A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 34 - 02/12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” TEXTO ÁUREO “Ninguém costura remendo de pano novo em veste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 34 - 02/12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” TEXTO ÁUREO “Ninguém costura remendo de pano novo em veste."— Transcrição da apresentação:

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 34 - 02/12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES”
TEXTO ÁUREO “Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior” Mc 2.21.

2 TEXTO DE REFERÊNCIA Mt 9.14-17
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” VERDADE APLICADA As coisas novas de Deus não podem ser aplicadas a uma natureza velha, pois o resultado seria o desperdício e uma rotura ainda maior. OBJETIVOS DA LIÇÃO Mostrar os transtornos causados pela organização religiosa da época de Jesus; 2) Ensinar que se torna impossível alguém receber as coisas de Deus a menos que mude seu modo antigo de viver; 3) Assegurar que o cristianismo não é remendo. É mudança radical em todos os sentidos. TEXTO DE REFERÊNCIA Mt

3 INTRODUÇÃO Os discípulos de Jesus estavam alegres:
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” INTRODUÇÃO Os discípulos de Jesus estavam alegres: Sentimento inevitável. Jesus estava com eles. Os discípulos de João estavam tristes: João estava preso e à beira da morte. Jesus lhes fala: Algo difícil de compreender “Coisas novas e coisas velhas”.

4 1. JESUS VEIO MUDAR AS VESTES POR COMPLETO
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 1. JESUS VEIO MUDAR AS VESTES POR COMPLETO 1.1. NOVO COM VELHO CAUSA ROTURA (2Co 11.3; Mt 23.3,4,13) A doutrina de Jesus era diferente dos conceitos daquela época. A Bíblia é enfática: muitos se escandalizavam dEle. Jesus veio ao mundo apresentar o modelo correto. Infelizmente muitos não estão preparados para compreender a Cristo. O vinho novo não pode ser colocado em odre velho. Não se coloca remendo novo em roupa velha. Os problemas não estavam no vinho nem no remendo novo: Estavam no odre velho e na roupa velha O judaísmo não poderia conter o “vinho novo” de Jesus. A velha roupagem deveria ser trocada: Jesus não veio propor remendos, Não veio misturar conceitos, Veio acrescentar algo novo, novíssimo!!!

5 Para receber a Palavra de Deus;
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 1. JESUS VEIO MUDAR AS VESTES POR COMPLETO 1.2. VINHO NOVO PARA ODRE NOVO (2Co 5.17; Gl 1.6-9) O judaísmo vigente recusou-se a renunciar ao tradicionalismo: Para receber a Palavra de Deus; Para aceitar a crucificação de Jesus. O vinho novo do evangelho não é destinado: A nos deixar confortáveis, mas nos fazer novos. O vinho novo representa Jesus; Os odres representam o coração do homem. Se os odres forem velhos rompem-se. Por isso disse Jesus: Importa-vos nascer de novo.

6 1. JESUS VEIO MUDAR AS VESTES POR COMPLETO
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 1. JESUS VEIO MUDAR AS VESTES POR COMPLETO 1.3. NÃO SE COLOCA VINHO NOVO EM ODRE VELHO ( Mt 9.17) Jesus ao afirmar isso ensinava que: A nova visão do reino de Deus Não poderia ser armazenada no velho judaísmo. Não é possível guardar a Palavra de Deus: No que éramos antes, o odre se romperá. O ES nos enche de gozo espiritual: Perseverando na fé, Vamos nos transformando em vinho, provado e aprovado pelo Senhor! Que tipo de odre é o nosso coração? Que tipo de vinho está dentro dele?

7 2. JESUS TROUXE-NOS ROUPAGEM IGUAL A SUA
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 2. JESUS TROUXE-NOS ROUPAGEM IGUAL A SUA 2.1. JESUS FALOU DA ROTURA, DO REMENDO E DO ODRE ( Mt 7.28,29) Pedro nos adverte: “Cingi-vos todos de humildade” (1Pe 5.5). A túnica de Jesus não apresentava remendos, nem costura. (Jo 19.23) Jesus fala de vinho novo, fala de si mesmo agindo em nós. Quando fala de vestes, fala de nos despir do pecado e do egoísmo. Transformações em nós não podem dar sensação de perda. É abrir mão do que estávamos acostumados. Os doutores da lei assustaram porque o povo estava maravilhado pelo que Jesus dizia. Os fariseus persistiam que o vinho velho (lei) era melhor. É preciso estar pronto para a mudança, Para provar um vinho novo e uma nova veste.

8 2. JESUS TROUXE-NOS ROUPAGEM IGUAL A SUA
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 2. JESUS TROUXE-NOS ROUPAGEM IGUAL A SUA 2.2. CRISTO NOS PROPÕE UMA ROUPA NOVA ( Mt 9.17) O jejum que os fariseus tanto praticavam, era um vestido velho. Seria inútil um pedaço de pano novo. O que Jesus veio criar não era algo impregnado numa velha ordem. Era e é algo extremamente novo. Jesus não veio ensinar em uma fórmula desgastada que os fariseus estavam acostumados a viver. Jesus ensinou que não se pode ter duas cordas em nosso arco: É confiar nEle para a salvação; E confiar nas obras que Ele nos orienta fazer . Não estamos mais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Nestes princípios não existem remendos.

9 2. JESUS TROUXE-NOS ROUPAGEM IGUAL A SUA
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 2. JESUS TROUXE-NOS ROUPAGEM IGUAL A SUA 2.3. CRISTO NOS PROPÕE UMA ROUPA NOVA ( Rm 12.1,2) Jesus excluiu obra reparadora: Pano não encolhido, ou qualquer mistura. A roupa nova consolida o novo dentro de nós. Roupa velha é vida comum, sem compromisso. Quando uma roupa se rasga escolhe-se: Não usá-la mais, ou usá-la rasgada mesmo. Colocar remendo é vê-la rasgar novamente. Jesus refere a uma roupa nova, limpa, não amarrotada. Jesus veio criar algo que não tem tempo de validade. Legou-nos algo que dura eternamente.

10 Que tinha demônio e que era farsante!!! ( Mt 9.34)
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 3. JESUS FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM ODRE NOVO 3.1. SE O VINHO SE PERDER PARA QUE SERVE O ODRE É triste ver odres que serviram bem no passado. Encontram-se endurecidos e ressequidos. O couro não tem flexibilidade para acompanhar a expansão, Está se rompendo e o vinho se perdendo. Será que poderemos algum dia considerar a possibilidade de que muitos defeitos das pessoas se devem às desilusões que nossa organização está lhes causando? Os odres dos fariseus estavam ressecados: Preferiram dizer que Jesus blasfemava, Que tinha demônio e que era farsante!!! ( Mt 9.34)

11 3.2. JESUS TEM SEMPRE VINHO NOVO (Jo 2.1-12)
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 3. JESUS FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM ODRE NOVO 3.2. JESUS TEM SEMPRE VINHO NOVO (Jo ) O vinho esteve no princípio do ministério de Jesus. Nas bodas de Caná, Jesus transformou a água em vinho. Água sem cor, sem cheiro e sem sabor. Quantas vidas estão assim atualmente!? O mestre-sala admirou-se: “Tu guardaste até agora o melhor vinho”. O bom vinho novo só pode ser preservado em odre novo: Que é nossa própria vida e consciência. Enquanto não estivermos vazios de nós mesmos, não poderemos receber o “vinho novo”.

12 3.3.VINHO NOVO, SÓ EM ODRE NOVO (At 2.17-21)
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 3. JESUS FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM ODRE NOVO 3.3.VINHO NOVO, SÓ EM ODRE NOVO (At ) A igreja precisa construir estruturas novas. Odres novos para o século que vivemos. O mundo não se interessa mais por odres velhos. Uma igreja que não vive um evangelho autêntico, Que não faz a diferença, não desperta interesse. Muitas igreja tentam fermentar um vinho novo, Ao invés de jogar fora os odres velhos. Evangelho radical bíblico requer: UMA IGREJA RADICAL BÍBLICA! A igreja nunca vai conseguir: IMPEDIR A EXPANSÃO DO VINHO QUE JESUS DERRAMA! NEM DERRAMAR O VINHO QUE JESUS NOS CONCEDE!

13 Jejuns, orações e esmolas. Mas, negligenciavam a genuína piedade.
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 3. JESUS FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM ODRE NOVO 3.3a.VINHO NOVO, SÓ EM ODRE NOVO Os religiosos que Jesus recriminou; Tornaram-se seus inimigos, procuravam reconhecimento; Pela observância externa de ritos e formas de piedade: Lavagens cerimoniais, Jejuns, orações e esmolas. Mas, negligenciavam a genuína piedade. Orgulhavam-se em suas “boas obras”. Quando Jesus falou sobre remendos e odres, Compreendiam muito bem o que Jesus estava combatendo: Uma religião vazia e sem qualquer esperança para o pecador.

14 4. O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DOS ODRES
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 4. O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DOS ODRES 4.1. O ODRE DEVE SER MERGULHADO NA ÁGUA Na antiga cultura judaica o odre era velho não se expandia mais: Era colocado em um cepo (tora de madeira), Surravam com um porrete, obrigava o odre a expandir-se. Este crescimento não é espontâneo, natural: Acarretando algum sofrimento; melhor crescer com dor que permanecer vazio por toda a eternidade. Deus quer derramar seu vinho novo em odres novos. Outro costume era deixar os odres enrijecidos: Mergulhados em água por um tempo. Água, figura da renovação pela Palavra de Deus. Mergulhados na Palavra somos: Alimentados espiritualmente e renovados.

15 4. O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DOS ODRES
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 4. O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DOS ODRES 4.2. O ODRE DEVE SER POSTO NO ÓLEO (1Jo 5.6-8) Também era costume quando o odre era velho. (não se expandia mais): Para renová-lo, era colocado em óleo e na água. Água e azeite, composições perfeitas da obra redentora de Cristo. A água exerce sua função (importante): Mas o azeite é indispensável. Ambos trabalham em conjunto. A PALAVRA E O ESPÍRITO: Dupla de ouro de uma Igreja vitoriosa.

16 4. O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DOS ODRES
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 4. O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DOS ODRES 4.3. O ODRE DEVE SER ESCOVADO (LIMPO) Também era costume para recuperar o odre velho: Escová-lo para tirar as impurezas. Torna-se importante observar o processo usado por Deus: 1º Água  Salvação, veio primeiro. 2º Azeite  Mover do ES em nossas vidas. 3º Escova  Remoção das impurezas. O processo das escovas é longo: Tomar “uma cruz diária”. (Lc 9.23) Somos convocados a sacrificar no altar: O que ocupa lugar em nosso odre; O que impede o derramar do vinho. É Deus preenchendo todo nosso ser!

17 4. O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DOS ODRES
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” 4. O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DOS ODRES 4.3a. O ODRE DEVE SER ESCOVADO (LIMPO) (Lc 9.23) Por último. Abraão, Jó, Daniel, Ananias, Misael e Azarias e muitos outros: Passaram pelo processo da escova, Jamais foram esquecidos, Tornaram-se exemplos para sua posteridade. Mais cedo ou mais tarde, passaremos pela “escova”. Imagine ser escovado sem antes ter sido mergulhado, na água e no azeite? É bom atentar para este fato.

18 C O N C L U S Ã O Mas aquela unção venceu o prazo, esgotou.
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” C O N C L U S Ã O Deus fez, Deus trabalhou, lapidou, usou, ornamentou. Mas aquela unção venceu o prazo, esgotou. Deus tem uma nova unção para cada um de nós: Deus tem um novo vinho, “novinho”!!! Não se pode por o vinho novo com o velho. Primeiro tem que se esvaziar do velho. A Bíblia nos ensina não só a receber vinho novo, mas também a prepararmos odres novos!

19 CONTINUEMOS ANIMADOS COM
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /12/ “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” MUITO GRATO E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS CONTINUEMOS ANIMADOS COM A ESCOLA BÍBLICA! FAÇAMOS UM VOTO PARA 2014: VAMOS À ESCOLA BÍBLICA!


Carregar ppt "IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 34 - 02/12/2013 “JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES” TEXTO ÁUREO “Ninguém costura remendo de pano novo em veste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google