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A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon.

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Apresentação em tema: "A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon."— Transcrição da apresentação:

1 A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon

2 O quadro da Educação no Brasil 2 Evolução da proporção de jovens com ensino fundamental completo aos 16 anos e ensino médio completo aos 19 anos Evolução do desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio em Língua Portuguesa Quantidade Qualidade

3 Determinantes do Desempenho Educacional do Brasil 3  Características familiares e dos alunos;  Ambiente estimulante para os estudos;  Variáveis associadas as escolas;  Salário dos professores nas escolas privadas e públicas;  Gestão Escolar:  Relação nula entre gastos educacionais e desempenho;  Diretor eleito x diretor indicado;  Pré-escola;

4 Lições das Experiências de Reforma Educacional 4  Qualidade do professor – Teach for America;  Criado em 1989;  Candidatos com excelentes desempenhos;  Treinamento;  Alocação no período mínimo de dois anos para escolas públicas de áreas de baixa renda;  Escala salarial igual aos demais professores;  Conclusão:  Forte impacto no desempenho em matemática e nulo em leitura;  Contribui para o aprendizado de ambientes socioeconômicos desfavoráveis de uma forma eficiente em termos de sua relação custo-benefício.

5 Lições das Experiências de Reforma Educacional 5  Mecanismos Institucionais para a introdução de incentivos no sistema educacional:  Accountability: Responsabilizar os atores envolvidos no processos educacional, e dessa forma, criar incentivos para a melhoria de seu desempenho;  Divulgação pública das notas das escolas;  Mecanismos de recompensas e punições atrelados as metas educacionais;  Problemas: teaching to the test, foco nos melhores alunos;  Solução: complemento com outros indicadores (taxas de repetência ou evasão);  Exemplo: Chile - Sistema Nacional de Evaluación del Desempeño de los Establecimientos Educacionales Subvencionados (SNED) em 1996 (premiação através de bônus);

6 Lições das Experiências de Reforma Educacional 6  Escolha e Competição;  Identificação de boas escolas pelos pais dos alunos;  Sistema de vouchers;  Vales educacionais em escolas privadas -> consequente impactos nas escolas públicas;  Problema: se as escolas privadas puderem selecionar os melhores candidatos, pode ocorrer um aumento da segregação;  Exemplo: Colômbia - Programa de Ampliación de Cobertura de la Educación Secundaria (PACES) em 1991;  1) Alunos de baixa renda;  2) Escolas não participavam do processo de seleção;

7 Lições das Experiências de Reforma Educacional 7  Descentralização e Autonomia Escolar:  Governos e comunidades locais têm maior conhecimento sobre os problemas e necessidades das escolas de sua área;  Elevação de autonomia e flexibilidade da gestão escolar;  Problema: Falta de capacidade técnica ou recursos do gestor local;  Charter Schools: organizações privadas com ou sem fins lucrativos podem se candidatar, mediante um processo de concorrência, a receber recursos públicos para fornecer serviços educacionais;  Cumprimento de metas ligado ao contrato;  Desenvolvimento de inovações;  Exemplo: EUA - Knowledge Is Power Program (KIPP);

8 Sistema Educacional Brasileiro 8  Contexto no qual as políticas de reforma atuariam:  Sistema de avaliação:  SAEB (1988), ENEM (1998), Prova Brasil (2005), IDEB (2007), Provinha Brasil (2008);  Gasto Público:  Municípios: Educação Infantil e Ensino Fundamental;  Estado: Ensino Fundamental e Ensino Médio;  Bolsa Escola (2001);  O Brasil não gasta pouco em educação, mas gasta muito em ensino superior (razão superior/ fundamental é 5,2 vezes);

9 Sistema Educacional Brasileiro 9  Contexto no qual as políticas de reforma atuariam;  Setor Privado e Organizações não governamentais:  1) Setor público contrata serviços de complementação escolar do setor privado. Ex.: Instituto Ayrton Senna.  2) Setor público compra o produto educacional fornecido por escolas privadas. Ex.: ProUni  3) Setor público contrata uma instituição privada para que ela seja responsável pelo funcionamento de uma escola pública. Ex.: Charter Schools.  4) Avaliação do setor público pelo setor privado. Ex.: Todos pela Educação.

10 Recomendações de Política Educacional 10  Sistemas educacionais bem sucedidos devem ter:  Candidatos muito qualificados para a carreira de professor;  Desempenho do professor é medido pela sua capacidade de fazer com que o aluno aprenda;  O desempenho do sistema educacional é medido pela sua capacidade de fazer com que todos os alunos aprendam, independentemente de suas características socioeconômicas.

11 Recomendações de Política Educacional 11  Experimentação e inovação:  Avaliar as Políticas Educacionais;  Estimular Experiências Inovadoras;  Criar Escolas Experimentais;  Utilizar Contratos de Gestão com Organizações Sociais para Criar Charter Schools;  Formação, Seleção e Retenção de Professores de Qualidade:  Avaliar a Qualidade dos Professores;  Remunerar Professores com Base na Sua Qualidade;

12 Recomendações de Política Educacional 12  Planejamento e Gestão:  Estabelecer Metas Claras de Aprendizagem e Integrá-las com a Avaliação, Currículo, Material Pedagógico e a Formação Inicial e Continuada dos Professores;  Elevar o Grau de Autonomia das Escolas Públicas;  Políticas Específicas para Alunos e Escolas com Condições Socioeconômicas Desfavoráveis.

13 Referência: 13  VELOSO, F. A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil. In: BACHA, E. L.; SCHWARTZMAN, S. Brasil: A Nova Agenda Social. Rio de Janeiro: Editora LTC, p , 2011.

14 Obrigada! 14


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