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SAP Best Practices for Consumer Products and Wholesale Industries V1

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Apresentação em tema: "SAP Best Practices for Consumer Products and Wholesale Industries V1"— Transcrição da apresentação:

1 SAP Best Practices for Consumer Products and Wholesale Industries V1
SAP Best Practices for Consumer Products and Wholesale Industries V1.605 (Brasil) Novidades

2 Resumo das Novidades Novidades
Melhorias relacionadas a release do SAP ERP Baseado no SAP ERP Enhancement Package 5 Uso de novas Listas de Trabalho Personalizadas (POWLs) Melhorias das ferramentas e ativação Melhorias na Ferramenta SAP Solution Builder Mudanças nos cenários e conteúdo relacionado Os novos cenários abrangem as seguintes áreas: Vendas Finanças Os novos conteúdos abrangem as seguintes áreas: Aquisição Manufatura

3 SAP Best Practices está baseado no SAP Enhancement package 5
Instalação de novas funcionalidades separadas da ativação via Switch Framework Introdução Pacotes de aprimoramento da SAP são entregues como um delta para o SAP ERP 6.0 Instalação Seletiva Cada SAP Enhancement Package contém novas versões dos componentes de software existentes. Você atualiza somente os componentes de software, que estão relacionados com a funcionalidade que pretende utilizar. Após a instalação: Sem interface do usuário ou mudança de processo, até uma função de negócio ser ativada Sem implicações na plataforma NetWeaver . Entretanto o SAP Enhancement Packages exige um nível de support package stack definido. Ativação Seletiva A nova funcionalidade deve estar explicitamente ligada para tornar-se ativa no sistema. Se Ativado : As mudanças são previsíveis, apenas mudanças bem descritas nas áreas ativas. O processo de testes é simplificado com modelos, fornecidos para cada função de negócio Opcional Atualização Seletiva - Exemplo Enhancement Packages ü Support Packages Mandatório

4 SAP Best Practices for CP/ WS Package : Novas Listas de Trabalho Personalizadas (POWLs)
As Listas de Trabalho Personalizadas(POWLs) são ferramentas para visualizar objetos de negócio específicos. A partir das POWLs, um usuário pode iniciar transações baseadas em um objeto de negócio selecionado que cria uma nova sessão no mandante. A visão geral da POWLs descreve as novas POWLs utilizas nos pacotes de SAP Best Practices e indica em que cenários de negócio elas podem ser usadas.

5 Melhorias das Ferramentas e Ativação
Mudanças no Processo de Ativação com a ferramenta SAP Best Practices Solution Builder: O Upload do installation data agora é mandatório A Ativação só é possível se o upload do installation data estiver completo Quando você clicar no botão Activate pela primeira vez, a tela Activate solution aparece com a opção Create Request selecionada por padrão  Quando esta opção está selecionada os campos, Workbench e Customizing, e os botões estarão desativados  Se você ativar a solução com esta opção selecionada, as requests de workbench e customizing são criadas automativamente

6 Resumo das Novidades Novidades
Melhorias relacionadas a release do SAP ERP Baseado no SAP ERP Enhancement Package 5 Uso de novas Listas de Trabalho Personalizadas (POWLs) Melhorias das ferramentas e ativação Melhorias na Ferramenta SAP Solution Builder Mudanças nos cenários e conteúdo relacionado Os novos cenários abrangem as seguintes áreas: Vendas Finanças Os novos conteúdos abrangem as seguintes áreas: Aquisição Manufatura

7 Novidades – Localização Brasil
Novas funcionalidades legais nesta versão SAP Best Practices: Finanças Novo Plano de Contas de acordo com a lei Lei nº (Padronização IFRS). Controle do PIS e Cofins na aquisição de Ativos Fixos. Novas Classes de Ativos Fixos – Intangível. Ledger Fiscal e Ledger IFRS (antes somente existia um ledger). Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Atualizada com as configurações necessárias para o SAP ERP Enhancement Package 5. NF-e Layout 2.0. Funcionalidade NF-e SCAN – SEFAZ Virtual. A tool that enables partners to select, personalize and activate SAP Best Practices scenarios in an SAP system, thereby reducing the time and cost of implementation. In addition partners can create own business content using this tool as an development and deployment platform. The implementation assistant includes documentation about configuration settings and installation steps as well as the instructions for automatically or manually implementing best-practice functionality.

8 VENDAS – Novo Cenário: 201 Processamento da Ordem do Cliente com Adiantamento
Muitas vezes ao efetuar um processo de negócio, especialmente em um ambiente make-to- order, o cliente pode ser obrigado a pagar um certo valor antes da entrega das mercadorias. Este processo é usado para criar uma solicitação de adiantamento, registrar o recebimento desse adiantamento, criar uma fatura final e receber o saldo remanescente. Esse processo integrado permite um fluxo de documentos próprio a ser mantido entre a venda e as transações financeiras. Fluxo do processo Este cenário é composto pelas seguintes etapas: Entrada Ordem de Cliente Lançar um adiantamento Processamento da Remessa Registar Saída de Mercadorias Faturamento Contabilizar a solicitação de adiantamento contra a fatura Pontos-chave Sistema integrado entre o processamento da ordem e o adiantamento do cliente

9 VENDAS – Novo Cenário: 628 Pesquisa do Cliente e Manutenção de Preço Simplificada na Ordem de Vendas
Uma busca ao cliente eficiente é crucial para acelerar a interação com o cliente, então uma pesquisa suportada por TREX (por exemplo, através da inserção apenas do sobrenome do cliente) diretamente no pedido de vendas ajuda você a encontrar imediatamente o Emissor da Ordem correto. Além disso, importantes condições e subtotais podem ser exibidos diretamente na guia de vendas e na visão geral de itens da ordem de vendas no ERP com a Manutenção de Preços Simplificada. Representantes de vendas podem facilmente verificar e manter até seis condições e subtotais em sua tela principal, como desconto do cliente, lista de preço, margem, etc. Fluxo do processo Este cenário é composto pelas seguintes etapas: Representante de vendas cria uma ordem de vendas com a funcionalidade pesquisa do cliente e manutenção de preço simplificada Uma remessa é criada A saída de mercadorias é registrada O faturamento é criado Pontos-chave Durante o processamento da ordem de vendas, as funcionalidades pesquisa do cliente e manutenção de preço simplificada ajudam representantes de vendas a melhorar a eficiência do processo.

10 VENDAS – Novo Cenário: 250 Administração Avançada de Devoluções dos Clientes
A criação da ordem de devolução faz referência ao documento de faturamento original das mercadorias. As mercadorias são enviadas de volta e uma devolução é criada com referência à ordem do cliente. As atividades de controle de qualidade são executadas. Com base nas decisões tomadas durante o controle de qualidade, as mercadorias são automaticamente transferidas para o estoque ou sucateadas. Após o controle de qualidade, uma nota de crédito é criada e lançada na conta do cliente. Fluxo do processo Este cenário é composto pelas seguintes etapas: Criação da ordem de devolução Exibir síntese de devoluções Entrada de mercadorias Controle de qualidade no depósito Faturamento da Nota de Crédito Liberar documento de faturamento para contabilidade Transferência de estoque do depósito 1060 (Devolução) para 1030 (Expedição) Pontos-chave Criação automática de documentos subsequentes após o controle de qualidade. A nota de crédito é criada e lançada na conta do cliente.

11 VENDAS - Melhorias nos Cenários: Visão Geral das Novas Funcionalidades
Listas de Trabalho Personalizadas Novas Listas de Trabalho Personalizadas (POWLs) configuráveis estão disponíveis e melhoram a usabilidade e a navegabilidade do usuário. Você pode utilizar estas funções para facilmente criar listas de trabalho próprias com base nas classes feeder. As POWLs são também instrumentos a medida que constituem um valioso guia do processo para o cenário empresarial. Quotação Ordem de Vendas Devolução Entregas Faturas Esta funcionalidade é utilizada nos seguinte cenário: 109, 110, 112, 113, 114, 115, 118, 119, 120, 123, 201, 203, 222, 250, 288, 289, 291, 293, 300, 321, 323

12 VENDAS - Melhorias nos Cenários: Visão Geral das Novas Funcionalidades
Comércio exterior - Exportação Este cenário foi melhorado e descreve os passos envolvendo os dados de exportação, documentação alfandegária requerida, gestão dos formulários e como é fácil encontrar as informações de comércio exterior. Informações do comercio exterior na remessa Fatura Pro Forma Documentos alfandegários (ex Certificado de Origem) Esta funcionalidade é utilizada nos seguinte cenário: 118

13 AQUISIÇÃO – Melhorias nos Cenários: Visão Geral das Novas Funcionalidades
Funções Modelo para Documentos de Compra Agora é possível salvar e carregar dados utilizados em uma requisição de compras e em ordens de compras como um modelo. Processamento Rápido da Ordem Facilidades na Manipulação das Ordens Documentos de compras personalizados Esta funcionalidade é utilizada nos seguintes cenários: 129, 130, 133, 134, 138,141

14 MANUFATURA - Melhorias nos Cenários: Visão Geral das Novas Funcionalidades
Lista de Ordens de Processo Novas Listas de Trabalho Personalizadas (POWLs) estão no escopo na área de processamento de manufatura (processamento de ordem de manufatura) que melhoram a usabilidade e a navegabilidade do usuário nas seguintes áreas: Lista de ordens de processo para a função empresarial de especialista da área de produção e de planejador da produção Lista de ordens de processo para confirmação para a função empresarial de especialista da área de produção e de planejador da produção Confirmação do status da ordem de processo para a função empresarial de especialista da área de produção e de planejador da produção Planilha de PI para a função empresarial de especialista da área de produção e de planejador da produção Esta funcionalidade é utilizada nos seguinte cenário: 146

15 FINANÇAS – Novo Cenário: 182 Avaliação de Estoques – Fechamento do Material Ledger
Este documento descreve o processo de Avaliação de Estoques com o Fechamento do Material Ledger, no final do período. O cálculo de Custeio Real /Material Ledger é uma exigência legal para o Brasil e é utilizado para calcular os custos reais dos produtos para cada material no final do período. Fluxo do processo As seguintes funções são fornecidas para suportar este building block : Combina os benefícios do preço-médio móvel e do preço-padrão Custeio Real Ambas as funções de apropriação de nível único e de apropriação multinível estão disponíveis para calcular o custo real do material no fechamento do período Pontos-chave Obedecer os requisitos das autoridades Cumprir complexas exigências de documentação Conduzir o processo de forma eficiente

16 FINANÇAS - Melhorias nos Cenários: Visão Geral das Novas Funcionalidades
Aquisição do imobilizado por meio de capitalização direta : melhorias no cenário: Agora, a Aquisição do Imobilizado trabalha não apenas integrada com o Gerenciamento de Materiais como também permite a integração do processo de aquisição com ordens de investimento como parte do Controlling de Investimento Rastreamento do investimento do orçamento para Aquisição sem etapa de Imobilizado em Contrução. Esta funcionalidade é utilizada nos seguinte cenário: 163

17 FINANÇAS - Melhorias nos Cenários: Visão Geral das Novas Funcionalidades
Planejamento da Contribuição Marginal O processo empresarial Planejamento da Contribuição Marginal permite a você analisar as contribuições marginais sem referência a um processo de vendas específico. Portanto, foram criados vários índices, como Vendas Líquidas, Custo, Margem e outros, que podem ser analisados por vários critérios, como, por exemplo, pela organização de vendas, hierarquia de produtos ou materiais. Esta funcionalidade é utilizada nos seguinte cenário: 292

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