A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exemplos Resolvidos pág. 145

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exemplos Resolvidos pág. 145"— Transcrição da apresentação:

1 Exemplos Resolvidos pág. 145

2 Exemplo 2: Um quadrado opaco de madeira, de 1,0 m de lado, está horizontalmente pendurado a 1,2 m do teto de uma sala. Na mesma vertical do centro do quadrado está fixada, no teto, uma pequena lâmpada acesa. Sendo de 3,0 m a distância do teto ao piso, determine: O comprimento da sombra projetada; b) A área da sombra projetada.

3

4 O tamanho de cada uma das penumbras projetadas;
Exemplo 3: No teto de uma sala, cujo pé direito (medida do teto ao piso) é de 3,0 m, está fixada uma lâmpada linear de 20 cm (fonte extensa). Uma barra opaca de 1,0 m de comprimento está horizontalmente suspensa a 1,20 m do teto. Sabendo-se que os pontos médios da lâmpada e da barra definem uma mesma vertical,determine: O tamanho de cada uma das penumbras projetadas; O tamanho da sombra projetada. Supõe-se que a lâmpada e a barra estejam paralelas.

5

6 Atividade 1 (pág 151): A sombra de uma pessoa que tem 1,80 m de altura mede 60 cm. No mesmo momento, a seu lado, a sombra projetada de um poste está com 2,0 m. Se, mais tarde, a sombra do poste tiver diminuído para 50 cm, a sombra da pessoa passou a contar com: a) 30 cm d) 80 cm b) 45 cm e) 90 cm c) 50 cm

7

8 Atividade 2 (pág 151): Em um dia ensolarado, um homem com 2,0 m de altura está parado a uma distância de 20 m de um poste de tamanho 12 m. a) Qual é o tamanho da sombra do homem projetada no chão? b) Qual é o tamanho da sombra do poste projetada no chão? c) Se o homem aproximar-se do poste, o que acontece com os tamanhos das sombras projetadas no solo?

9

10 Atividade 3 (pág 152): A 1,2 m do centro de uma mesa circular, de 1,5 m de diâmetro, está fixada uma lâmpada puntiforme. Determine o diâmetro da sombra da mesa projetada no chão, sabendo que ela tem 1 m de altura.

11 Atividade 4 (pág. 152): Uma lâmpada linear, de 10 cm de comprimento, está fixada no teto de um quarto, cujo pé direito é de 2,8 m. Paralela à lâmpada e distante 80 cm do piso, foi colocada uma haste metálica de 1 m de comprimento, conforme a figura abaixo. Calcule: a) O comprimento da sombra projetada no piso; b)O comprimento de cada uma das penumbras projetadas no piso.

12

13 Atividade 5 pág. 152: Para que você consiga observar um eclipse solar é necessário que o Sol , a Terra e a Lua: a) estejam nos vértices de um triângulo durante a noite. b) estejam alinhados durante o dia, com o Sol entre a Terra e a Lua; c) estejam alinhados durante a noite, com a Lua entre o Sol e a Terra. d) estejam alinhados durante o dia, com a Terra entre o Sol e a Lua. e) estejam alinhados durante o dia, com a Lua entre o Terra e o Sol.

14 Resposta: O eclipse solar só ocorre se a Lua se situar entre o Sol e a Terra, estando o observador no ponto P, vértice do cone de sombra, conforme mostra a figura.

15 Atividade 6 pág. 152: (ENEM-MEC) A figura mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta.

16 As fotografias poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos:
III, V e II c) II, IV e III e) I, II e V II, III e IV d) I, II e III

17 Exercícios Resolvidos pág. 147
Exemplo 4: Um observador vê o tamanho de um poste sob um ângulo visual de 45º. Aproximando-se 5 m do poste, ele passa a vê-lo sob um ângulo de 60 º. Considerando o olho do observador e a base do poste no mesmo nível, calcule: A distância entre a sua primeira posição e o poste; b) A altura do poste.

18

19 Exemplo 5: Uma caixa de sapatos é usada para construir uma câmara escura de orifício. No lugar da tampa, é fixado um recorte de folha de papel vegetal e, na face oposta a ela (fundo da caixa), faz-se um orifício com um prego. A câmara é colocada em pé sobre uma mesa, em um quarto escuro e, a 40 cm da face com o orifício, põe-se uma vela acesa de 12 cm de altura. Sendo de 18 cm a profundidade da caixa, determine o tamanho da imagem formada na “ tela’’ de papel vegetal.

20

21 Atividade 7 pág. 152: Através da extremidade de um cilindro oco, de 8 cm de diâmetro e 10 cm de comprimento, João vê Maria, que está a 2 m dele, de corpo inteiro, graças ao ângulo visual que o cilindro permite. Que altura tem Maria?

22 Atividade 8 pág. 152: Um soldado batedor, rastejando em solo horizontal, viu em um determinado ponto a torre de transmissão inimiga, sob um ângulo visual de 45 º. Então ele se afastou, rastejando 40 m de costas, em linha reta com a torre. Nesta posição, deu uma segunda olhada para ela, agora sob um ângulo visual de 30 º. De volta à base, o soldado comunicou ao seu superior a altura da torre e a distância mínima que ele esteve dela. Quais são esses valores?

23

24 Atividade 9 pág. 152: Um objeto com 20 cm está situado a 50 cm de uma câmara escura de orifício. Sabendo-se que a imagem formada tem 4 cm, determine a profundidade da caixa:

25 Atividade 10 pág.152: José construiu uma câmara escura de orifício e viu, através dela, a imagem de uma árvore, que media 4 cm. Aproximando-se 10 m da árvore, viu que o tamanho da imagem aumentou para 6 cm. A que distância da árvore estava José, nessa última posição?

26


Carregar ppt "Exemplos Resolvidos pág. 145"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google