A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de diagnóstico e ultrassom

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de diagnóstico e ultrassom"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de diagnóstico e ultrassom
Prof. Vicente Pereira de Barros Vamos continuar estudando mecanismo e princípios da Física que podem ajudar à salvar a vida das pessoas. Em um segundo momento discutiremos um complexo tema que é a medida da “desordem” na Biologia. Até que ponto um processo que acontece na Biologia é uma catástrofe ou um avanço?

2 A radiologia diagnóstica com raios X baseia-se em sua transmissão através de partes do corpo, após absorção por diferentes tecidos. Cada tecido dificulda de maneira diferente a propagação de um feixe de raios X por exemplo. Onde I é a intensidade de raios X transmitida. I0 é a intensidade inicial. X espessura de camada transmitida. μ coeficiente de atenuação linear Para se produzir boas imagens radiográficas devemos estar atentos a densidade ópica DO da imagem, definida como.

3 Definição de ultrassom
Som é uma onda mecânica longitudinal. Quando o som possui uma frequência superior a 20 kHz ele é denominado de ultrassom. A transmissão do som através de diferentes tecidos tem diferentes tempos para serem detectados.

4 Vantagens e desvantagens da ultrassonografia
A ultrassonografia (ou ecografia) é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Os aparelhos de ultrassom em geral utilizam uma frequência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica. Vantagens e desvantagens da ultrassonografia A ultrassonografia não é ionizante como na radioterapia. Através do efeito doppler pode-se determinar o sentido da corrente sanguínea.

5 Entropia e Biologia Aparelho de Ultra-som Ecografia
Ultrassonografia 3D Entropia e Biologia Um conceito importantíssimo em termodinâmica é o conceito de entropia. Imaginemos um processo termodinâmico cíclico, podemos imaginar que exista uma medida que possamos diferenciar estes ciclos.

6 O calor e a temperatura Sabemos que a temperatura constante poderíamos imaginar o que ocorre com a quantidade de calor Necessitamos estabelecer um vínculo entre o calor e a entropia. Podemos pensar também que entropia é uma quantidade da informação e piorando ainda podemos colocá-la como uma seta do tempo.

7 A entropia em outras situações
A entropia pode ser entendida como uma função que determina a direção do tempo. A entropia também pode ser entendida como uma medida da desordem. A entropia pode ser entendida como a quantidade de informação que um sistema adquire. Leitura sugerida: “Auto-organização e complexidade: o problema do desenvolvimento do cíclio vigília-sono.


Carregar ppt "Técnicas de diagnóstico e ultrassom"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google