A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS GASES Respiratórios Capítulo 11 COC 4. NITROGÊNIO: Produção de proteína e ácidos nucleicos. OXIGÊNIO: Respiração celular e combustão GÁS CARBÔNICO:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS GASES Respiratórios Capítulo 11 COC 4. NITROGÊNIO: Produção de proteína e ácidos nucleicos. OXIGÊNIO: Respiração celular e combustão GÁS CARBÔNICO:"— Transcrição da apresentação:

1 OS GASES Respiratórios Capítulo 11 COC 4

2 NITROGÊNIO: Produção de proteína e ácidos nucleicos. OXIGÊNIO: Respiração celular e combustão GÁS CARBÔNICO: Fotossíntese e efeito estufa. RESPIRAÇÃO PULMONAR OU VENTILAÇÃO PULMONAR CELULAR AERÓBICA Troca gasosa: Inspiração e Expiração 6O 2 + glicose (C 6 H 12 O 6 ) = 6CO 2 +6H 2 O+Energia

3 OXIGÊNIO NO METABOLISMO ENERGÉTICO A célula necessita de energia para realizar as reações químicas. Mas de onde vem essa energia e para onde ela vai? O mecanismo de produção e liberação ocorrem por transformação. As reações de transformação ocorrem por absorção e liberação de ENERGIA. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: absorção de energia/Fotossíntese-produção de glicose. REAÇÃO EXOTÉRMICA: liberação de energia/Respiração celular.

4 SISTEMA RESPIRATÓRIO

5 CAVIDADES NASAIS Estruturas laterais e paralelas que se iniciam nas narinas. Termina na faringe. Separando os dois condutos há o septo nasal-cartilagem. No bulbo olfatório encontram-se as células sensoriais-olfato.

6 FARINGE Órgão tubular comum aos sistemas digestório e respiratório. Conduz o ar inspirado das cavidades nasais à laringe.

7 LARINGE Órgão muscular fibroso formado por peças de cartilagem, revestidas por mucosa. Sua abertura superior em contato com a faringe é chamada glote. A estrutura responsável pelo seu fechamento é a epiglote. Na parte interna há as pregas vocais-produz voz.

8 TRAQUEIA/BRÔNQUIOS E BRONQUÍOLOS Órgão tubular (10 a 12cm de comprimento e 1,5cm de diâmetro). Se mantém aberto por vários semicírculos de cartilagem. Revestida por mucosa ciliada para reter microrganismos e partículas sólidas. Ramificação –brônquios e bronquíolos.

9 PULMÕES Pulmões: órgãos ocos e esponjosos, divididos em lobos. (direito-3 lobos e o esquerdo-2). Revestido externamente por duas membranas- pleuras. Uma em contato com eles e a outra com a caixa torácica. Entre elas há um líquido, facilitando deslizamento nos movimentos respiratórios.

10 ALVÉOLOS PULMONARES Cada pulmão é constituído por milhões de alvéolos. Pequenas estruturas semelhantes a “cacho de uvas”. Estão em contato com uma intensa rede de capilares-Hematose.


Carregar ppt "OS GASES Respiratórios Capítulo 11 COC 4. NITROGÊNIO: Produção de proteína e ácidos nucleicos. OXIGÊNIO: Respiração celular e combustão GÁS CARBÔNICO:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google