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TEXTOS DE APOIO NG1 DR4 STC – NS FORMADORES: PAULO ROCHA PAULO MIRANDA.

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1 TEXTOS DE APOIO NG1 DR4 STC – NS FORMADORES: PAULO ROCHA PAULO MIRANDA

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3  Nota Introdutória  Transportes Rodoviários/Ferroviários/Marítimo/Aéreo  O Impacto dos Transportes no Espaço Urbano  O impacto dos Transportes no Ambiente e na Saúde Humana  Bibliografia e Netografia

4  Os meios de transporte são muito importantes na vida das pessoas, pois facilitam a sua deslocação.  Torna-se assim necessário, procurar obter um conhecimento mais profundo e completo sobre os mesmos. Assim como reconhecer quais os seus benefícios e consequências na sociedade e no meio ambiente.

5  Bicicleta: veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, cujo condutor dirige-o em posição montada.  Carroça: veículo de tracção animal destinado, normalmente, ao transporte de cargas.  Automóvel: veículo com motor e energia próprios, que serve para o transporte de pessoas, cargas ou para a tracção de outros veículos, cujo meio de propulsão é a gasolina, o gasóleo ou o gás. Transporte Rodoviário

6  Comboio a vapor: era propulsionado por um motor a vapor, em que o material de combustão era a madeira ou o carvão.  Comboio a diesel - eléctrico: com este sistema, o motor diesel transmite energia a um gerador ou alternador que por sua vez transmite essa energia às rodas por meio de um motor eléctrico.  Comboio a alta velocidade (TGV): os comboios eléctricas são alimentadas externamente, seja por meio de catenárias ou por um terceiro carril. Transporte Ferroviário

7  Barco a remos: veículo marítimo movido pela força humana, em que os remos funcionam como meio de propulsão auxiliar.  Caravela: barco provido de uma ou mais velas, cujo meio de propulsão principal é a força do vento, usado como meio de transporte.  Navio: barco de grandes dimensões movido a hélices; um navio é composto por um motor, um convés, um mastro e uma hélice. Transporte Marítimo/Fluvial

8  Balão: aeronave cuja sustentação é assegurada por uma estrutura insuflada com gás ou ar quente, que se move por influência do vento.  Avioneta: avião de pequenas dimensões e pouco potente; monomotores, bimotores e turbo-hélices utilizam motores radiais como meio de propulsão.  Avião: depende da aplicação da energia mecânica ao ar circundante, de forma a receber um impulso para cima, sustentando-o contra as forças de gravidade. Para que a nave se mantenha no alto, é necessária uma entrada contínua de energia, que proporcione o movimento para a frente, contra a resistência do ar. As hélices, jactos ou foguetes, accionados por um motor, fornecem o impulso necessário não só à permanência no ar, como também à subida do aparelho ou à sua descolagem. Transporte Aéreo

9  O rápido aumento da densidade nas áreas com melhor qualidade de infra-estruturas;  O saturamento do sistema de circulação, reduzindo a mobilidade no interior da malha urbana;  O aumento das tensões sobre a área central, detentora da maior quantidade de oferta de serviços urbanos;  A expansão dos espaços de habitação irregulares, causada pela falta de oferta de habitação (fenómeno observado principalmente na área de expansão, a qual possui menor oferta de infra-estruturas e serviços);  O agravamento das condições ambientais na área central e nas áreas com carência de infra-estrutura.

10  “ Glocalização ”, reunida por duas palavras que tantas vezes entram em conflito aberto: globalização e localização. Glocalização é entender que a felicidade das pessoas hoje em dia, para as pessoas mais jovens está a sair mais dos sítios menos urbanos e migrou para o meio urbano mais evoluído, pois é aí que se encontram os melhores acessos ou/e melhor qualidade de vida.  Uma das grandes causa que levou as pessoas a migrar foi a grande evolução dos transportes e os seus acessos vantajosos a nível de deslocamento e rapidez.

11 Impacto dos transportes no ambiente Impacto dos transportes na saúde humana Maior modificação na paisagem, tanto urbana como rural; Aumento da inactividade física; Agravamento das emissões gasosas, nomeadamente, do dióxido de carbono. Este impacto tem como consequência o aumento do efeito de estufa e do aquecimento global, como a destruição da camada de ozono; Agravamento das emissões gasosas, nomeadamente, do dióxido de carbono. As emissões gasosas podem afectar as funções respiratórias e provocar outros problemas de saúde e doenças como o cancro ou problemas cardiovasculares; Congestionamento das vias de circulação; Aumento da poluição sonora através do ruído; Movimentações de terra impermeabilizam o solo e prejudicam a circulação da fauna nas áreas rurais. Acréscimo dos acidentes rodoviários.

12 Bibliografia:  “Enciclopédia Ilustrada da Ciência”, Editor Francisco Azevedo (edição especial para o jornal Correio da Manhã), Lisboa, Netografia:  Wikipédia, a enciclopédia livre     nsportes.htm  castanheiradepera.pt/ocastanheirense/1768/coisas.htm


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