A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As novas conquistas sociais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As novas conquistas sociais"— Transcrição da apresentação:

1 As novas conquistas sociais
Movimentos operários e conquistas trabalhistas 8º ANO/2º TRIMESTRE DISCIPLINA DE FILOSOFIA PROF.º RENAN

2 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O TRABALHO ASSALARIADO E DESUMANO
A revolução Industrial teve inicio no séc. XVIII na Inglaterra. O trabalhador era oprimido. Trabalhavam crianças, mulheres e homens nas fábricas. Trabalhavam até 16 hrs diárias. Salários baixíssimos. Fábricas pareciam prisões, sem luz e circulação de ar. Não haviam leis trabalhistas.

3 CONDIÇÕES DESUMANAS NAS FÁBRICAS

4 EXPLORAÇÃO: CRIANÇAS NO TRABALHO

5

6 INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DO SÉCULO XIX

7 Telefone inicio do século XX
Evolução dos celulares

8 Movimentos operários Os primeiros protestos de trabalhadores não foram contra o empregador e com o sistema, e sim contra a máquina, sua inimiga. Movimento cartista foi importante pois mostrou que o problema não eram as máquinas mas a estrutura capitalista. Os trabalhadores se organizaram em forma de partidos políticos e sindicatos para reivindicar ampliação das leis trabalhistas e melhorias nas condições de trabalho.

9 O QUE SÃO SINDICATOS? É uma agremiação fundada para a defesa comum dos interesses de seus aderentes. Os tipos mais comuns de sindicatos são os representantes de categorias profissionais.

10 As conquistas trabalhistas no brasil
Essas conquistas tiveram inicio nos anos de 1930 em diante, onde: 1-JORNADAS DE TRABALHO DE 8 HORAS DIÁRIAS. 2-SALÁRIO MÍNIMO. 3-APOSENTADORIA. 4-FÉRIAS ANUAIS E REMUNERADAS. 5-ORGANIZAÇÃO SINDICAL. 6-DESCANSO SEMANAL 7-REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DO MENOR E DA MULHER. 8- 13º SALÁRIO (1962). 9- FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO (1966). Em 1943 todas as leis trabalhistas foram reunidas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).


Carregar ppt "As novas conquistas sociais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google