A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

2 Por que Memórias? Como podemos classificar esse romance? urbano? indianista? históricos? regionalista?

3 Algumas classificações...
Romance malandro Romance de costumes urbanos Romance picaresco – CUIDADO! Linguagem jornalística MALÍCIA QUE MILÍCIA

4 Leonardo Pataca vem ao Brasil
Chegaram ao Brasil e foram morar juntos Nasce Leonardinho Quando saltaram em terra começou a Maria a sentir certos enojos: foram os dois morar juntos: e dai a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do beliscão; sete meses depois teve a Maria um filho...gordo, vermelho, cabeludo, esperneador e chorão, o qual mamou duas horas seguidas sem largar o peito (...) E este nascimento e certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos e o heroi desta historia.

5

6 Leonardo começa a desconfiar de Maria
Depois do pontapé Leonardinho vai morar com o padrinho Madrinha queria que fosse castigado Pataca começou a ter um caso com a Cigana Então fez uma macumba e foi preso Aparece a “ordem” A comadre foi até a prisão e pediu a um tenente-coronel que a ajudasse (ele tinha um filho que seduziu Mariazinha).

7 — Pois é uma rapariga muito capaz
— Pois é uma rapariga muito capaz... e o diabo do tal cadete do seu filho andou por lá a entender com ela muito tempo: namoro para cá, namoro para lá, presentes daqui, promessas dacolá... e afinal de contas... brás!... E então que lhe parece? O capitão foi às nuvens. — Até lhe prometeu casamento, dizendo que o Sr. Capitão consentia... Ora eu bem sei que ela também teve a sua culpa... mas eu desculpo isso, porque também já fui rapariga... e sei que quando começa cá o diabo no corpo, adeus! Mas isto põe a gente tonta, porque... enfim a rapariga podia vir a fazer fortuna.

8 Seria uma forma de pagar o mal cometido pelo filho
Vidigal solta Leonardo Pataca, enquanto isso, continua apaixonado por Cigana, mas ela... O padrinho sonhava que o afilhado fosse padre, tentou a escola, mas não deu certo Foi então para a igreja, pois tinha um amigo coroinha A vizinha falava muito de Leonardinho e ele apronta

9 O mestre de cerimônias deveria proferir um sermão, por ocasião de uma festa
O padre chegou atrasado (culpa de Leonardinho) A Cigana fez aniversário... Ele contratou um capoeirista (Chico Juca) Acontece uma zona e quem chegaaa? Então Pataca volta para Cigana Leonardinho conheceu o seu grande amor através de D. Maria (ações judiciais) MULHER IDEALIZADA?????

10 Ele se apaixona, mas não sabe como falar
Luisinha (Maria é sua tutora – órfã) – ROÇA Aparece João Manuel (SAFADO) Para não perder o seu amor... A bulha dos passos cessou sem que ninguém chegasse à sala; os dois levaram algum tempo naquela mesma posição, até que o Leonardo, por um supremo esforço, rompeu o silêncio, e com voz trêmula e em tom o mais sem graça que se possa imaginar perguntou desenxabidamente: – A senhora… sabe… uma coisa? E riu-se com uma risada forçada, pálida e tola. Luisinha não respondeu. Ele repetiu no mesmo tom: – Então… a senhora… sabe ou… não sabe?

11 E tornou a rir-se do mesmo modo. Luisinha conservou-se muda
E tornou a rir-se do mesmo modo. Luisinha conservou-se muda. – A senhora bem sabe… é porque não quer dizer… Nada de resposta. – Se a senhora não ficasse zangada… eu dizia… Silêncio. – Está bom… eu digo sempre… mas a senhora fica ou não fica zangada? Luisinha fez um gesto de quem estava impacientada. – Pois então eu digo… a senhora não sabe… eu… eu lhe quero… muito bem.

12 Pataca se junta com a sobrinha da comadre (Chiquinha)
Morre o padrinho - Leonardinho “vadio- mestre”- herdeiro O barbeiro adquiriu fortuna (estranheza) Leonardinho sai da casa do pai (pai interesse) Comadre e compadre unem-se O menino foi morar com as viúvas e filhos Conhece uma UMA MULATA Luisinha casa-se com J.M (mestre de rezas)

13 JM consegue uma demanda para D. Maria
Leonardinho foi preso por vadiagem A comadre – emprego – ucharia Toma Largura Corteja a mulher dele e Vidinha enlouquece Toma Largura corre atrás de Vidinha Leonardinho novamente foi preso e ganhou um posto

14 Pataca faz uma comemoração
M.V manda prender Teotônio Leonardinho foi preso de novo J.M morreu de infarto (D. Maria) Maria Regalada: a salvação O pedido... Leonardinho vai no velório de J.M Eles não podiam casar Quem ajudou?

15 Passado o tempo indispensável do luto, o Leonardo, em uniforme de sargento de milícias, recebeu-se na Sé com Luisinha, assistindo à cerimônia a família em peso. Daqui em diante aparece o reverso da medalha. Seguiu-se a morte de D. Maria, a do Leonardo-Pataca, e uma enfiada de acontecimentos tristes que pouparemos aos leitores, fazendo aqui ponto-final.

16 AFINAL, POR QUE O LIVRO MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS É UM LIVRO ROMÂNTICO?

17 RIO DE JANEIRO

18 Retrato dos costumes da época


Carregar ppt "MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google