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Sistema tutor inteligente em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de geometria Filomena M. G. S. C. Moita - UEPB Rodrigo Lins Rodrigues -

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Apresentação em tema: "Sistema tutor inteligente em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de geometria Filomena M. G. S. C. Moita - UEPB Rodrigo Lins Rodrigues -"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema tutor inteligente em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de geometria Filomena M. G. S. C. Moita - UEPB Rodrigo Lins Rodrigues - UEPB Allisson da Silva – UEPB Contato:

2 Pontos de partida... Computador e as tecnologias digitais têm provocado no processo educacional o questionamento dos processos metodológicos e Têm ampliado as possibilidades pedagógicas dos professores em sala de aula.

3 Pontos de partida … Para que o aprendiz empregue com sucesso as ferramentas tecnológicas Deve –se … Criar um ambiente de amprendizagem em que ele seja agente ativo. Ou seja … Apresentar situações de aprendizagem e permitir criação de novas situações.

4 Proposta... Desenvolver software intitulado de ”Geometria com Filoh* ”, baseado na área de Sistema Tutores Inteligente, onde o aluno poderá absorver informações por meio de multimídia e validá-las por meio de... diferentes apresentações e exercícios propostos pelo sistema. Público – alvo: alunos de 4º a 6º anos - ensino fundamental I Local - escola pública Cidade de Campina Grande/ PB * Filoh – denominação registrada para o tutor. Após conclusão disponível homepage TDAC – Grupo de pesquisa Tecnologia digital e aquisição do conhecimento cadastrado no CNPq e credenciado pela UEPB com coord. de Dra. Filomena Moita.

5 Geometria Fundamentação teórica... Geometria - Van Hiele O modelo de Van Hiele Guia para a aprendizagem e para a avaliação das habilidades dos alunos em geometria e apresenta cinco níveis de compreensão. Níveis informam sobre as características do processo de pensamento dos estudantes em geometria.

6 Geometria com Filoh é um ambiente de ensino que traz a realidade do aluno para dentro do virtual(software). O ambiente é uma sala de aula Sistema feito com o auxilio das liguagens JAVA (ambiente), AIML (base de conhecimanto do bot) e SQL (base de questões, entre outros) Geometria e o visual

7 Sistema Tutor Inteligente - STI´s Programa de software que dá suporte às atividades da aprendizagem (GAMBOA, 2001) É um termo amplo, abrangendo qualquer programa de computador que contem alguma inteligência e pode ser usado em aprendizagem (FREEMAN, 2000) STI’s são sistemas que podem tomar decisões a partir do levantamento e conhecimento do perfil do aluno, em que neste caso ele é baseado nos níveis de Van Hiele.

8 O projeto é a soma de... Um conjunto de questões Geométricas Uma base de conhecimento do Chaterbot O ambiente O chaterbot

9 Chatterbot... Programa que tem por finalidade simular uma conversação escrita, com o objetivo de, pelo menos temporariamente, simular um ser humano induzindo-o a pensar que está falando com outra pessoa (LAVEN, 2008); Utilizamos a linguagem aiml para a construção da base de conhecimento; O interpretador da linguagem foi o REBECCA

10 Chatterbot Filoh Interage com o usuário por meio de linguagem natural Responde a conversas do aluno de acordo com o que existe em sua base de conhecimento Sistema Oferece um conjunto de ferramentas para o auxilio ao aluno Área de desenho Caderno de questões Curiosidades dos instrumentos

11 Enfim a Filoh em ação..

12 Gaveta de ferramentas Seta para esquerda Abre a gaveta O item quando clicado aparece na mesa Os itens podem ser colocados na mesa e guardados novamente na gaveta

13 Caderno de desenho Clicar no caderno de desenho na mesa abre a área de desenho Cada item tem seu menu suspenso com suas respectivas ferramentas Borracha Dois tipos: quadrada e redonda Régua Objetos com retas Compasso Objetos com curvas Lápis de colorir Clicando nas cores Lápis Mão livre (rabiscos) Textos (abre janela para digitar o texto)

14 Alguns exemplos de desenhos

15 O usuário... tem a possibilidade de organizar seus utensílios; pode conversar; pode desenhar com ajuda de funções geométricas ; tem a possibilidade de ver curiosidades sobre as fermentas de uso na geometria...

16 Metodologia usada Sorteados alunos nas salas de dois em dois, sendo que estes eram do 4º ao 6º ano De dois em dois eram instruídos de como utilizar o software Cada aluno passava em torno de 10 min Foi apresentado o nosso bot Filoh e depois os alunos iniciavam uma conversação com o mesmo Faziam questões e usavam a área de desenho

17 Primeiros resultados dos 60 alunos pesquisados... 10% têm computador 90% não tem 30% já tinham usado as não note book 70% nunca tinham usado - em poucos minutos notamos plena facilidade em mexer com o mouse Surpresa – após o segundo encontro afirmaram: 20% interface difícil 80% interface fácil Sentimos que tinham muitas dificuldades em desenvolver as atividades; A) não sabem ler ou lêem com dificuldade as questões apesar de simples e não estão nem e apesar de estarem no 5 ou 6 ano n conseguem reconhecer as figuras nem identificar. Obs.: Tivemos que usar nosso note book porque os computadores instalados não foi possível instalar o nosso softerware

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19 Referências FAINGUELERNT, E. K. Educação Matemática: Representação e Construção em Geometria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, FOWLER, D.G., A Model for Designing Intelligent Tutoring Systems. Journal of Medical Systems, Vol. 15, N.1, FREEMAN, Reva. What is an Intelligent Tutoring System?. Published in Intelligenge, 11(3): 15-16, GAMBOA, Hugo., Ana Fred. Designing Intelligent Tutoring Systems: a Bayesian Approach. 3rd International Conference on Enterprise Information Systems, ICEIS'2001. GEYER,C. F; FERRARI, D. N, et al. SEMEAI - Sistema Multiagente de Ensino Aprendizagem na Internet. In: XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), Vitória, GIRAFFA,L. M., VICARI, R.. The Use of Agents Techniques on Intelligent Tutoring Systems. In: International Conference of the Chilean Computer Science Society (1999). KALEFF, A. M. Tomando o ensino da Geometria em nossas mãos. Educação Matemática em Revista, São Paulo, Ano 1, n. 2, p , LABORDE, C. “Visual Phenomena in the Teaching/Learning of Geometry in a Computer-Based Environment”. In: MAMMANA, C. (ed.), LAVEN, S.J. “The Simon Laven Page” Acesso em Abril LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista, SBEM, São Paulo. nº 4, pp. 3-13, NASSER, L. Níveis de van Hiele: Uma explicação definitiva para as dificuldades em geometria? Boletim GEPEM nº 29, pag , PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais, Disponível em: Acessado em 26 de Maio de 2008 as 23:40 PURIFICAÇÃO, I. Cabri-Géomètre e teoria van Hiele: possibilidades na construção do conceito de quadriláteros. Curitiba, Dissertação ( Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná- UFPR. RICH, E; KNIGHT, K. Inteligência Artificial. São Paulo: Makron Books, 1993, p.722. RIECKEN, D.; MINSKY, M. A Conversation with Marvin Minsky About Agents. In: COMMUNICATIONS OF THE ACM 1994, Vol. 37, nr. 7, pp VALENTE, J. A O Computador na Sociedade do Conhecimento, Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999, 156p.


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