A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência Viva 2014 FUNGI: O terceiro Reino Ana Soares Fernando Costa Universidade de Évora – Polo da Mitra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência Viva 2014 FUNGI: O terceiro Reino Ana Soares Fernando Costa Universidade de Évora – Polo da Mitra."— Transcrição da apresentação:

1 Ciência Viva 2014 FUNGI: O terceiro Reino Ana Soares Fernando Costa Universidade de Évora – Polo da Mitra

2 O que são? Os fungos são organismos constituídos por novelos de filamentos finos, as hifas que se desenvolvem, constituído uma rede, o micélio. Os fungos são seres heterotróficos pelo que tiveram de adotar diferentes processos de obtenção de matéria e energia. Deste modo, os fungos tornaram-se sapróbios, micorrízicos ou parasitas. Fungos MicorrízicosFungos SapróbiosFungos parasitas

3 Os Cogumelos Os cogumelos são estruturas macroscópicas produzidas por alguns fungos durante a reprodução sexuada, e que têm uma função semelhante aos frutos, ou seja, a produção, proteção e dispersão dos esporos.

4 Trabalho de campo; Introdução teórica sobre o tema; Leitura do Livro Verde dos Montados e exploração do site 1º dia:

5 Classificação de cogumelos tendo em conta as suas caraterísticas macroscópicas. 2º dia:

6 Palestra sobre herbários; Classificação de cogumelos tendo em conta as suas caraterísticas macroscópicas. 3º dia:

7 Visita guiada à Herdade da Mitra; Repicagem; 4º dia:

8 5º dia: Quiz; Observação de caraterísticas microscópicas (esporos…).

9 Conclusão Este estágio foi uma experiencia muito interessante, na medida em que nos modificou algumas ideias erradas que tínhamos. Por exemplo, aprendemos que nem todos os fungos são decompositores e que estes desempenham um papel muito importante na manutenção dos ecossistemas sendo o “meio de reciclagem” destes. Para alem disso, agora percebemos que os fungos são muito mais diversos e complexos do que pensávamos.


Carregar ppt "Ciência Viva 2014 FUNGI: O terceiro Reino Ana Soares Fernando Costa Universidade de Évora – Polo da Mitra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google