A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFª VIVIAN TROMBINI VANGUARDAS EUROPÉIAS. Idéia de movimento, própria de um ataque de cavalaria, construída pela sobreposição de imagens. Centro da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFª VIVIAN TROMBINI VANGUARDAS EUROPÉIAS. Idéia de movimento, própria de um ataque de cavalaria, construída pela sobreposição de imagens. Centro da."— Transcrição da apresentação:

1 PROFª VIVIAN TROMBINI VANGUARDAS EUROPÉIAS

2

3 Idéia de movimento, própria de um ataque de cavalaria, construída pela sobreposição de imagens. Centro da tela: vários cavaleiros entrincheirados, atacando, com lanças, soldados de uma trincheira no canto inferior esquerdo.

4 Manifesto do Futurismo 1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade. 2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia. 3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o extase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco. 4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia. 5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita. 6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais. Futurismo

5 7. Não há mais beleza, a não ser na luta. Nenhuma obra que não tenha um caráter agressivo pode ser uma obra-prima. A poesia deve ser concebida como um violento assalto contra as forças desconhecidas, para obrigá-las a prostar-se diante do homem. 8. Nós estamos no promontório extremo dos séculos!... Por que haveríamos de olhar para trás, se queremos arrombar as misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Nós já estamos vivendo no absoluto, pois já criamos a eterna velocidade onipresente. 9. Nós queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo - o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas idéias pelas quais se morre e o desprezo pela mulher. 10. Nós queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academia de toda natureza, e combater o moralismo, o feminismo e toda vileza oportunista e utilitária. 11. Nós cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevação; cantaremos as marés multicores e polifônicas das revoluções nas capitais modernas; cantaremos o vibrante fervor noturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas luas elétricas; as estações esganadas, devoradoras de serpentes que fumam; as oficinas penduradas às nuvens pelos fios contorcidos de suas fumaças; as pontes, semelhantes a ginastas gigantes que cavalgam os rios, faiscantes ao sol com um luzir de facas; os piróscafos aventurosos que farejam o horizonte, as locomotivas de largo peito, que pateiam sobre os trilhos, como enormes cavalos de aço enleados de carros; e o voo rasante dos aviões, cuja hélice freme ao vento, como uma bandeira, e parece aplaudir como uma multidão entusiasta.

6 Poste de iluminação – Giacomo Balla Liderado por Marinetti Antitradicional (higiene mental) Exaltação do moderno Destruir a sintaxe Destruicao da cultura anterior às Vanguardas

7 Mitologia ultrapassada Romper com as referências tradicionais Descrição de si mesmo e dos colegas como o próprio progresso “Homens vivos da terra” “não há mais beleza senão na luta”

8 Expressionismo

9 Derrocada do mundo burguês e capitalista Sensação de impotência Universo em crise Homem preso em um mundo sem alma Representação do mundo grotesca e deformada Transformar a realidade em expressão Universo interior do artista

10 Navio de emigrantes – Lasar Segall

11

12 Cubismo Modo revolucionário de retratar a realidade Rompimento com a harmonia, proporção, beleza e perspectiva Representar relações Diferentes pontos de vista Questionamento da realidade Violino e Jarro – Georges Braque

13

14 Rostos e corpos definidos por formas geométricas Talhadas a golpes de machado Acentuação de ângulos Impossibilidades físicas – rosto e costas Destruição do mito da beleza feminina Diversidade étnica

15

16 Dadaísmo Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.

17 “Dada...quer sempre e sempre movimento: Vê a paz somente no dinamismo. “Dada significa nada. Nós queremos mudar o mundo com nada”. Dada – cavalo- de- pau em francês. Desejo de liberdade Conteúdo anárquico Abolição da lógica, da memória Critica ao capitalismo Liberdade da criação Estilo antigramatical Ruptura com a realidade “o pensamento se faz na boca’ Objetos comuns tornam- se arte

18 Surrealismo “Não é um estilo, é um grito da mente que se volta para si mesma” – Artaud Freud Maior conhecimento do humano Valorização da fantasia, do sonho Interesse pela loucura e pelo inconsciente Fluxo de consciência

19

20

21 Sonho causado pelo voo de uma abelha em torno de uma romã um segundo antes de acordar. Pessoa na janela

22 Escrita automática " Mandem trazer algo com que escrever, depois de se haverem estabelecido em um lugar tão favorável quanto possível à concentração do espírito sobre si mesmo. Ponham-se no estado mais passivo ou receptivo que puderem. Escrevam depressa, sem assunto preconcebido, bastante depressa para não conterem e não serem tentados a reter. A primeira frase, virá sozinha"


Carregar ppt "PROFª VIVIAN TROMBINI VANGUARDAS EUROPÉIAS. Idéia de movimento, própria de um ataque de cavalaria, construída pela sobreposição de imagens. Centro da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google