO “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ Jesus ao afirmar isso ensinava que: ۩ A nova visão do reino de Deus Não poderia ser armazenada no velho judaísmo. ۩ Não é possível guardar a Palavra de Deus: ۩ No que éramos antes, o odre se romperá. ۩ O ES nos enche de gozo espiritual: ۩ Perseverando na fé, ۩ Vamos nos transformando em vinho, provado e aprovado pelo Senhor! ۩ Que tipo de odre é o nosso coração? ۩ Que tipo de vinho está dentro dele? 1.3. NÃO SE COLOCA VINHO NOVO EM ODRE VELHO ( Mt 9.17)

7 7 2. JESUS TROUXE-NOS ROUPAGEM IGUAL A SUA “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ Pedro nos adverte: “Cingi-vos todos de humildade” (1Pe 5.5). ۩ A túnica de Jesus não apresentava remendos, nem costura. (Jo 19.23) ۩ Jesus fala de vinho novo, fala de si mesmo agindo em nós. ۩ Quando fala de vestes, fala de nos despir do pecado e do egoísmo. ۩ Transformações em nós não podem dar sensação de perda. ۩ É abrir mão do que estávamos acostumados. ۩ Os doutores da lei assustaram porque o povo estava maravilhado pelo que Jesus dizia. ۩ Os fariseus persistiam que o vinho velho (lei) era melhor. ۩ É preciso estar pronto para a mudança, ۩Para provar um vinho novo e uma nova veste JESUS FALOU DA ROTURA, DO REMENDO E DO ODRE ( Mt 7.28,29)

8 8 2. JESUS TROUXE-NOS ROUPAGEM IGUAL A SUA “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ O jejum que os fariseus tanto praticavam, era um vestido velho. ۩ Seria inútil um pedaço de pano novo. ۩ O que Jesus veio criar não era algo impregnado numa velha ordem. ۩ Era e é algo extremamente novo. ۩Jesus não veio ensinar em uma fórmula desgastada que os fariseus estavam acostumados a viver. ۩ Jesus ensinou que não se pode ter duas cordas em nosso arco: ۩ É confiar nEle para a salvação; ۩ E confiar nas obras que Ele nos orienta fazer. ۩ Não estamos mais debaixo da lei, mas debaixo da graça. ۩ Nestes princípios não existem remendos CRISTO NOS PROPÕE UMA ROUPA NOVA ( Mt 9.17)

9 9 2. JESUS TROUXE-NOS ROUPAGEM IGUAL A SUA “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ Jesus excluiu obra reparadora: ۩ Pano não encolhido, ou qualquer mistura. ۩ A roupa nova consolida o novo dentro de nós. ۩ Roupa velha é vida comum, sem compromisso. ۩ Quando uma roupa se rasga escolhe-se: ۩ Não usá-la mais, ou usá-la rasgada mesmo. ۩ Colocar remendo é vê-la rasgar novamente. ۩ Jesus refere a uma roupa nova, limpa, não amarrotada. ۩ Jesus veio criar algo que não tem tempo de validade. ۩ Legou-nos algo que dura eternamente CRISTO NOS PROPÕE UMA ROUPA NOVA ( Rm 12.1,2)

10 10 3. JESUS FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM ODRE NOVO “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ É triste ver odres que serviram bem no passado. ۩ Encontram-se endurecidos e ressequidos. ۩ O couro não tem flexibilidade para acompanhar a expansão, ۩ Está se rompendo e o vinho se perdendo. ۩ Será que poderemos algum dia considerar a possibilidade de que muitos defeitos das pessoas se devem às desilusões que nossa organização está lhes causando? ۩ Os odres dos fariseus estavam ressecados : ۩ Preferiram dizer que Jesus blasfemava, ۩ Que tinha demônio e que era farsante!!! ( Mt 9.34) 3.1. SE O VINHO SE PERDER PARA QUE SERVE O ODRE

11 11 3. JESUS FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM ODRE NOVO “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ O vinho esteve no princípio do ministério de Jesus. ۩ Nas bodas de Caná, Jesus transformou a água em vinho. ۩ Água sem cor, sem cheiro e sem sabor. ۩ Quantas vidas estão assim atualmente!? ۩ O mestre-sala admirou-se: ۩ “Tu guardaste até agora o melhor vinho”. ۩ O bom vinho novo só pode ser preservado em odre novo: ۩ Que é nossa própria vida e consciência. ۩ Enquanto não estivermos vazios de nós mesmos, não poderemos receber o “vinho novo” JESUS TEM SEMPRE VINHO NOVO (Jo )

12 12 3. JESUS FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM ODRE NOVO “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ A igreja precisa construir estruturas novas. ۩ Odres novos para o século que vivemos. ۩ O mundo não se interessa mais por odres velhos. ۩ Uma igreja que não vive um evangelho autêntico, ۩ Que não faz a diferença, não desperta interesse. ۩ Muitas igreja tentam fermentar um vinho novo, ۩ Ao invés de jogar fora os odres velhos. ۩ Evangelho radical bíblico requer: ۩ UMA IGREJA RADICAL BÍBLICA! ۩ A igreja nunca vai conseguir: IMPEDIR A EXPANSÃO DO VINHO QUE JESUS DERRAMA! NEM DERRAMAR O VINHO QUE JESUS NOS CONCEDE! 3.3.VINHO NOVO, SÓ EM ODRE NOVO (At )

13 13 3. JESUS FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM ODRE NOVO “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ Os religiosos que Jesus recriminou; ۩ Tornaram-se seus inimigos, procuravam reconhecimento; ۩Pela observância externa de ritos e formas de piedade: ۩Lavagens cerimoniais, ۩ Jejuns, orações e esmolas. ۩ Mas, negligenciavam a genuína piedade. ۩ Orgulhavam-se em suas “boas obras”. ۩ Quando Jesus falou sobre remendos e odres, ۩ Compreendiam muito bem o que Jesus estava combatendo: ۩ Uma religião vazia e sem qualquer esperança para o pecador. 3.3a.VINHO NOVO, SÓ EM ODRE NOVO

14 14 4. O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DOS ODRES “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ Na antiga cultura judaica o odre era velho não se expandia mais: ۩ Era colocado em um cepo (tora de madeira), ۩ Surravam com um porrete, obrigava o odre a expandir-se. ۩Este crescimento não é espontâneo, natural: ۩ Acarretando algum sofrimento; melhor crescer com dor que permanecer vazio por toda a eternidade. ۩ Deus quer derramar seu vinho novo em odres novos. ۩ Outro costume era deixar os odres enrijecidos: ۩Mergulhados em água por um tempo. ۩ Água, figura da renovação pela Palavra de Deus. ۩ Mergulhados na Palavra somos: ۩ Alimentados espiritualmente e renovados O ODRE DEVE SER MERGULHADO NA ÁGUA

15 15 4. O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DOS ODRES “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ Também era costume quando o odre era velho. (não se expandia mais): ۩ Para renová-lo, era colocado em óleo e na água. ۩ Água e azeite, composições perfeitas da obra redentora de Cristo. ۩ A água exerce sua função (importante): ۩ Mas o azeite é indispensável. ۩ Ambos trabalham em conjunto. ۩ A PALAVRA E O ESPÍRITO: ۩ Dupla de ouro de uma Igreja vitoriosa O ODRE DEVE SER POSTO NO ÓLEO (1Jo 5.6-8)

16 16 4. O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DOS ODRES “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ Também era costume para recuperar o odre velho: ۩ Escová-lo para tirar as impurezas. ۩ Torna-se importante observar o processo usado por Deus: ۩1º Água  Salvação, veio primeiro. ۩2º Azeite  Mover do ES em nossas vidas. ۩3º Escova  Remoção das impurezas. ۩ O processo das escovas é longo: ۩Tomar “uma cruz diária”. (Lc 9.23) ۩ Somos convocados a sacrificar no altar: ۩ O que ocupa lugar em nosso odre; ۩ O que impede o derramar do vinho. É Deus preenchendo todo nosso ser! 4.3. O ODRE DEVE SER ESCOVADO (LIMPO)

17 17 4. O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DOS ODRES “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ Por último. ۩ Abraão, Jó, Daniel, Ananias, Misael e Azarias e muitos outros: ۩ Passaram pelo processo da escova, ۩ Jamais foram esquecidos, ۩ Tornaram-se exemplos para sua posteridade. ۩Mais cedo ou mais tarde, passaremos pela “escova”. ۩ Imagine ser escovado sem antes ter sido mergulhado, na água e no azeite? ۩É bom atentar para este fato. 4.3a. O ODRE DEVE SER ESCOVADO (LIMPO) (Lc 9.23)

18 18 C O N C L U S Ã O “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” ۩ Deus fez, Deus trabalhou, lapidou, usou, ornamentou. ۩ Mas aquela unção venceu o prazo, esgotou. ۩Deus tem uma nova unção para cada um de nós: ۩ Deus tem um novo vinho, “novinho”!!! ۩ Não se pode por o vinho novo com o velho. ۩ Primeiro tem que se esvaziar do velho. ۩A Bíblia nos ensina não só a receber vinho novo, mas também a prepararmos odres novos!

19 19 MUITO GRATO E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” CONTINUEMOS ANIMADOS COM A ESCOLA BÍBLICA! FAÇAMOS UM VOTO PARA 2014: VAMOS À ESCOLA BÍBLICA!


Carregar ppt "1 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 34 - 02/12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” TEXTO ÁUREO “Ninguém costura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google