A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO FINANCEIRA. Marcus Lopes - Administrador de Empresas e MBA Finanças e Controladoria; - Certificado Profissional ANBIMA Série 10; - Sócio fundador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO FINANCEIRA. Marcus Lopes - Administrador de Empresas e MBA Finanças e Controladoria; - Certificado Profissional ANBIMA Série 10; - Sócio fundador."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO FINANCEIRA

2 Marcus Lopes - Administrador de Empresas e MBA Finanças e Controladoria; - Certificado Profissional ANBIMA Série 10; - Sócio fundador da MARKE7 INTELIGÊNCIA DE MERCADO; - Mais de 15 anos de atuação em Finanças Corporativas como Assistente, Analista, Planejador e Gerente; - Consultor Financeiro (Aviação Agrícola – Thrush AirCraft do Brasil); - Professor universitário para os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Gestão Empresarial. Tels.: (62)

3 = +

4

5

6

7 Empreendedor (Características) - Iniciativa - Autoconfiança - Disposição para assumir riscos - Decisão e Responsabilidade - Energia - Voltado para a equipe

8 Plano de Negócios É um documento indispensável a qualquer empresa, que descreve detalhadamente seus objetivos, planos e ações e deverá demonstrar os resultados projetados, reduzindo ou possibilitando melhor visualização dos riscos e incertezas, e desta forma, favorecendo às correções das rotas. Finalidades: Criação de nova empresa / Repensar a empresa em operações / Viabilidade econômico-financeira / Lançamento de bens ou serviços / Capitalizações financeiras / Ampliação da capacidade produtiva / Mudanças de ramo de atividade.

9 Empreendedor Empreendedor é o termo utilizado para qualificar ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora de se dedicar às atividades de organização, administração e execução, principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos (mercadorias ou serviços), gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. Ser empreendedor significa ser motivado pela auto realização, pelo desejo de assumir responsabilidade e ser independente. (Conceito da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado de Goiás)

10 Gestão Financeira (Getor – Controle) A Gestão Financeira tem como principal função assegurar, em níveis otimizados, a continuidade da capacidade que a companhia possui de realizar sua operações, gerando riquezas (resultados), sem desprezar a interdependência de todos os setores e departamentos, os quais dependem diretamente dos seus resultados. Tecnicamente as operações financeiras resumem-se nas áreas Contábil, de Finanças e Econômica. A gestão financeira basicamente visa: suprir a empresa de disponibilidades, otimizar a rotação de recursos, controlar a forma de uso dos recursos, dentre outras funções.

11 Gestão Financeira Contábil Guias Demonstrações Financeiras Análise e Indicadores Financeiros Tributário Finanças CaixaContas a PagarContas a ReceberTesourariaBancos

12 - Não tenho recursos em Caixa. Gestão Financeira - Minhas despesas estão maiores que minhas receitas. - Minha quantidade de clientes está menor do que eu IMAGINAVA. - Os retornos AINDA não alcançaram os níveis ideiais.

13 Gestão Financeira

14 Marketing RH / Pessoal Produção Estoque Logística Engenharia Comercial Desenvolvimento Gestão Financeira

15 Demonstrações Financeiras São um conjunto de demonstrações normalmente obrigatórias, desenvolvidas para atender a certos grupos de usuários: gestores, investidores, credores e governo. Balanço Patrimonial - BP Retrata a situação financeira da empresa em um determinado momento. Por isso, a denominamos como uma demonstração financeira Estática. Demonstração do Resultado do Exercício - DRE Reflete toda as operações da empresa, e ao final seu resultado. Por isso a denominamos como uma demonstração financeira dinâmica.

16

17

18 Finanças São um conjunto de metodologias que visam assegurar a solidez e solvência das empresas no curto e longo prazos. Caixa: Controle dos recursos diários livres e disponíveis. Contas a Pagar: Controle sistemático dos compromissos e obrigações. Contas a Receber: Controle dos direitos provenientes das vendas. Tesouraria: Controle das reservas e remessas aos Bancos. Bancos: Controle das conciliações provenientes de saques, depósitos, transferências, dentre outras operações.

19 ARMAZÉM MICROSOFT O que há de comum? Do que são compostas todas as empresas?

20 Planejamento e Orçamento Planejamento - Sonho é o primeiro passo que fundamenta o Planejamento do que se pretende realizar (Quem não sonha, já morreu!); - Planejar é definir um futuro desejado e os meios para alcançá-lo; - É um processo de tomada de decisão antecipada; - Trata-se de um processo orientado no sentido de se produzir uma ou várias situações futuras; - Envolve um conjunto de decisões interdependentes.

21 Planejamento e Orçamento Orçamento - É a expressão monetária de um plano operacional; - É a etapa final de um processo de planejamento; - É um compromisso de realização; - É um instrumento de acompanhamento e contínua avaliação de desempenho das atividades e dos departamentos; - Nem sempre o que se planeja, ocorrerá; normal! Por isso a construção do Orçamento. Pois, sinalizará os desvios de rotas, evitando que a empresa seja refém dos próprios embaraços.

22 Modelo de Orçamento

23 Planejar e Controlar? Coordenação de AtividadesGanho de Eficiência Decisões Antecipadas Força e Auto-análise Maior Transparência Avaliação do Progresso Definição de ResponsabilidadesComprometimento a Priori

24 Sustentabilidade Financeira - Seu conceito está associado ao próprio objetivo das organizações (?) ; - Empresas buscam a valorizam e retorno sobre o capital investido; - Para alcançar as metas (Planejamento) necessitam de resultados sustentáveis a longo prazo (LP); - Manter suas operações perenes e seus resultados satisfatórios aos investidores (VOCÊS); - Significa visão de continuidade da organização;

25 Sustentabilidade Financeira - Deve buscar o tripé – TBL – (ambiental, social e econômico-financeira); - Entendê-la, deve-se compreender os principais fatores de insucessos das empresas: - Sistema contábil insuficiente; - Insuficiência de capital; - Não Retenção de lucros; - Retirada excessiva de capitais da empresa.

26 Filmes para todo Gestor : Filmes Amor Sem Escalas - George Clooney Match Point (Ponto Final) – Matt Damon Lobo de Wall Street – Leonardo Di Caprio Documentário A Verdade da Crise


Carregar ppt "GESTÃO FINANCEIRA. Marcus Lopes - Administrador de Empresas e MBA Finanças e Controladoria; - Certificado Profissional ANBIMA Série 10; - Sócio fundador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google