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A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon.

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Apresentação em tema: "A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon."— Transcrição da apresentação:

1 A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso
Daiane Zanon

2 O quadro da Educação no Brasil
Evolução da proporção de jovens com ensino fundamental completo aos 16 anos e ensino médio completo aos 19 anos Evolução do desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio em Língua Portuguesa Quantidade Qualidade

3 Determinantes do Desempenho Educacional do Brasil
Características familiares e dos alunos; Ambiente estimulante para os estudos; Variáveis associadas as escolas; Salário dos professores nas escolas privadas e públicas; Gestão Escolar: Relação nula entre gastos educacionais e desempenho; Diretor eleito x diretor indicado; Pré-escola;

4 Lições das Experiências de Reforma Educacional
Qualidade do professor – Teach for America; Criado em 1989; Candidatos com excelentes desempenhos; Treinamento; Alocação no período mínimo de dois anos para escolas públicas de áreas de baixa renda; Escala salarial igual aos demais professores; Conclusão: Forte impacto no desempenho em matemática e nulo em leitura; Contribui para o aprendizado de ambientes socioeconômicos desfavoráveis de uma forma eficiente em termos de sua relação custo-benefício.

5 Lições das Experiências de Reforma Educacional
Mecanismos Institucionais para a introdução de incentivos no sistema educacional: Accountability: Responsabilizar os atores envolvidos no processos educacional, e dessa forma, criar incentivos para a melhoria de seu desempenho; Divulgação pública das notas das escolas; Mecanismos de recompensas e punições atrelados as metas educacionais; Problemas: teaching to the test, foco nos melhores alunos; Solução: complemento com outros indicadores (taxas de repetência ou evasão); Exemplo: Chile - Sistema Nacional de Evaluación del Desempeño de los Establecimientos Educacionales Subvencionados (SNED) em 1996 (premiação através de bônus);

6 Lições das Experiências de Reforma Educacional
Escolha e Competição; Identificação de boas escolas pelos pais dos alunos; Sistema de vouchers; Vales educacionais em escolas privadas -> consequente impactos nas escolas públicas; Problema: se as escolas privadas puderem selecionar os melhores candidatos, pode ocorrer um aumento da segregação; Exemplo: Colômbia - Programa de Ampliación de Cobertura de la Educación Secundaria (PACES) em 1991; 1) Alunos de baixa renda; 2) Escolas não participavam do processo de seleção; A perda de receita associada à queda do número de alunos matriculados deve criar incentivos para que as escolas de baixa qualidade melhorem seu desempenho;

7 Lições das Experiências de Reforma Educacional
Descentralização e Autonomia Escolar: Governos e comunidades locais têm maior conhecimento sobre os problemas e necessidades das escolas de sua área; Elevação de autonomia e flexibilidade da gestão escolar; Problema: Falta de capacidade técnica ou recursos do gestor local; Charter Schools: organizações privadas com ou sem fins lucrativos podem se candidatar, mediante um processo de concorrência, a receber recursos públicos para fornecer serviços educacionais; Cumprimento de metas ligado ao contrato; Desenvolvimento de inovações; Exemplo: EUA - Knowledge Is Power Program (KIPP); Eleva o grau de accountability; Comunidades locais têm maior incentivo e capacidade de monitoramento dos resultados das escolas;

8 Sistema Educacional Brasileiro
Contexto no qual as políticas de reforma atuariam: Sistema de avaliação: SAEB (1988), ENEM (1998), Prova Brasil (2005), IDEB (2007), Provinha Brasil (2008); Gasto Público: Municípios: Educação Infantil e Ensino Fundamental; Estado: Ensino Fundamental e Ensino Médio; Bolsa Escola (2001); O Brasil não gasta pouco em educação, mas gasta muito em ensino superior (razão superior/ fundamental é 5,2 vezes);

9 Sistema Educacional Brasileiro
Contexto no qual as políticas de reforma atuariam; Setor Privado e Organizações não governamentais: 1) Setor público contrata serviços de complementação escolar do setor privado. Ex.: Instituto Ayrton Senna. 2) Setor público compra o produto educacional fornecido por escolas privadas. Ex.: ProUni 3) Setor público contrata uma instituição privada para que ela seja responsável pelo funcionamento de uma escola pública. Ex.: Charter Schools. 4) Avaliação do setor público pelo setor privado. Ex.: Todos pela Educação.

10 Recomendações de Política Educacional
Sistemas educacionais bem sucedidos devem ter: Candidatos muito qualificados para a carreira de professor; Desempenho do professor é medido pela sua capacidade de fazer com que o aluno aprenda; O desempenho do sistema educacional é medido pela sua capacidade de fazer com que todos os alunos aprendam, independentemente de suas características socioeconômicas.

11 Recomendações de Política Educacional
Experimentação e inovação: Avaliar as Políticas Educacionais; Estimular Experiências Inovadoras; Criar Escolas Experimentais; Utilizar Contratos de Gestão com Organizações Sociais para Criar Charter Schools; Formação, Seleção e Retenção de Professores de Qualidade: Avaliar a Qualidade dos Professores; Remunerar Professores com Base na Sua Qualidade;

12 Recomendações de Política Educacional
Planejamento e Gestão: Estabelecer Metas Claras de Aprendizagem e Integrá-las com a Avaliação, Currículo, Material Pedagógico e a Formação Inicial e Continuada dos Professores; Elevar o Grau de Autonomia das Escolas Públicas; Políticas Específicas para Alunos e Escolas com Condições Socioeconômicas Desfavoráveis.

13 Referência: VELOSO, F. A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil. In: BACHA, E. L.; SCHWARTZMAN, S. Brasil: A Nova Agenda Social. Rio de Janeiro: Editora LTC, p , 2011.

14 Obrigada!


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