A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português"— Transcrição da apresentação:

1 Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training materials in a group setting. Sections Sections can help to organize your slides or facilitate collaboration between multiple authors. On the Home tab under Slides, click Section, and then click Add Section. Notes Use the Notes pane for delivery notes or to provide additional details for the audience. You can see these notes in Presenter View during your presentation. Keep in mind the font size (important for accessibility, visibility, videotaping, and online production) Coordinated colors Pay particular attention to the graphs, charts, and text boxes. Consider that attendees will print in black and white or grayscale. Run a test print to make sure your colors work when printed in pure black and white and grayscale. Graphics, tables, and graphs Keep it simple: If possible, use consistent, non-distracting styles and colors. Label all graphs and tables. Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português

2 Tema Interdisciplinar: Meio ambiente
Subtema: separação do lixo (reciclagem)

3 Conteúdos trabalhados
Leitura de imagens e de rótulos, sequência de letras, separação do lixo, interpretação oral de receitas e pareamento de figuras e letras.

4 Justificativa O tema se torna pertinente uma vez que busca conscientizar o aluno a respeito da importância da separação do lixo, motivar o mesmo a ter atitudes que contribuam com a preservação do meio ambiente e proporcionar ao aluno o conhecimento prático, já que o mesmo em diversos ambientes públicos, pode se deparar com coletores de lixo específicos da coleta seletiva.

5 Objetivo Fazer leitura de imagens Identificar letras do alfabeto.
Desenvolver a noção de ordem (sequência de letras) Compreender a importância da separação do lixo Favorecer a compreensão do aluno sobre o conteúdo a ser estudado. Contextualizar o conteúdo de língua portuguesa a ser estudado. Fazer pareamento de figuras e letras Estimular a linguagem expressiva Interpretar receitas Relacionar símbolo á palavra

6 RECURSOS MATERIAIS Alfabeto móvel, cartaz, rótulos, embalagens diversas, gravuras de livros, receita, prancha de símbolos e letras e lixeiras da instituição e da comunidade.

7 DESENVOLVIMENTO Exploração do conhecimento prévio de cada aluno sobre o tema - MEIO AMBIENTE. Aula expositiva sobre o tema, com apoio de cartaz. .

8 Manuseio de embalagens diversas pelos alunos para a identificação do símbolo da reciclagem.

9 Exploração do ambiente escolar: visita as lixeiras de coleta seletiva

10 Caminhada e exploração nas ruas do bairro observando o ambiente externo.

11 Orientações sobre a receita a ser produzida. Receita adaptada.
Aula prática na oficina culinária - Produção da Broa de Fubá. A oficina proporcionará ao aluno relacionar o conhecimento teórico com a prática da culinária: fazendo a leitura da embalagem, identificando qual o tipo de material e se este é reciclável ou não. Rever com os alunos a importância do uso dos acessórios - jaleco e touca. Orientações sobre a receita a ser produzida. Receita adaptada.

12 Receita – Broa de Fubá

13

14 MODO DE FAZER Misturar bem a margarina, o açúcar,os ovos e o óleo. Acrescentar o fubá, a farinha de trigo e o leite. Misturar bem. Acrescentar o pó royal e misturar o queijo ralado. Untar o tabuleiro, colocar a massa e levar ao forno, por aproximadamente 40 minutos.

15 Separação e higienização dos ingredientes.
Exploração de embalagens dos produtos utilizados na receita.

16

17

18

19

20 Ao final da produção da receita, organizar e higienizar os utensílios e o ambiente.

21 Fixação da Atividade em sala com a “prancha”.
Cada aluno receberá uma prancha de símbolos e letras para fixação do conteúdo a partir da leitura de símbolos da reciclagem , de rótulos e tipo de lixo a ser descartado Pareamento dos símbolos da reciclagem

22 Seleção dos rótulos para colocar na “prancha” de acordo com o símbolo da reciclagem.

23

24

25 Composição das palavras com o alfabeto móvel.

26 RESULTADO Os alunos apresentaram maior compreensão sobre a reciclagem e sua importância na redução do lixo favorecendo a preservação do meio ambiente. O uso da prancha de símbolos e letras demonstrou a aprendizagem dos alunos de forma mais organizada, levando-os a fazer leitura de imagens, identificar letras do alfabeto, relacionar os símbolos da reciclagem ao tipo de lixo descartável com pareamento de figuras e letras. Os alunos conseguiram identificar as lixeiras seletivas através das cores e símbolos, generalizando a aprendizagem para outros ambientes

27 OBRIGADA!


Carregar ppt "Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google