A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (3) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (3) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento."— Transcrição da apresentação:

1 Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (3) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento

2 Estamos chegando ao final de nossa caminhada pelos profetas chamados menores do AT. Depois de termos passado por cinco deles, chegamos ao penúltimo deles, Zacarias, fazendo hoje a terceira incursão nos capítulos de 8 a 10.

3 No texto bíblico de hoje, veremos suas profecias mais voltadas para a nova aliança que o Senhor firmaria com Israel. Esta nova aliança vai se cumprir em pelo menos três dimensões históricas como poderemos abstrair dos textos que estaremos lendo.

4 A primeira, nos tempos de Esdras e Neemias, cerca de 100 anos depois de Zacarias; A segunda, nos tempos do Messias, quando Cristo veio e conviveu em Jerusalém; A terceira, em todos os tempos posteriores, quando a igreja de Cristo estabelece o seu reino na terra.

5 Tal qual a luz solar que rompendo as nuvens chega até nós, assim deve ser a nossa compreensão das profecias bíblicas.

6 Muitas vezes o raciocínio lógico e científico para o qual somos educados não nos permite alcançar aquilo que transcendendo aos aspectos humanos e materiais nos conduz à dimensão espiritual onde podemos esperar e confiar nas promessas do Senhor Deus. As profecias de Zacarias devem ser lidas assim.

7 Quando lemos as profecias de Zacarias, devemos ter em mente sempre o texto de Dt 29.29

8 “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.”

9 Texto bíblico Zacarias 8 a 10 Texto áureo Zacarias 9.16 “E o Senhor seu Deus, naquele dia os salvará, como o rebanho do seu povo; porque eles serão como as pedras de uma coroa, elevadas sobre a terra dele.” Estudo 10 “O Senhor salvará o seu rebanho”

10 Lendo a Palavra de Deus Vamos abrir as nossas Bíblias para a leitura de mais três capítulos do livro. A divisão do texto seria assim: 1 – As bênçãos prometidas (8.1-17); 2 – O reino de Deus se expandindo ( ) 3 – A visão do reino do Messias (9.9-17) 4 – As promessas a um povo submisso ( ) (Os destaques serão feitos durante a leitura pela classe)

11 1. Destaques do texto (8.1-17) Havendo por parte do povo de Deus o retorno ao cumprimento daquilo que é agradável ao Senhor, sem dúvida, a retribuição se daria. Por sete vezes o profeta vai exclamar: “Assim diz o Senhor dos exércitos”. 1. Depois veio a mim a palavra do Senhor dos exércitos, dizendo: 2. Assim diz o Senhor dos exércitos: Zelo por Sião com grande zelo; e, com grande indignação, por ela estou zelando. 3. Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos exércitos o monte santo”

12 2. Destaques do texto (8.18 – 9.8) Com estas bênçãos prodigalizadas o reino de Deus se expandiria e os seus adversários seriam rechaçados. Esta é uma realidade humana no presente e espiritual em todo esse tempo desde que Cristo veio. 18. De novo me veio a palavra do Senhor dos exércitos, dizendo: 19. Assim diz o Senhor dos exércitos: O jejum... se tornarão para a casa de Judá em regozijo, alegria, e festas alegres; amai, pois, a verdade e a paz. 20. Assim diz o Senhor dos exércitos: Ainda sucederá que virão povos, e os habitantes de muitas cidades; 1. A palavra do Senhor está contra a terra de Hadraque (e mais 9 povos adversários que até hoje estão “encostados contra a parede” por Israel).

13 3. Destaques do texto (9.9-17) A visão do reino do Messias é exposta por Zacarias como um reino de paz e de submissão. O primeiro versículo lembra Cristo entrando em Jerusalém, 500 anos antes que tal acontecesse. Para que isto se desse os reinos terrenos do Messias, teriam que perder a sua força: 9. Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta. 10. De Efraim exterminarei os carros, e de Jerusalém os cavalos, e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz às nações; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o Rio até as extremidades da terra.

14 1.Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao Senhor, que faz os relâmpagos; e ele lhes dará chuvas copiosas, e a cada um erva no campo. 9. Ainda que os espalhei entre os povos, eles se lembrarão de mim em terras remotas; e, com seus filhos, viverão e voltarão. 12. Eu os fortalecerei no Senhor, e andarão no seu nome, diz o Senhor. 4 – A promessa a um povo submisso ( ) Este povo especial, humilde e submisso ao Senhor, recebe dele então a promessa de bênçãos e de fartura para sempre:

15 3ª - Será que não estamos procedendo como um povo voltado para a paz e não para a violência? 4ª - Será que estamos percebendo os sinais de suas advertências a Israel? 5ª - Será que nos vemos hoje como igreja, integrantes deste reino de Cristo? A voz profética de Zacarias vai prosseguir mas já podemos tirar algumas conclusões: 1ª - Será que estamos sendo um povo submisso ao Senhor? 2ª - Será que somos dignos das bênçãos prometidas?


Carregar ppt "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (3) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google