A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Com 5% da população do planeta, os norte-americanos consomem 1/4 da energia produzida no mundo. Do ponto de vista econômico, político-militar e cultural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Com 5% da população do planeta, os norte-americanos consomem 1/4 da energia produzida no mundo. Do ponto de vista econômico, político-militar e cultural."— Transcrição da apresentação:

1 Com 5% da população do planeta, os norte-americanos consomem 1/4 da energia produzida no mundo. Do ponto de vista econômico, político-militar e cultural. Responsável por mais de 1/4 do PIB mundial. Nos EUA estão algumas sedes das principais instituições financeiras do globo, e as sedes de boa parte das mais poderosas empresas e grandes transnacionais, que atuam em vários setores da economia.

2 O poderio econômico norte-americano se revela também: no mercado editorial interno e na produção de livros publicados em outros países; nos filmes produzidos por Hollywood; nas firmas de consultoria que prestam seus serviços em dezenas de países; nos direitos pagos sobre o uso de tecnologia; nos diversos produtos que usam a imagem dos personagens Disney; nos milhares de turistas que anualmente se dirigem aos Estados Unidos. Isso sem contar as diversas empresas que atuam no ramo dos transportes aéreo e marítimo transcontinental ou terrestre em outros países.

3

4 As Maiores Economias do Mundo 2012

5

6

7 Servindo sempre como elemento de pressão sobre povos inimigos com uma capacidade militar inferior. Os investimentos militares dos EUA representam cerca da metade dos investimentos realizados em todo o mundo. Supremacia econômica Completa-se com o poderio militar. Aspecto fundamental para a defesa dos interesses das potências.

8 Para o desenvolvimento da tecnologia utilizada na produção de novos bens de consumo. Desenvolvimento da indústria de armamentos e aeroespacial. Contou com fortes investimentos do governo. Contribuindo O poderio militar dos Estados Unidos possibilitou, A derrubada de governos contrários às orientações norte-americanas.

9

10  Grande influencia na área militar que se ampliou onde as operações militares passaram a ser mais incisivas, principalmente no continente asiático.

11

12

13 A presença militar dos EUA no mundo aumentou uns 20% desde os atentados de 11 de Setembro. Cerca de 300 mil soldados presentes em mais de 140 países velam pelos interesses da única potência mundial. DOMÍNIO MILITAR

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33 - A participação dos EUA no PNB mundial declinou nos últimos 40 anos devido:  Forte concorrência do Japão, dos Tigres Asiáticos e da Alemanha que conseguiram ampliar, de forma significativa, suas participações no mercado internacional.  Com o aumento da concorrência externa houve um aumento das importações causando uma acumulação de saldos negativos em sua balança comercial (Déficit)  Déficit: importa mais do que exporta  Superávit: Exporta mais do que importa.

34 Ocupando cerca de 80% da mão-de-obra total que trabalha no setor secundário. Apresenta-se bastante diversificada. A maior concentração No nordeste. Subsolo rico em recursos minerais. Região denominada manufacturing belt. Responde por quase 50% da produção industrial do país. Uma das mais completas do mundo.

35 Estados Unidos – Atividade Industrial Fonte: World Atlas. Londres: Dorling Kindersley, p. 51 (adaptado). Mário Yoshida

36 Estados Unidos – Manufacturind Belt e Indústrias Mário Yoshida

37  A dinâmica da indústria no espaço norte-americano:  Nordeste, desde o período colonial, é a região mais industrializada, conhecida como manufacturing Belt (cinturão das manufaturas).

38

39  Maquiladoras são empresas norte americanas que instalam no México fronteira com EUA. As maquiladoras implicam um centro de produção de cada lado da fronteira; um no México, outro nos EUA. As mexicanas montam as peças soltas de proveniência americana, enquanto nos Estados Unidos a “cidade gêmea” assegura o acabamento.

40 Industria maquiladora As “Maquilas” (ou maquiladoras) são fábricas instaladas em países mais pobres.Forma que as industrias do primeiro mundo encontraram para obter o trabalho sem as obrigações trabalhistas e encargos sociais usando a mão de obra barata, por isto é a pior solução para o desemprego.

41 A indústria e a transformação do espaço agrário:  Os grandes avanços tecnológicos repercutiram diretamente na organização do espaço agrário do país. Isso porque máquinas e implementos agrícolas passaram a ser empregadas em grandes escala na maioria das propriedades rurais.

42 O cinturão do sol (sun belt em inglês) é a região dos Estados Unidos da América que compreende o sul e sudoeste deste país.Estados Unidos da América O Cinturão do Sol, destacado em vermelho A economia agrícola dos EUA é tradicionalmente dividida em cinturões (belts), como o cinturão do trigo (grain belt ou wheat belt), cinturão do algodão (cotton belt) e assim sucessivamentecinturão do trigocinturão do algodão

43

44 População urbana e rural - Estados Unidos a 2007 Fonte: 1970 a 2000 – L’état du monde, 1995 e / 2007 – UNFPA, State of world population A maioria da população vive nas cidades (81%). Em virtude do alto grau de mecanização das atividades agropecuárias Áreas rurais são pouco povoadas.

45 - Consequências do intenso processo de modernização agrícola:  Ganho significativo de produtividade  Surgimento da produção integrada (produção agrícola direcionada ao setor industrial).  Surgimento de empresas rurais (elevado nível tecnológico, altamente capitalizadas e especializadas na produção de um determinado gênero agropecuário).

46 O aproveitamento do espaço agrário nos Estados Unidos: Transformações no espaço agrário do país:  Grande produção agrícola norte-americana passou a ocupar quase metade do território norte-americano.  A especialização de regiões de produção gerou a formação dos conhecidos Belts (cinturões – zonas). Destaque para: cotton belt ( algodão), Corn belt ( milho), ranching belt( pecuária extensive) e dairy belt ( pecuária leiteira).

47

48 Urbanização e dinâmica das cidades norte- americanas: - O processo de urbanização norte-americano apresenta características muito peculiares:  25% da população residem em cidades de pequenos e médios portes.  58% da população residem em áreas metropolitanas  O Nordeste é aonde concentra-se a maioria das grandes cidades  Nas ultimas décadas, a expressiva corrente migratória (Sun Belt) vem sendo responsável pelo crescimento das cidades no Sul e no Oeste.

49 Boston

50 Central Park (Nova York )

51 Miami Disney World - Orlando (Flórida)

52 São Francisco (Califórnia)


Carregar ppt "Com 5% da população do planeta, os norte-americanos consomem 1/4 da energia produzida no mundo. Do ponto de vista econômico, político-militar e cultural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google